Famecos realiza aula inaugural sobre testemunho, lugar de fala e cisma

29/08/2023 - 23h21

Igor Sacramento comandou aula por cerca de uma hora e meia/Foto: Isabela Canal

A segunda de três aulas ocorreu na tarde desta terça-feira

Nesta terça-feira, dia 29 de agosto, das 15h às 16h30min, foi ministrada a aula A autoridade da experiência: testemunho, lugar de fala e a subjetividade cismada, pelo pesquisador Igor Sacramento, mediada pelo professor Juremir Machado da Silva. O evento ocorreu na sala 318 da Famecos. O pesquisador começou contextualizando o tema, quando foi explicada a forma como a experiência pessoal impacta na dimensão social contemporânea de políticas de identidade e da experiência como evidência, além da importância da evidência como retórica do negacionismo. Sacramento também ressaltou que estamos diante da emergência de um novo regime de verdade.

Em seguida, o pesquisador explicou o conceito de testemunho: “o seu próprio corpo é testemunho de algo”. Ele ressaltou a importância do testemunho midiático. “A televisão sempre coloca uma testemunha quando acontece um evento catastrófico, como o atentado às Torres Gêmeas ou o incêndio da Boate Kiss”. Ele cita que ocorreu um processo de politização do testemunho durante as ditaduras militares na América Latina e ressaltou a relevância do debate relativo ao direito à memória.

Card de Inscrição para Curso de Especialização em Comunicação Política

Posteriormente, Igor citou o aumento do debate sobre o lugar de fala e a compreensão deste conceito e a sua relação com o testemunho, além de explicar o conceito de cisma. Segundo ele, a cisma faz parte dos debates públicos assim como a desconfiança, mas, ao contrário dela, é um efeito coletivo. O pesquisador também citou que a cisma se confunde, muitas vezes, com os debates morais, citando o caso do “Kit gay” como exemplo. Sacramento fechou a aula apresentando um vídeo para ilustrar a cisma, no qual uma mulher alega que um amigo faleceu devido à vacina da Covid-19 e que ela também está com sequelas da vacina, além de questionar se há alguém com os mesmos “problemas” que ela. Em seguida, mostrou outro vídeo, em que uma idosa cita que recebeu um vídeo em grupos de mensagens, em que um homem alega que uma moeda gruda em seu braço sobre o local onde foi aplicada a vacina da Covid.

Sacramento é graduado em Comunicação Social e doutor (2012) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict) e integra a equipe do Observatório Saúde na Mídia. A programação da Escola conta com mais uma aula, às 19h30. O tema deste encontro será Indústria Criativa: perspectivas e tendências, e será ministrado pelo professor Raul Krebs, com participação de Daniela Lompa Nunes, Manuela Fetter Nicoletti e Israel Mendes.