Estudo analisa como os torcedores da dupla Gre-Nal consomem o futebol

Após as modernizações dos estádios a partir da Copa do Mundo de 2014, a pesquisa focou nos comportamentos de jovens e residentes da capital gaúcha

07/02/2020 - 14h14
dupla gre-nal, consumo, pesquisa, gremio, internacional, famecos

Fotos: Alexandre Lops e Anderson Kblo

A maneira dos jovens, residentes em Porto Alegre e torcedores da dupla Gre-Nal, consumirem o futebol mudou, consideravelmente, após a modernização dos estádios devido à Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Os valores atuais dos ingressos são determinantes para o afastamento de uma parte das torcidas dos clubes como Grêmio e Internacional. É o que indica o levantamento desenvolvido pelo Projeto de Pesquisa de Mercado em Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. O estudo foi realizado com pessoas na faixa etária de 18 a 30 anos.

“Essa pesquisa buscou compreender os motivos que levaram os jovens a reduzirem a sua procura por futebol, entender as suas percepções quanto às mudanças na maneira de torcer e projetar as suas perspectivas para o futuro no meio”, comenta o professor da Universidade e orientador da pesquisa, Ilton Teitelbaum. Segundo o professor, os resultados coletados poderão ser utilizados como alternativas para os clubes se adaptarem ao novo modelo, resgatar o interesse do seu torcedor e cativar os novos públicos potenciais.

Principais resultados com os jovens torcedores da dupla Gre-nal

.

Visões e desejos para o futuro

dupla gre-nal, consumo, pesquisa, gremio, internacional, famecos

Fotos: Alexandre Lops e Anderson Kblo

A maioria dos jovens que participaram da pesquisa acredita que haverá uma grande mudança na forma de consumir futebol nos próximos cinco anos. Alguns temas foram apontados, como também desejados:

  • Crescimento do uso de aplicativos e serviços de transmissões online.
  • A permissão da venda de bebidas alcoólicas no estádio de forma limitada, apenas em uma das metades dos jogos, agradando assim quem não gosta do excesso de bebida dentro do estádio e também quem gosta de consumir o produto.
  • Um maior controle por parte dos seguranças presentes nos estádios (com maior nível de treinamento); uso de câmeras de monitoramento, com maior divulgação das imagens e aumento na punição a quem pratica as agressões.
  • Os clubes devem ampliar a sua comunicação na internet para estarem, cada vez mais, em contato com os seus torcedores. Também deve ocorrer o crescimento da produção de conteúdo próprio e transmitir jogos em mídias sociais dos times de futebol, utilizando, ainda mais, os ídolos e jogadores mais famosos do elenco. Outro aspecto com crescente mercado é o uso da realidade virtual.
Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas