Ingresso e Processo Seletivo

Processo Seletivo

Mestrado

O processo de seleção para candidatos ao curso de mestrado ocorre uma vez por ano, sendo oferecidas 35 vagas. Entre os critérios para a seleção estão: entrevista, avaliação da proposta de projeto, domínio do assunto do projeto, iniciação científica na graduação, proficiência em línguas e produção científica. O curso deve ser realizado entre 12 e 30 meses e o aluno deve realizar pelo menos 24 créditos em disciplinas.

Doutorado

O processo de seleção para candidatos ao curso de doutorado ocorre duas vezes por ano, sendo oferecidas 25 vagas para o primeiro semestre e 25 vagas para o segundo. Entre os critérios para a seleção estão: entrevista, avaliação da proposta de projeto, domínio do assunto do projeto, iniciação científica na graduação, proficiência em línguas, realização de mestrado e produção científica. O curso deve ser realizado entre 24 e 54 meses e o aluno deve realizar pelo menos 36 créditos, podendo solicitar aproveitamento de disciplinas realizadas durante o mestrado (quando realizado previamente).

 

Inscrições


Matrículas

Aluno Regular

1° Matrícula (Ingresso)

A matrícula deverá ser realizada semestralmente, em março e agosto, com datas definidas de acordo com o calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ). O documento gerado deve ser assinado e entregue na secretaria.

– Orientações de Matrícula

– Orientações de Matrícula de Bolsistas

– Central de Matrícula online da Pós-Graduação PUCRS

 

Matrícula Semestral

A matrícula deverá ser realizada semestralmente, em março e agosto, com datas definidas de acordo com o calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ).

Mesmo os alunos que já tiverem concluído os créditos devem confirmar a matrícula (em orientação) até a conclusão do curso para não perder vínculo com o Programa. O documento gerado deve ser assinado e entregue na secretaria.

– Central de Matrícula online da Pós-Graduação PUCRS

 

Atos deliberativos

Ato deliberativo nº 03/06 – Critérios para a realização conjunta do Mestrado e do Programa de Residência Médica

Ato deliberativo nº 01/13 – Critérios para mudança de Nível e Ingresso de novos alunos direto no curso de Doutorado

Aluno Especial (disciplina isolada)

É permitido cursar disciplinas isoladas, na condição de alunos especiais. Como requisito, o candidato deve ter o curso de graduação completo.

A solicitação deverá ser encaminhada através do Requerimento disponível, devidamente preenchido e assinado, acompanhado dos documentos nele pontuados.

Os pedidos para cursar disciplinas como aluno especial devem ser homologados pela Comissão Coordenadora, de acordo com a disponibilidade de vagas nas turmas oferecidas.

Após deferido, o aluno deve efetuar o pagamento da matrícula, apresentar comprovante na secretaria e efetivar a matrícula.

– Documento de cadastro

– Tabelas de valores dos créditos