Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

Acesse AQUI os agradecimentos do evento!

O X CIDU – Congresso Ibero-americano de Docência Universitária: “O envolvimento estudantil na Educação Superior” é um congresso destinado a promover um espaço de encontro entre professores, estudantes e pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento, de países da Comunidade Europeia e da América Latina. O evento é organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS – com o apoio do Centro de Estudos em Educação Superior – CEES/PUCRS e promovido pela Associação Ibero-americana de Docência Universitária – AIDU.

Desde 1999 na Universidade de Santiago de Compostela até nosso próximo encontro em 2018 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, os Congressos Ibero-americanos de Docência Universitária (CIDU) promovidos pela AIDU têm ocorrido em diferentes sedes e sobre diversos temas de interesse comum da docência universitária.

O X CIDU – Congresso Ibero-americano de Docência Universitária tem como tema central o Envolvimento Estudantil na Educação Superior, sendo este um tema relevante e de expressivo interesse na atualidade. A nova docência deve construir-se tanto por aspectos relacionados à aprendizagem como ao ensino; tais processos devem potencializar a autonomia e o compromisso pessoal dos nossos estudantes porque eles são, no final, os autênticos protagonistas de sua formação. São ideias que marcam, certamente, um novo horizonte para a Didática Universitária, mas resultarão em utopias se não vão acompanhadas de novas ideias sobre como desenvolver processos de ensino e de aprendizagem que as considerem como ponto de partida. Reforçar o envolvimento dos estudantes na vida universitária não é somente responsabilidade deles, é um desafio compartilhado entre instituição, professores e estudantes. Necessitamos repensar e redesenhar o projeto formativo que oferecem nossas instituições e as coreografias didáticas que se habilitam para que esse projeto resulte exitoso. Esse é o propósito central de nosso Congresso, ou seja, juntos compartilharmos ideias e experiências que nos permitam identificar as condições materiais, organizativas, didáticas e afetivas que busque resultados plausíveis para um elevado engagement de nossos estudantes.

Como é habitual em nossos eventos, junto à temática central do Congresso, abriremos, também, espaços para a apresentação de comunicações e o desenvolvimento de simpósios sobre diferentes linhas temáticas de interesse comum para a Universidade e a Docência Universitária. Nesse sentido, as linhas temáticas totalizam 13 (treze) abordagens:

