Secretaria Virtual

Ato Deliberativo nº 01/21 – Aproveitamento de Créditos

– Formulário no PORTAL DO ALUNO

 

Cancelamento de disciplina

A solicitação de cancelamento de disciplina deve respeitar as datas definidas de acordo ao calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ).

– Formulário no PORTAL DO ALUNO

O provável Coorientador deve ter titulação de doutor, deve contar, obrigatoriamente, com regime de trabalho de tempo integral, dedicação exclusiva ou 40 horas em uma instituição de Ensino Superior, ou ser bolsistas de Pós-doutorado da PUCRS. A solicitação deverá ser feita por parte do orientador principal, com o aceite formal do provável coorientador. Será analisada pela Comissão Coordenadora do PPGMCS e, se aprovada, será encaminhada à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, iniciando formalmente somente após a aprovação da PROPESQ. O discente deve ser coorientado por no mínimo um semestre.

Para solicitação, enviar à secretaria:

Documentos que devem ser entregues quando docente PUCRS

Requerimento de solicitação devidamente preenchido e assinado;

  1. Carta convite redigida pelo orientador principal ao provável coorientador, com a justificativa da importância da expertise do docente convidado para o trabalho do discente;
  2. Carta do aceite formal do docente convidado.

Documentos que devem ser entregues quando docente externo

Requerimento de solicitação devidamente preenchido e assinado;

  1. Carta convite do orientador principal ao provável coorientador, com a justificativa do orientador principal, com as atividades detalhadas, bem como, a importância da expertise do docente convidado para o trabalho do discente;
  2. Carta do aceite formal do docente convidado;
  3. Carta de concordância da instituição de vínculo do docente convidado, emitida pelo PróReitor, Diretor da UA, Chefe de Departamento ou Coordenador de PPG, em papel timbrado.

Documentos que devem ser entregues quando for Bolsistas de Pós-Doutorado da PUCRS:

Requerimento de solicitação devidamente preenchido e assinado;

  1. Carta convite do orientador principal ao provável coorientador, com a justificativa do orientador principal, com as atividades detalhadas, bem como, a importância da expertise do bolsista de Pós-Doutorado convidado para o trabalho do discente;
  2. Carta do aceite formal do bolsista de Pós-Doutorado convidado;
  3. Carta de concordância formal do docente responsável pelo projeto de pesquisa no qual o bolsista está vinculado, incluindo informações relacionadas a vigência do projeto.

A coorientação de docentes externos ao PPGMCS, está condicionada à permanência do aluno no curso. A coorientação de bolsistas de Pós-Doutorado, poderá estar condicionada à permanência como Pós-Doutorando.

Orientações para entrega do projeto disponíveis no Manual do Aluno

Links úteis:

Trancamento de matrícula

 – Formulário no PORTAL DO ALUNO

 

Cancelamento/Desligamento de curso

– Formulário no PORTAL DO ALUNO