Palestra | Dia do Design Italiano no Mundo

Programação faz parte de iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Itália

14/03/2018 - 13h19

2018_03_14_design_italiano(907x520)No dia 20 de março, a PUCRS participa da agenda de programações do Dia do Design Italiano no Mundo, iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Itália para levar o design italiano a 100 cidades ao redor do mundo. A iniciativa é feita através de suas embaixadas e consulados e de seu braço cultural, o Istituto Italiano di Cultura. A palestra, gratuita e com entrada franca, é ministrada pela arquiteta Suzane Queiroz e acontece no auditório do 9º andar do Prédio 50 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), às 19h, na presença do cônsul-geral da Itália, Nicola Occhipinti.

A palestra Ecoefetividade no design de espaços efêmeros aborda o design sustentável como sistema. Suzane apresentará o desenvolvimento e experimentação do conceito Design Cru, que propõe um rompimento dos paradigmas convencionais ao inserir o Design de Espaços Efêmeros em sistemas projetuais. O objetivo é reforçar a importância do caráter criativo das soluções que respeitem a diversidade, a efemeridade e a qualidade estética como valores inerentes aos próprios ciclos em equilíbrio na natureza e estimular a redução do impacto ambiental nessa área com base no reuso dos materiais.

No Brasil, a programação do Dia do Design Italiano no Mundo é coordenada pelo Istituto Europeo di Design do Rio de Janeiro (IED Rio), e abrange eventos em várias capitais além de Porto Alegre, como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Brasília. As programações tiveram início em 1º de março, no Rio, e seguirão até o dia 4 de abril, em comemoração especial na Embaixada da Itália, em Brasília, que completa 40 anos em 2018.

Compartilhe