  1. Permanência e Fidelização na Educação Superior
    O abandono e, em menor grau, a mudança de carreira tornou-se para muitas instituições da Educação Superior um problema urgente. É de vital interesse conhecer pesquisas e/ou iniciativas estratégicas sobre este assunto que sejam relevantes para o propósito do Congresso.
  1. Internacionalização da Educação Superior
    Para uma Associação Internacional como é AIDU, abrir os estudos de Educação Superior ao contexto nacional e internacional é um dos eixos fundamentais da boa docência. Resulta, assim, de expressivo interesse conhecer experiências nesse sentido, bem como estudos que permitam contrastar sua eficácia na formação dos estudantes da Educação Superior.
  1. Políticas e Gestão da Educação Superior
    Ainda que nossos Congressos se centrem mais na Docência do que na Gestão Universitária, é sabido que a docência também está relacionada com instâncias para além da prática, dentre elas: as políticas e a gestão da educação superior. Em nível macro, pelas políticas de formação e, em nível micro, pelo modo como se desenvolve a gestão institucional.
  1. Tecnologias Digitais na Educação Superior
    As tecnologias digitais têm influenciado os formatos tradicionais da educação universitária e estão permitindo gerar outros novos tipos de educação virtual. Atualmente é difícil conceber a Educação Superior dissociada dos componentes digitais, dimensão na qual constantemente emergem novos desafios. Assim, este é um tema necessário nos congressos sobre docência universitária.
  1. Formação Discente e Espaços de Atuação
    A formação discente está intimamente ligada com a proposta de curso, com os espaços de atuação profissional, com as demandas e com o entendimento que se tem sobre a formação integral do sujeito. É importante pensar nos diferentes espaços de atuação profissional para além dos tradicionalmente existentes.
  1. Currículo e Percursos Formativos
    O currículo é, provavelmente, o espaço de pensamento e atuação mais importante na Educação Superior. Entendido como o projeto formativo que constitui cada instituição, nos permite analisar criticamente o que se está fazendo e, por sua vez, desenvolver novas propostas formativas capazes de romper com a linearidade e com a reprodução trivial nas quais algumas didáticas ficaram paralisadas.
  1. Práticas Pedagógicas e Inovação na Educação Superior
    Tornar visível  a relevância de compartilhar boas práticas docentes. Esta é uma das estratégias que está proporcionando mais retorno, do ponto de vista da inovação didática. Diante de algumas propostas utópicas ou inviáveis, as quais pouco se adaptam às condições reais de atuação de muitas instituições, as boas práticas constituem a “mudança possível”, algo que outros colegas em condições muito similares às nossas têm sido capazes desenvolver e colocar em prática.
  1. Desenvolvimento Profissional e Formação Docente
    A construção da identidade docente e a progressão na carreira profissional constituem, na atualidade, um dos âmbitos mais importantes do debate sobre docência universitária: como os professores concebem sua identidade como docentes, como incorporam os diversos âmbitos de atuação (docência, investigação, exercício profissional, extensão, etc.), e como visualizam sua progressão laboral. Todos estes são temas de relevante impacto para o corpo docente.
  1. Avaliação na Educação Superior
    A avaliação, no novo quadro processual das competências, tornou-se um processo complexo e pleno de desafios para os professores. Os dispositivos habituais de avaliação dos alunos, em geral, não estão em conformidade com as exigências da globalização e a interdisciplinaridade do modelo de competências. E em relação à avaliação de cursos e das instituições de Educação Superior, os sistemas avaliativos atuais, embora incorporados na cultura institucional, ainda apresentam desafios não superados que precisam ser tensionados com novas perspectivas e formatos de avaliação.
  1. Redes de Pesquisa e Colaboração
    Um dos objetivos da AIDU como Associação de Docência Universitária é, justamente, identificar redes e gerar sinergias coletivas que nos permitam abordar juntos projetos locais, regionais, nacionais, internacionais e multiculturais. Por isso, os congressos reservam sempre um espaço particular para elas.
  1. A Escrita Acadêmica na Educação Superior
    A Universidade constitui um espaço privilegiado de formação não somente em termos de conhecimentos e habilidades específicas de uma profissão concreta, mas também de desenvolvimento de sujeitos com elevado domínio nas chamadas competências gerais, dentre as quais a escrita acadêmica ocupa um lugar privilegiado.
  1. Qualidade de Vida na Universidade
    A universidade é, naturalmente, um lugar de aprendizagem privilegiada, constante e progressiva. Sendo assim, e em um nível de consideração ainda maior, a universidade é um “lugar de vida”. Estudantes e professores passam muitas horas na universidade, ganhamos e dedicamos muito tempo a ela. A qualidade de vida é, portanto, um dos principais compromissos que a universidade deve assumir em relação às pessoas que nela vivem e que dão vida a ela. No entanto, atualmente, esta não tem sido uma preocupação habitual de nossas instituições.
  1. Diversidade e Inclusão
    Este é um dos novos âmbitos de estudo e investigações. Necessitamos incluir a diversidade como critério de atenção a nossos estudantes: diversidade cultural, de capacidades e recursos pessoais, de identidade de gênero, de inteligências, de talentos. Tais enfoques visam a estabelecer sinergias institucionais e pessoais que facilitem avançar na melhoria da Educação Superior.

O congresso tem como principal objetivo a construção de espaço internacional e interdisciplinar de intercâmbio de ideias e experiências sobre a universidade e a docência de qualidade. Pretende ainda:
– Criar espaços de discussão e debates sobre a Docência Universitária, tendo como enfoque o Envolvimento Estudantil na Educação Superior.
– Estabelecer sinergias institucionais e pessoais que facilitem avançar na melhoria da Educação Superior.

Professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, de todas as titulações e áreas de conhecimento.

O  X CIDU terá lugar na cidade de Porto Alegre no período de 30 de outubro a 01 de novembro de 2018,  no Salão de Atos (Prédio 4) e nas dependências do prédio 50 da PUCRS.

ACESSE AQUI O MAPA DO CAMPUS

 

Comitê de Honra:
Prof. Dr. Ir. Evilázio Teixeira  – Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Antonio López Díaz –  Rector de la Universidad Santiago de Compostela – USC/Espanha
Prof. Dr. Abílio Baeta Neves – Presidente da CAPES/Brasil
Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza – Decano da Escola de Humanidades – PUCRS/Brasil

Comissão Organizadora Executiva:
Profª. Dr. Maria Inês Corte Vitória – Presidente do Congresso – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Miguel Angel Zabalza Beraza – Co-Presidente do Congresso – USC/Espanha e Presidente da AIDU
Prof. Dr. Felipe Trillo – Secretário do Congresso – USC/Espanha e Secretário da AIDU
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – Vice-Presidente do Congresso – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – Assessora Executiva do Congresso – PUCRS/Brasil

Comissão Executiva:
Doutoranda Ana Parada Gañete – USC/Espanha
Mestranda Ana Paula Aguiar Tolotti – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Doutoranda Eloísa Wiebusch – PUCRS/Brasil
Mestrando Gian Giermanowicz Costa – PUCRS/Brasil
Mestranda Hemini Machado Rodrigues – PUCRS/Brasil
Doutoranda Luciene Maldonado – PUCRS/Brasil
Mestranda Melina Borges Omitto – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Pricila Kohls dos Santos – PUCRS/Brasil
Doutoranda Priscila Trarbach Costa – PUCRS/Brasil
Doutoranda Rosa Maria Rigo – PUCRS/Brasil

