Criatividade no ambiente das organizações é tema de dissertação

23/06/2023 - 15h40

Laura Villodre Machado estudou, durante o mestrado, como a criatividade é concebida

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da PUCRS, Laura Villodre Machado, desenvolveu em sua dissertação um amplo e possível olhar sobre a criatividade. Segundo a estudante, o estudo a respeito é visto como um recurso valioso para as organizações. A pesquisa, sob título de Em busca da sopa primordial: uma análise dos elementos que impactam o fenômeno da criatividade no ambiente vivo das organizações, foi voltado à criatividade e seu impacto nas organizações.

Segundo a aluna, empresas, instituições ou pequenos negócios apostam na agilidade, flexibilidade e inovação, provocadas por um cenário dinâmico e incerto do mercado. Laura conta que essa visão é potencializada pela globalização e por aceleradas transformações tecnológicas, sociais, científicas, culturais, políticas e econômicas.

“Eu busquei compreender de forma ampliada o conceito e as dimensões da criatividade. Percebi que era como um fenômeno que é constantemente impactado pelos aspectos ao seu redor”, aponta Laura.

A combinação dos componentes sociais, ambientais e culturais das organizações que podem estimular ou suprimir a criatividade dos indivíduos no cotidiano. A aluna conta que foi em busca dos aspectos dos ambientes e características das culturas do Google, da Pixar e da Netflix – organizações que baseiam sua atuação e produção a partir da criatividade de seus agentes internos.

A criatividade é analisada como um sistema vivo tecido por meio de relações, em que se forma um conjunto de condições que está diretamente ligado às representações imaginárias sociais que constituem uma cultura.

Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. Saiba mais sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.

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