Tese aborda imagens de bebês no Instagram

23/06/2023 - 15h44

A aluna Patricia Dias estudou como a comunicação percebe as crianças pequenas

As imagens de bebês no aplicativo do Instagram foi tema de defesa da tese de doutorado da aluna, Patricia Dias, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS.

Intitulada como Imagens simbólicas de bebês no Instagram, orientada pelo professor e coordenador do PPGCOM, Juremir Machado, Patricia aponta que escolheu o tema pela forma como a sociedade discute a respeito de imagens de crianças pequenas.

“Acredito que minha tese pode ser uma porta para que a comunicação perceba que os bebês podem e devem ser estudados. Na sociedade, temos uma discussão muito forte sobre os limites da divulgação de imagens de crianças nas redes sociais tendo em vista os males que podem ser ocasionados por estupradores, assediadores, pedófilos, entre outros”, pontua.

A aluna ainda comenta que a comunicação, de forma geral, ignora esses dados e foca em estudos nas redes sociais, como publicidade, influenciadores digitais e imagem de marca. Patrícia também diz perceber que a área da comunicação não se volta para o que está acontecendo fora do ambiente acadêmico.

“Na academia, muito se fala em divulgação de pesquisas porque a sociedade não sabe o que acontece na universidade, mas acredito que a universidade também não sabe ou não quer saber o que se passa na sociedade”, conclui.

Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. Saiba mais sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.