Projeto da PUCRS de promoção a práticas seguras a idosos recebe doações

Iniciativa foi aprovada pelo Conselho do Idoso de Porto Alegre

Por: ECSV

03/08/2023 - 17h41

Está aberto para receber doações no Fundo Municipal do Idoso de Porto Alegre o “Projeto Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas: Promoção de Práticas Seguras”. Trata-se de uma iniciativa gerada dentro da PUCRS que visa realizar um diagnóstico situacional por meio de um Formulário de Autoavaliação de Práticas de Segurança do Paciente/Pessoa Idosa nas instituições destinadas aos cuidados de longo prazo para pessoas idosas ou instituições de longa permanência para idosos (ILPI) da cidade.

A partir desse panorama, o intuito é implantar um Programa de Formação em Segurança no Cuidado à pessoa Idosa Institucionalizada, com foco nos gestores e equipe interprofissional das instituições para idosos. Essa formação dos profissionais ocorrerá in loco nas instituições e por meio de Experiência Baseada em Simulação Realística no Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde (UsaLab) da PUCRS.  

O projeto para captação de recursos foi aprovado pelo Conselho do Idoso de Porto Alegre em 18 de julho e já está recebendo doações no site. 

“Esperamos reduzir os incidentes relacionados à assistência à saúde da pessoa idosa, como ocorrência de quedas, de lesões por pressão, de uso incorreto de medicamentos, por meio do fomento às práticas seguras com identificação precoce e proativa de riscos de eventos que possam produzir danos. Os danos, tanto físicos como psicológicos e sociais, podem reduzir funcionalidade das pessoas idosas, comprometer sua autonomia e tomada de decisão”, explica a professora do curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS e coordenadora do projeto, Janete de Souza Urbanetto. 

O projeto foi desenvolvido no escopo do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Segurança do Paciente (GIPESP) da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da Escola de Medicina da PUCRS e Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde (UsaLab-IDEIA PUCRS) e está sob a coordenação da Prof. Janete de Souza Urbanetto e da Doutoranda Tais Fernanda da Silva Anelo. 

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas