O inverno do nosso descontentamento: Nosso Ricardo III | 29º Porto Alegre em Cena

24/02/2023 - 14h51

O inverno do nosso descontentamento: nosso Ricardo III / foto: Vilmar Carvalho

No dia 23 de março, quinta-feira, às 20h, ocorre o espetáculo teatral O inverno do nosso descontentamento: Nosso Ricardo III, da Cia. Teatro ao Quadrado (com audiodescrição e libras). Compondo a programação da 29ª edição do Porto Alegre em Cena, a apresentação ocorre no Teatro da PUCRS (Prédio 40), seguida de um bate-papo com a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. Os ingressos já podem ser adquiridos no site da Guichê Web ou na PUCRS Store (de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 20h30 – térreo do Living 360º, prédio 15, Campus da PUCRS).    

A tragédia do rei Ricardo III (1592), obra-prima do dramaturgo inglês William Shakespeare, é o ponto de partida do espetáculo, que apresenta a ascensão ao poder do tirano Ricardo de Gloucester ao chegar ao trono da Inglaterra por meio de violências e traições. A montagem que celebra os 20 anos da Cia Teatro ao Quadrado desconstrói o texto shakespeariano, incorporando em sua narrativa referências a vários outros tiranos que, ao longo da história, fizeram mau uso do poder e provocaram morte e destruição. O espetáculo investe na teatralidade e na ousadia cênica no tratamento dado ao clássico, trazendo uma superposição de referências teatrais e de acontecimentos reais da História. 

Ficha Técnica: 

Encenação: Luciano Alabarse / Atuação: Marcelo Ádams e Margarida Peixoto / Dramaturgia: Luciano Alabarse, Marcelo Ádams e Margarida Peixoto, a partir de ‘A tragédia do rei Ricardo III’, de William Shakespeare / Figurinos: Antonio Rabàdan / Cenografia: Luciano Alabarse / Iluminação: Maurício Moura e João Fraga / Trilha sonora pesquisada: Marcelo Ádams e Luciano Alabarse / Operação de sonoplastia: Luiz Manoel / Produção: Cia Teatro ao Quadrado / Produção executiva: Jaques Machado e Lincoln Camargo / Identidade visual: Dídi Jucá / Costureira: Maria José Leoni / Realização: Cia Teatro ao Quadrado 20 Anos / Duração: 95 minutos  / Classificação indicativa: 14 anos 

Serviço 

  • O quê? O inverno do nosso descontentamento: Nosso Ricardo III 
  • Data: 23 de março, quinta-feira (com audiodescrição e libras) 
  • Horário: 20h 
  • Local: Teatro da PUCRS, Prédio 40 – Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681) 
  • Ingressos: neste link no site da Guichê Web ou na PUCRS Store (de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 20h30 – térreo do Living 360º, prédio 15, Campus da PUCRS) 
Compartilhe