Ataque de ransomware e gestão de crise são temas de palestra

Jonatas Abbott, diretor executivo da Dinamize, falou sobre Ascenção, Queda e Recuperação de uma startup

11/07/2022 - 10h05

Palestra Ascensão, queda e recuperação de uma starup com Jonatas Abbott (Dinamize)
Foto: Marinah Nogueira/Famecos/PUCRS

Na noite de 22 de junho, a Escola de Comunicação Artes e Design – Famecos recebeu em seu auditório o diretor executivo da Dinamize Jonatas Abbott, para falar sobre o crescimento de uma empresa em um ambiente digital e os perigos que podem surgir ao longo do caminho.

Jonatas Abbott é empresário e fotógrafo, e atua no mercado brasileiro de internet e comunicação digital desde 1996. Presidiu a Abradi, Associação Brasileira dos Agentes Digitais, e idealizou eventos como a Terceira Terça, Papo de Primeira e Digital Speed Dating. É sócio e diretor executivo da Dinamize, além de diretor de conexão digital da ARP, Associação Riograndense de Propaganda.

Com um ritmo dinâmico e bem-humorado, Jonatas começou a palestra contando a história da Dinamize, desde a fundação em 2000, passando por suas reformulações e conquistas ao longo dos anos, até o ataque do malware DROVORUB, e como a empresa lidou e se recuperou da crise.

“No dia 17 de setembro de 2020, A Dinamize passou pelo momento mais complicado da história da empresa, foi como se eu tivesse entrado em um mundo invertido”, foi assim que Jonatas começou a contar a história de quando um ataque de ransomware deixou a empresa completamente no escuro por quatro dias, fazendo com que a Dinamize tivesse que migrar 22 mil clientes com cerca de 100 mil interações diárias, de um sistema de hospedagem para outro.

Foto: Marinah Nogueira/Famecos/PUCRS

O empresário também falou sobre os momentos de tensão, as ações realizadas para manter a moral dos funcionários e, como, ao mesmo tempo, buscou a recuperação e contenção dos danos após o ataque.

A situação ocorreu no meio da pandemia de Covid-19, que já havia fechado as portas de alguns clientes da empresa, e a Dinamize foi uma das primeiras empresas do Brasil a sofrer esse ataque. O desligamento de todas as estruturas de dados foi o primeiro movimento para lidar com a crise, que afetou todos os clientes por sete dias, chegando a causar 500 mil reais de prejuízo.

Ataques de ransomware tem como principal objetivo bloquear os dados das empresas através de um software malicioso, e assim exigir dinheiro para a liberação das informações, uma forma de sequestro de dados. Atualmente, segundo uma pesquisa realizada pela Accenture, o Brasil ocupa o quarto lugar na lista dos países que mais sofrem ataques deste tipo de malware no mundo.

A crise chegou ao fim devido às estratégias empregadas pela Dinamize, que lidou com a situação de forma transparente e promoveu uma migração de dados, resultando em uma recuperação total das atividades.

A Dinamize é uma empresa gaúcha, que atua no segmento de soluções de automação em marketing e gestão de relacionamento com o público, atendendo diversos clientes ao redor do mundo e com filiais nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Portugal. Com ações imersivas, criatividade e dinâmicas, a empresa acabou se consolidando ao longo dos anos no mercado tecnológico, ganhando diversos prêmios, inclusive de melhor empresa de e-mail marketing do Brasil.

O evento foi uma realização da Escola de Comunicação Artes de Design – Famecos, com apoio da Escola Politécnica, Escola de Negócios, Tecnopuc, Dinamize, ARP, Abradi-RS, ADVB-RS e a Conectar.Hub Sindilojas Porto Alegre.