Ato Criativo | Diálogos entre o verbal e o visual na Literatura para as Infâncias

Evento tem como convidados André Neves e Ninfa Parreiras, com mediação de Renata Toigo, e acontece no dia 6/5, às 18h.

29/04/2021 - 08h05
Ato Criativo

Neste episódio da série Ato Criativo os convidados abordarão literatura infantil.
Foto: Divulgação

No dia 06 de maio, quinta-feira, às 18h, a série Ato Criativo promove mais um episódio, desta vez sobre “Diálogos entre verbal e visual na Literatura para as infâncias” com a participação dos escritores André Neves e Ninfa Parreiras. O evento conta com a mediação de Renata Toigo. A conversa é transmitida através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.

A série Ato Criativo tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nesse episódio a conversa será voltada para a literatura infantil.

Sobre os escritores

André Neves nasceu em Recife – PE, mas atualmente vive em Florianópolis – SC. É escritor e ilustrador dedicado à produção de livros para infância e formação de leitores. Reconhecido nacionalmente e internacionalmente o autor ministra cursos e workshops sobre leitura e imagem. Já recebeu algumas premiações por suas obras como o Troféu Monteiro Lobato, Prêmios Jabuti, Prêmios Açorianos e selos de “Altamente recomendável” da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). É professor docente da Scuola Internazionale d’Illustrazione Štěpán Zavřel, Italia, desde 2012. Tem 18 livros autorais e mais de 90 ilustrados. Em 2020 o autor completou 25 anos de carreira e lançou pela editora Pulo do Gato o livro Obrigado.

Ninfa Parreiras nasceu Itaúna – MG e atualmente mora no Rio de Janeiro. Mestre em Literatura Comparada (USP) e graduada em Letras e Psicologia (PUC-Rio), participou de cursos de especialização em Literatura Infantil e Juvenil (RJ e SP). Foi pesquisadora da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, na Alemanha, sobre O desamparo na literatura. É professora, psicanalista, produtora cultural, editora de livros e escritora. Atua nas áreas da literatura e psicanálise, unidas pelas palavras e pelas pessoas. Membro titular da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (SPID). Possui livros publicados de ficção, poesia e teóricos.

Sobre a mediadora

Renata Toigo é graduada, mestra, doutoranda em Letras e especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS. Atua na área da Literatura Infantil com foco em mediação de leitura e formação de leitores.

Serviço

  • O quê? Ato criativo – Diálogos entre o verbal e o visual na Literatura para as Infâncias
  • Quando? 06 de maio
  • Que horas? 18h
  • Onde? Facebook PUCRS Cultura e canal da PUCRS no YouTube
Compartilhe