Inquietações filosóficas

Gabriel Perissé fala sobre palestra de William James sobre valorização racional da existência

05/11/2018 - 17h35
Gabriel Perissé

Foto: Divulgação

O professor Gabriel Perissé, da Escola de Humanidades, fala sobre a tradução que fez da palestra proferida por William James em 1895, intitulada Vale a pena viver. Na época, James falou para estudantes e professores da Universidade de Harvard. O evento ocorre no dia 14 de novembro, às 11h, na sala 211 do prédio 9, e tem entrada gratuita. Para estudantes, vale como horas complementares.

Inscrições gratuitas pelo link bit.ly/GabrielPerisse

O texto de James tem o intuito de conduzir o público à valorização racional da existência, diante do número crescente de suicídios por parte dos norte-americanos e europeus percebido na época. Já naquele tempo, sobretudo entre as classes mais intelectualizadas, os apelos religiosos a favor da vida pareciam ingênuos ou insuficientes. Por isso, os argumentos de James, que era psicólogo e profundo estudioso das religiões, têm um outro ponto de partida. Para ele, a vida é uma rica fonte de possibilidades e descobertas. A curiosidade científica e as dificuldades podem, segundo o livro, ser motivações que estimulam a busca de um sentido para a vida.