Aula aberta sobre pesquisa científica: desafios para o educador e para a Universidade

Evento online gratuito acontece no dia 24 de maio, às 19h30min, com Pedro Demo e Renan da Silva

18/05/2021 - 08h47

Foto: divulgação

No dia 24 de maio, às 19h30min, o curso de graduação  em parceria com o programa de Pós-Graduação em Serviço Social promove uma aula aberta com a temática Pesquisa científica: desafios para o educador e para a Universidade. Para participar é necessário realizar sua  inscrição gratuitamente, o evento é aberto à comunidade em geral.

Os dados de acesso ao webinar que acontecerá pela plataforma Zoom serão divulgados aos inscritos. O evento fornecerá certificado de participação a todos que confirmarem presença durante a aula. Também haverá interprete de Libras.

O evento começará com uma abertura realizada pelo decano da Escola de Humanidades, professor Draiton Gonzaga, e pela Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff. Em seguida, os professores responsáveis por ministrar a aula realizarão suas palestras: Pedro Demo, da Universidade de Brasília e Renan Antônio da Silva, da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Amazonas. A professora Jane Cruz Prates realizará a mediação.

Sobre os palestrantes

Renan Antônio da Silva é docente nos Programas de Pós – Graduação na UECE e UFAM (orientador de Mestrado e Doutorado). Pós – Doutor por diversos Programas de Pós – Graduação. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE – Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco – José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in Higher Education, University of Victoria (Canadá) e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane – Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMYOF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Publicou mais de 100 artigos e 12 livros.

Pedro Demo possui graduação em Filosofia – Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia – Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 100 livros.

Serviço

• O quê? Aula aberta Pesquisa Científica: desafios para o educador e para a Universidade.
  • Quando? 24 de maio
  • Horário? 19h30min
  • Onde? Pela plataforma Zoom, os dados de acesso serão divulgados aos inscritos. Realizar inscrição.
  • Para quem? Interessados no assunto em geral