Pesquisas Internacionais

Promover a internacionalização no contexto acadêmico tem sido atividade constante dentro da PUCRS. Em cada escola ou instituto, pesquisadores de diferentes áreas têm realizado projetos em parceria ou colaboração com instituições estrangeiras. A partir destas cooperações, a universidade não só fomenta a pesquisa, como cria trabalhos cada vez mais relevantes no âmbito internacional.

ENVIE SEU TRABALHO:
Quer divulgar a sua pesquisa com cooperação internacional? Nos envie uma apresentação sobre seu trabalho e contribua para o fomento da internacionalização na universidade. Clique aqui para enviar seu trabalho.

Conheça os Temas Prioritários

Inovações Tecnológicas para um Mundo Dinâmico e Interconectado

A miniaturização da tecnologia tornou possível o desenvolvimento de sistemas integrados de alta performance presentes nas mais diversas aplicações. Nos dias de hoje, o desenvolvimento tecnológico segue três domínios oriundos a partir da Lei de Moore, são eles: More-Moore, Beyond CMOS e More Than Moore. No domínio More-Moore espera-se o desenvolvimento de sistemas em escala nanométrica, com ênfase no surgimento da tecnologia FinFET. O domínio Beyond CMOS prevê o estudo das chamadas tecnologias emergentes, dentre as quais é possível citar carbon nanotubes, memristors e spintronics. More Than Moore engloba NEMS, biochips, células solares, entre outros dispositivos. Este domínio não necessariamente adota tecnologia em escala nanométrica e baseia-se no princípio de integrar diferentes tipos de dispositivos para atender demandas da sociedade atual que vislumbra a quarta revolução industrial. Neste contexto, surge o conceito de Internet of Things (IoT) que permite interconectar smart systems e cyber-physical systems associados às mais variadas aplicações. Assim, este tema visa a realização de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de materiais, microeletrônica, robótica, projeto de sistemas integrados, big data, cloud computing, inteligência artificial, bem como nas áreas de otimização de sistemas integrados, teste e confiabilidade de sistemas, cyber security e hardware trust.