Comissão Organizadora:
Profª Dr. Andreia Morés – UCS/Brasil
Profª. Dr. Denise Leite – UFRGS/Brasil
Profª. Dr. Doris Pires Vargas Bolzan – UFSM/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Ferreira Filho – UFPEL/Brasil
Profª. Dr. Fabiana Piccinin – UNISC/Brasil
Profª. Dr. Maria Aparecida Marques da Rocha – UNISINOS/Brasil
Profª. Dr. Maria de Fátima Cóssio – UFPEL/Brasil
Profa. Dr. Maria Emília Amaral Engers/ PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Maria Estela Franco – UFRGS/Brasil
Profª. Dr. Maria Isabel da Cunha – UFPEL/Brasil
Prof. Dr. Maurício Aires Vieira – UNIPAMPA/Brasil
Profª. Dr. Nilda Stecanela – UCS/Brasil
Profª. Dr. Rosa Eulógia Ramirez – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Sandra Richter – UNISC/Brasil
Prof. Dr. Sergio Kieling Franco – UFRGS/Brasil
Profª. Dr. Silvia Isaia – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Solange Maria Longhi – UPF/Brasil
Profª. Dr. Valeska Fortes de Oliveira – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Científica:
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Alam Casartelli – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Alberto Padilla Arias, UAM, Xochimilco/México
Profª. Dr. Alicia Rivera Morales – UPN/México
Profª. Dr. Alicia Villagra – UNT – Presidenta AIDU/Argentina
Profª. Dr. Amparo Fernández March – UPV/Espanha
Profª. Dr. Ana Carla Hollweg Powaczuk – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Ana Cristina Ghisleni – UNISINOS/Brasil
Prof. Dr. Antonio Bolivar – UGR/Espanha
Profª. Dr. Begoña Martínez – UPV/EHU/Espanha
Prof. Dr. Bernardino Salinas – UV/Espanha
Profª. Dr. Beatriz Guerci de Siufi – UNJu/Argentina
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carlinda Leite – U.Porto/Portugal
Profª. Dr. Carla Denise Bonan – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Moya – ILAE/Chile
Profª. Dr. Celia Caregnato – UFRGS/Brasil
Profª. Me. Ceres Scheffer – UNISC/Brasil
Prof. Dr. Cláudio José de Oliveira – UNISC/Brasil
Prof. Dr. Clemente Lobato Fraile – UPV/EHU/Espanha
Profª Dr. Cleusa Maria Andrade Scroferneker – PUCRS/Brasil
Profª Dr. Cleoni Maria Barboza Fernandes (IFSUL/Brasil)
Profª Dr. Darli Collares – UFRGS/Brasil
Profª. Dr. Denise Macedo Ziliotto – UNILASALLE/Brasil
Prof. Dr. Denizar Alberto da Silva Melo – PUCRS/Brasil
Profª Dr. Edla Egert – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Elaine Conte – UNILASALLE/Brasil
Profª Dr. Eli Terezinha Henn Fabris UNISINOS/Brasil
Profª. Dr. Elisa Lucarelli – UBA/Argentina
Profª. Me. Eloísa Wiebusch – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Feliciano Henriques Veiga – Universidade de Lisboa/Portugal
Prof. Dr. Felipe Gustsack – UNISC/Brasil
Prof. Dr. Felipe Trillo – USC/Espanha
Profª. Dr. Flavia Vieira – Univ. do Minho/Portugal
Profª. Dr. Graziela Rinaldi da Rosa – UNISC/Brasil
Profª. Dr. Greice Scremin – UFSM/Brasil
Prof. Dr. Isaac Newton da Silva – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Javier Paricio – UNIZAR/Espanha
Prof. Dr. Joan Rué – UAB/Espanha
Prof. Dr. João Batista Harres – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. José Antonio Caride – USC/Espanha
Prof. Dr. José Arellano – UNAM/México
Prof. Dr. José Gabriel Perissé Madureira – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. José Gregório Rodriguez – Unal/Colômbia
Prof. Dr. José Luis Ferraro – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. José María Maiques March – UPV/Espanha
Prof. Dr. Juan Manuel Escudero – UM/Espanha
Prof. Dr. Juny Montoya Vargas – Univ. Los Andes/Colômbia
Profª. Dr. Laura Lodeiro – PUCMM/República Dominicana
Profª. Dr. Liliana Sanjurjo – UNR/Argentina
Profa. Dr. Liliane Campos Machado – Universidade de Brasília/Brasil
Prof. Dr. Lineu Norio Kohatsu – USP/Brasil
Profª. Dr. Livia Haygert Pithan – PUCRS/Brasil
Profª Dr. Lúcia Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lúcio Jorge Hammes – UNIPAMPA/Brasil
Prof. Dr. Manuel Cebrian – Univ. Málaga/Espanha
Ir. Manuir José Mentges – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Marcela Aravena – PUC/Chile
Ir. Marcelo Bonhemberger – PUCRS/Brasil
Profª Dr. Márcia Christófoli – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Maria Carmen Monreal – Univ. Pablo de Olavide/Espanha
Profª Dr. Maria Conceição Pillon Christófoli
Profª. Dr. María Teresa González – UM/Espanha
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Profª Dr. Marion Creutzberg – PUCRS/Brasil
Profª Dr. Marlene Rozek – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Marlis Morosini Polidori – IPA/Brasil
Prof. Dr. Maurivan Guntzel Ramos – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Miguel Angel Zabalza Beraza – USC/Espanha
Profª. Dr. Mónica Vallejo – UM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Me. Priscila Trarbach Costa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Rafael Corte Mello – São Judas Tadeu/Brasil
Profª Dr. Rita de Cássia Silva Oliveira – UFPG/Brasil
Profª. Dr. Rosa Eulógia Ramirez – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Sandra Regina Soares – UNEB/Brasil
Profª. Dr. Sátira Pereira Machado – UNIPAMPA/Brasil
Profª Dr. Síntia Ebert – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profa. Dr. Solange Beatriz Billig Garcês – UNICRUZ/Brasil
Prof. Solimar dos Santos Amaro – PUCRS/Brasil
Profª Dr. Sônia Marchi Gonzatt – UNIVATES/Brasil
Profª. Dr. Sônia Maria Bonelli – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Sonia Maria da Silva Junqueira – UNIPAMPA/Brasil
Profª. Me. Tais Pereira Leal – Unicastelo/Brasil
Profª. Dr. Temis Weber Furlanetto Corte – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Uldarico Malaspina – PUCP/Peru
Profª Dr. Valderez Marina do Rosário Lima – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Valeska Fortes de Oliveira – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Vanessa Manfredini – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Prof. Dr. Vinicius Sittoni Brasil – PUCRS/Brasil

