Estudantes conquistam 2° lugar no Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental

Alunos premiados representaram a Universidade

09/11/2018 - 13h52
Prêmio Lutz

Foto: Glauco Arnt

Alunos da Escola de Comunicação, Artes e Design-Famecos, conquistaram o segundo lugar no Prêmio Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. O tema central da 5° edição foi Informar é Transformar, no qual estudantes da área da comunicação, puderam expor seus trabalhos e iniciativas de sustentabilidade ligadas ao meio ambiente. Ficaram em 2° lugar na categoria Prêmio Brasken de Jornalismo Universitário, os alunos, Laura Paré, Nícolas Chidem, Bianca Gross, Isabela Pizzi, Felipe Lopes e Levi Pires, do curso de Jornalismo da Famecos.  O evento ocorreu na Casa de Cultura Mário Quintana na noite do dia 6 de novembro.

O foco do projeto vencedor A Úlltima Gota, foi trabalhar com os moradores do Morro da Polícia, localizado no bairro Glória da capital, que ainda não usufruem de saneamento básico. A iniciativa faz parte de um grande projeto que envolve todas as cadeiras do 5° semestre do curso de jornalismo.

O estudante, Levi Pires, salienta a importância do prêmio para a carreira profissional e o quanto a equipe foi engajada ao divulgar os problemas dos moradores. “ Foi muito gratificante, pois conseguimos auxiliar de alguma forma aqueles que não tem recursos básicos em suas casas. É uma premiação que vai ajudar na minha carreira, para prosseguir ajudando outras pessoas”, enfatiza.

Para Bianca Gross, o reconhecimento se dá pelo trabalho em equipe e pela motivação em reivindicar mudanças. “ O jornalismo precisa cada vez mais dar voz à comunidade. Ser reconhecido pelo prêmio significa, acima de tudo, que estamos no caminho certo”, afirma.

Segundo o professor Silvio Barbizan, que orientou a produção tele jornalística do projeto, a iniciativa é muito atrativa, pois reúne diversos profissionais, de todas as mídias e veículos tanto do interior, como da capital, além de estudantes empenhados. “ No evento os estudantes estavam extremamente felizes, visivelmente emocionados, teve música, foi leve e muito interativo”, ressalta.

O precursor do prêmio, José Lutzenberger, foi um dos pioreiros do movimento ecológico brasileiro. O destaque da produção de conteúdo com iniciativas ligadas ao meio ambiente são características do projeto que gratifica ao total seis categorias: fotojornalismo, jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário.

Conheça mais o projeto premiado no link: A Última Gota