Famecos promove debate sobre comunicação política

20/02/2024 - 15h47

Jornalistas compartilham insights e promovem debates sobre a ligação entre
comunicação e política.

A Escola de Comunicação, Artes e Design/Famecos realizou, recentemente, uma live para discutir os conceitos, mitos e verdades da comunicação política. O evento, realizado de forma online, contou com a participação dos painelistas Ângelo Müller e Manuel Petrik. Os profissionais são jornalistas, possuindo mestrado e doutorado em comunicação. Suas  trajetórias profissionais incluem experiências na área da política, inclusive atuando em campanhas eleitorais.

Manuel Petrik destacou a importância de compreender o conceito de comunicação política, ressaltando que o campo abrange uma variedade de aspectos e subáreas que se tornam cada vez mais específicas com o avanço da tecnologia. Ele abordou a complexidade do tema, enfatizando a necessidade de uma abordagem abrangente para capturar as transformações contínuas e as influências da evolução tecnológica.

Além disso, ressaltou que se torna cada vez mais difícil separar a política da comunicação, pois estão interligadas e uma inserida na outra: “A política acontece por meio da comunicação permanentemente, seja pelos meios tradicionais, redes sociais ou por novas ferramentas que estão se difundindo de novas formas”.

BAIXE O INFOGRÁFICO: DADOS NA COMUNICAÇÃO POLÍTICA

Embora a política esteja intrinsecamente ligada à comunicação, é necessário reconhecer as distinções cruciais que permeiam o seu cenário de atuação. Angelo Miller introduz a terminologia “vertentes da comunicação” para categorizar as diversas facetas presentes nesse domínio.

O jornalista enfatiza que uma das formas de comunicação política se evidencia quando é direcionada às assessorias políticas, como as de um candidato ou agente público, por exemplo. Contudo, ele ressalta que essa dinâmica adquire uma finalidade distinta ao ser aplicada a uma empresa que se dedica à cobertura da esfera política, adotando uma abordagem voltada para o marketing.

Conforme os painelistas apontaram, a comunicação continua a desempenhar um papel fundamental na política. Entretanto, eles ressaltam que novas tecnologias surgem, ressaltando a necessidade de estarmos conscientes das mudanças no meio da comunicação. Embora a era da tipografia tenha passado, novas tendências estão surgindo e um dos exemplos que podemos destacar é a ascensão da Inteligência Artificial.

Em 2024, ano eleitoral, a inteligência artificial se torna ainda mais recomendada, como reitera Miller: “quem souber utilizá-la, terá uma grande vantagem na produção de conteúdo, tanto em volume quanto em qualidade.”

Interessados em assistir a live completa podem acessar o canal da Famecos no Youtube, por meio deste link.

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