DIA: 30/10/2018

Horário Atividade
 8h – 9h Recepção, credenciamento e distribuição do material
 9h – 10h Apresentação Cultural: Quarteto de Cordas
Solenidade de abertura
10h – 11h30min Apresentação Cultural: Danças – Tango e Latina-americana – UPF
CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Comprometimiento social de los alumnos universitarios: ¿Existe una sola clase de alumnos y egresados en cuanto a su comprometimiento? – Prof. Dr. Alberto Cabrera (University of Maryland, USA)
11h30min – 12h Debate e encerramento
12h – 14h Intervalo: Apresentação Êstevão Santos de Oliveira (Pianista e Maestro) – Saguão do Salão de Atos
14h – 15h30min Apresentação Cultural: Trama Arte e Companhia
MESA REDONDA 1: “Qualidade da docência e envolvimento estudantil”
Palestrante: Profª. Dr. Maria Isabel de Cunha (UFPel, BR); Prof. Dr. Juan Manuel Escudero (Murcia, ES); Profª. Dr. Mercedes Collazo (UDELAR, UY)
Moderadora: Profª. Dr. Marília Morosini (PUCRS, BR)
15h30min – 16h Intervalo – Lançamento de Livros
16h – 17h30min SIMPÓSIOS 1
MESA DE COMUNICAÇÕES 1
18h-19h30min Reunião executiva da Revista REDU; Reunião Bianual da AIDU.


DIA: 31/10/2018

Horário Atividade
 9h -10h Apresentação Cultural: Orquestra do Colégio Rosário
CONFERÊNCIA 2 – Neurociências e aprendizagem
Palestrante: Prof. Dr. Jaderson Costa Da Costa (Instituto do Cérebro – PUCRS, BR)
10h – 10h30min Intervalo
10h30min – 12h Outorga do título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS ao Prof. Dr. Miguel Angel Zabalza Beraza, Presidente da AIDU, ES.
12h – 14h Intervalo: Apresentação Êstevão Santos de Oliveira (Pianista e Maestro) – Saguão do Salão de Atos
14h Apresentação Cultural: 35 CTG – 1° Prenda da 1°RT – Kristine Scheila Schuster
Salão de Atos da PUCRS
14h30 – 15h30min MESA REDONDA 2: “Políticas universitárias e envolvimento estudantil”
Palestrante: Prof. Dr. Jorge Audy (PUCRS, BR); Prof. Dr. Antonio Adelfo (Universidad de La Laguna, ES) ; Prof. Dr. Carlos Moya (ILAES, Chile)
Moderadora: Profª. Dr. Maria Inês Côrte Vitória (PUCRS, BR)
15h30min – 16h Intervalo
16h – 17h30min SIMPÓSIOS 2
MESA DE COMUNICAÇÕES 2
18h Apresentação Cultural: Teatro UNILASALLE – Mulheres de Machado
RUA DA CULTURA – PUCRS
20h Jantar de confraternização (por adesão)
RESTAURANTE PANORAMA – Prédio 41 da PUCRS


DIA: 01/11/2018

Horário Atividade
 9h – 10h Apresentação Cultural: Grupo de Percussão CESMAR
MESA REDONDA 3: “O estudante universitário em contextos emergentes”
Palestrantes: Profª. Dr. Vera Felicetti (UNILASALLE, BR); Dr. Wietse de Vries –  Universidad Autónoma de Puebla (México, ME); Prof. Dr. Cláudio Silvio Suasnábar (Univ. Nacional de La Plata, ARG)
Moderadora: Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos (PUCRS, BR)
 10h – 10h30min Intervalo
10h30min – 12h SIMPÓSIOS 3
MESA DE COMUNICAÇÕES 3
12h – 14h Intervalo: Apresentação Êstevão Santos de Oliveira (Pianista e Maestro) – Saguão do Salão de Atos
14h – 15h30min MESA REDONDA 4: “Os estudantes como protagonistas do seu envolvimento”
Palestrantes: Doutoranda Ana Parada Gañete (USC, ES); Doutorando Abraham Bernárdez-Gomez (USC,ES); Doutoranda Andressa Wiebusch (PUCRS,BR); Doutoranda Priscila Trarbach (PUCRS,BR).
Moderador: Prof. Dr. Felipe Trillo (USC, ES)
15h30min – 15h45min Intervalo
15h45min CONFERÊNCIA DE CLAUSURA: Coreografías didácticas y Engagement
Palestrante: Prof. Dr. Miguel Angel Zabalza Beraza (Universidad Santiago de Compostela, ES)
17h – 17h30min Encerramento do X CIDU e Apresentação do XI CIDU: Profª. Dr. Maria Inês Côrte Vitória (PUCRS, BR) e Prof. Dr. Felipe Trillo (USC, ES)

 

Carga horária: O evento conta como atividade complementar de 22 horas/aula.

Certificado: Será fornecido certificado a todos os que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.
No caso de apresentação de trabalhos, a certificação estará vinculada à inscrição de TODOS os autores e coautores.

Submissão de resumos De 01/03/2018 até 15/05/2018 PRORROGADO ATÉ 3/06/2018
Divulgação dos resultados 02/07/2018
Período de inscrições De 03/07/2018 até 30/10/2018
Envio do trabalho completo Até 01/10/2018
Início do evento 30/10/2018
  1. Comunicações (ENCERRADO)
    Os participantes que assim o desejarem poderão submeter à apreciação da Comissão Científica resumos de comunicações que pretendam apresentar no Congresso (conforme especificado no item “Normas para Envio de Trabalhos”).
        1. Simpósios Auto-Organizados (ENCERRADO)
          Os participantes que assim o desejarem poderão submeter à apreciação da Comissão Científica propostas de Simpósios Auto-Organizados, mediante a apresentação de uma síntese que contenha os resumos das participações a incluir no simpósio.
          1.  Ouvintes

* A data limite para o envio dos trabalhos completos será até o dia 1 de outubro de 2018 através do e-mail submissaoxcidu@gmail.com.
* Todos os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento, na modalidade digital (com ISBN).

1. Clique aqui para a formatação para o trabalho completo de Comunicação Oral.

2. Clique aqui para a formatação para o trabalho completo de Simpósio Auto-Organizado.

NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS QUE NÃO SEGUIREM A FORMATAÇÃO INDICADA.

NORMAS PARA COMUNICAÇÃO ORAL

* O tempo para as comunicações orais será de 10 min.

* Cada sala contará com recurso multimídia (computador; Datashow) que poderá ser utilizado (ou não) pelo(s) autor(es). Contudo, sugerimos fortemente a utilização do recurso para facilitar as apresentações.

* Sugerimos que os autores que forem apresentar seus trabalhos tragam o arquivo (formato .ppt ou .pdf) em pen-drive além de enviar a apresentação para o seu próprio e-mail a fim de se evitar a perda ou o caso de arquivos corrompidos.

* Clique aqui para o template com a formatação a ser seguida para a Comunicação Oral.

NORMAS PARA SIMPÓSIO AUTO-ORGANIZADO

* O tempo para os simpósios auto-organizados será de 1h30min.

* Cada simpósio auto-organizado deverá ter um mediador (escolhido entre os participantes) para conduzir o debate e articular uma síntese ao final do simpósio.

* Cada sala contará com recurso multimídia (computador; Datashow) que poderá ser utilizado (ou não) pelo(s) autor(es). Contudo, sugerimos fortemente a utilização do recurso para facilitar as apresentações.

* Sugerimos que os autores que forem apresentar seus trabalhos tragam o arquivo (formato .ppt ou .pdf) em pen-drive além de enviar a apresentação para o seu próprio e-mail a fim de se evitar a perda ou o caso de arquivos corrompidos.

* Clique aqui para o template com a formatação a ser seguida para o Simpósio Auto-Organizado.

1. unilasalle 2. ufsm 3. ufpel 4. unicruz
5. ufrgs 6. ucs 7. unisc LOGO UNIPAMPA
9. usc 10. feder 11. rede cnpq-300x128-300x128
CAPES AIDU upf furg
 unisinos

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

 

Em caso de dúvidas durante a inscrição, clique AQUI e acesse o tutorial de como se inscrever.

 

CATEGORIA VALOR ATÉ O DIA 10/08/2018 VALOR ATÉ O DIA 14/09/2018 VALOR ATÉ O DIA 30/10/2018
PROFISSIONAIS 1 – Professores do Ensino Superior R$ 250,00 R$ 300,00 R$ 350,00
PROFISSIONAIS 2 – Professores do Ensino Superior – Sócios AIDU, e Colaboradores Rede Marista R$ 200,00 R$ 250,00 R$ 300,00
ESTUDANTES 1 – Estudantes Pós-Graduação da PUCRS e instituições parceiras R$ 100,00 R$ 120,00 R$ 150,00
ESTUDANTES 2 – Estudantes de Pós-Graduação Externos R$ 120,00 R$ 140,00 R$ 170,00
ESTUDANTES 3 – Estudantes de Graduação da PUCRS, instituições parceiras e Alumni PUCRS R$ 50,00 R$ 70,00 R$ 100,00
ESTUDANTES 4 – Estudantes de Graduação Externos R$ 60,00 R$ 80,00 R$ 110,00
Público Geral R$ 250,00 R$ 300,00 R$ 350,00

Hotéis e acomodações para o X Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (X CIDU) , a realizar-se na PUCRS.

Hotel Laghetto Viverone Moinhos Porto Alegre
Rua Dr. Vale, 579, Moinhos de Vento
Telefone: 55 51 2102 7272
E-mail: comercial6@laghettohoteis.com.br

Novotel Porto Alegre
Av. Soledade, 575, Três Figueiras
Telefone: 55 51 3327 9292
E-mail: h3258-re@accor.com.br

Radisson Porto Alegre
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 995, Bela Vista
Telefone: 55 51 3019 8000
E-mail : reservas.rpoa@atlanticahotels.com.br

Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre
Av. Borges de Medeiros, 3120, Praia de Belas
Telefone: 55 51 3026 2200
E-mail: reservas.millenium@bluetree.com.br

Everest Porto Alegre Hotel
Rua Duque de Caxias, 1357, Centro Histórico
Telefone:55 51 3215 9500
E-mail: centraldereservas@everest.com.br

Faça o download do app MAKADU e tenha o X CIDU em suas mãos.

  • Baixe o conteúdo das palestras
  • Faça perguntas em tempo real
  • Tenha a programação sempre atualizada

Disponível no Google PlayBaixar na App Store

Em caso de dúvida, entre em contato conosco através do formulário abaixo:

Mídias Sociais

Compartilhar