Explorando as oportunidades na comunicação: destaques do Open Campus da PUCRS

29/09/2023 - 21h51

Estudantes do Ensino Médio participaram de atividades abertas e aprenderam com especialistas nas áreas de comunicação durante o Open Campus

Estudantes participando da oficina de grafite | Foto: Luiza Caravaca

O Open Campus da PUCRS, que ocorreu nessa quinta-feira (28), contou com a participação de mais de cinco mil estudantes do Ensino Médio em uma programação com oficinas, circuitos, tours, bate-papos, possibilidades acadêmicas e de carreiras, além de atrações culturais.

Nas instalações da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos, foram realizadas oito atividades ao longo do dia. O objetivo das atividades foi oferecer aos participantes uma imersão universitária completa, apresentando os aspectos técnicos e práticos de cada esfera da comunicação, além de mostrar o ambiente e os bastidores do dia a dia de trabalho de jornalistas, publicitários, designers, profissionais de cinema e relações-públicas.

A oficina Gestão de Crise: Transformando Desafios em Oportunidades, ministrada pela professora e decana da Famecos, Rosangela Florczak, trouxe perspectivas sobre como lidar com situações de crise no campo da comunicação. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar estudos de caso reais contemporâneos e discutir estratégias para transformar desafios em oportunidades de crescimento e aprendizado. A professora também compartilhou sua experiência no setor de comunicação, enfatizando a importância da comunicação eficaz e da tomada de decisões ágeis e eficazes durante momentos de crise.

No estúdio B, o circuito Jornalismo em Pauta: o Podcast que Desvenda o Mundo dos Jovens, conduzido pelo professor Tércio Saccol no turno da manhã e pelo professor Deivison Campos à tarde, os participantes aprenderam sobre as etapas da produção jornalística em rádio, desde o ambiente de estúdio até a locução ao vivo. A oficina foi dividida em duas partes. Na primeira, os professores contaram momentos de suas trajetórias no jornalismo para inspirar. Também falaram sobre o momento que o jornalismo atravessa e a possibilidade de atuação em diversas frentes da área. Depois, os participantes colocaram em prática a produção de um mini jornal, seguindo um breve roteiro.

Foto: Isabela Canal

A oficina de design Street Art: Explorando o Universo do Grafite, ministrada pelo professor Stefan Von der Heyde, proporcionou aos participantes uma experiência no mundo do design e da arte urbana. Durante a oficina, os participantes puderam aprender sobre a influência cultural do grafite na sociedade. Eles também experimentaram, na prática, as técnicas de grafite, desde a criação de letras estilizadas até a aplicação de cores e formas em um mural improvisado no pátio da universidade, em frente ao prédio 7.

No estúdio de fotografia, a oficina Blow Up: Iluminação de retrato em estúdio, na qual os participantes aprenderam sobre os fundamentos da fotografia, como composição, luz e enquadramento. Os participantes praticaram técnicas de fotografia em estúdio com o professor Eduardo Seidl, juntamente com o apoio dos alunos do laboratório de fotografia integrado da Famecos.

 

Foto: Gabriel Wunderlich

Quanto ao audiovisual, as atividades abertas Festivais do Audiovisual em Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda apresentaram vídeos sobre os aspectos relevantes de cada uma dessas áreas da comunicação. Ainda no audiovisual, a professora Luciana Lima pôs em prática o circuito Vídeos em Chroma Key: Infinitas Possibilidades de Criação, que apresentou aos participantes os fundamentos da técnica de chroma key, também conhecida como fundo verde. Os participantes aprenderam sobre como escolher o fundo adequado, como configurar a câmera e como editar vídeos para inserir imagens ou cenários virtuais.

Eduarda Bering, estudante de 17 anos, participou da oficina de Chroma Key e aprendeu as nuances das técnicas no fundo verde. Ela experimentou diferentes cenários por meio do chroma key e aprendeu a utilizar softwares de edição para a manipular o efeito. Ao final da oficina, Eduarda sentiu-se confiante para aplicar seus conhecimentos em projetos futuros, mesmo que ainda esteja indecisa com a escolha de seu curso no futuro. “Estou gostando muito das atividades da Famecos. Visitei algumas oficinas do curso de Farmácia somente por curiosidade, mas eu estou mesmo pretendendo cursar Direito ou Publicidade e Propaganda”, disse Eduarda.

Já para ambientar os participantes no estúdio de televisão, o professor Andrei Rosseto foi o responsável pela oficina News Up: Conectando Você ao Mundo, que permitiu aos participantes experienciar por cinco minutos as etapas da gravação atrás da bancada em frente às câmeras e microfones.

Foto: Luíza Caravaca

No turno da tarde, houve um bate-papo com os apresentadores do Grupo RBS Luciano Périco e Alice Bastos Neves, e o gerente executivo sênior de esportes da empresa, Tiago Cirqueira. O tema da conversa foi a Copa da Carreira, uma analogia entre uma carreira jornalística e as etapas da Copa do Mundo. O bate-papo tratou de assuntos como os desafios da construção de carreira e a versatilidade de atuação na área jornalística. Os apresentadores compartilharam etapas que precederam suas carreiras no jornalismo e as motivações que os levaram a seguir essa profissão. A conversa também abordou o mercado de trabalho e a construção de carreira no meio jornalístico. Por fim, os palestrantes compartilharam seus sonhos realizados até aqui e discutiram as dificuldades e os padrões impostos pelo mercado jornalístico no início de suas trajetórias e como fizeram para superá-los.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas