PUCRS realiza entrega de cadeiras odontológicas na Unidade de Saúde Vila Fátima

Inauguração faz parte de uma série de melhorias implementadas no espaço desde 2022

18/07/2023 - 12h07

A entrega contou com a presença do vice-reitor Ir. Manuir Mentges. / Foto: Diego Furtado

Na última sexta-feira, dia 14 de julho, a PUCRS realizou a entrega de duas cadeiras odontológicas no Centro de Extensão Universitária Vila FátimaEsse movimento faz parte de uma série de melhorias que vem sendo implementadas no espaço desde 2022, e que só foram possíveis devido ao apoio de Emendas Parlamentares Municipais. A Unidade Vila Fátima é referência de espaço interdisciplinar e interprofissional, em que alunos e alunas dos cursos da área da Saúde da PUCRS (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia Nutrição e Odontologia) têm a oportunidade de vivenciar a realidade do Sistema de Saúde, colocar em prática os aprendizados de sala de aula e contribuir com a comunidade. O vice-reitor da Universidade, Ir. Manuir Mentges, acompanhou a celebração de entrega e enfatizou a importância dessa ação para a sociedade. 

“Em primeiro lugar, a PUCRS tem o compromisso de desenvolver as realidades onde está inserida. E o fato de ter aporte público para projetos que são próprios da Universidade e que têm relação direta com a comunidade é o maior e o melhor benefício. Além disso, O Centro Vila Fátima tem contribuído ao longo de muitos anos com esta região de Porto Alegre e, ao mesmo tempo, ajuda a desenvolver as práticas dos nossos estudantes de forma interdisciplinar”, destaca Ir. Manuir. 

Dentre as melhorias, o Centro também recebeu pintura na área externa, reformas nas áreas de odontologia e recepção, com a ampliação dos espaços e melhorias nos equipamentos e climatização dos ambientes. Essas reformas impactam diretamente a qualidade dos serviços prestados à comunidade, aumentando o número de atendimentos, especificamente da área odontológica, e bem-estar dos pacientes.  Além disso, outros equipamentos e utensílios necessários ainda serão adquiridos para a realização das atividades e serviços oferecidos pela Unidade.  

Leia mais: PUCRS reforça parceria com MPRS e amplia qualificação a casas de acolhimento de pessoas com transtornos mentais

O espaço conta atualmente com 20 profissionais na equipe além da participação de professores e estudantes de oito cursos da PUCRS. Em 2022, o Vila Fátima realizou mais de 3 mil atendimentos odontológicos. A dentista da Unidade, Andrea Fontoura Recchi, conta que, por dia, o Vila Fátima atende em média 14 pessoas.  

As cadeiras foram adquiridas a partir do apoio de emendas parlamentares. /Foto: Diego Furtado

“O número de atendimentos costuma aumentar com a presença dos alunos, e quando estou sozinha atendo 14 pessoas. No mês, nós atendemos mais de 170 pessoas, então sempre batemos a meta da prefeitura. Com estudantes, esse número fica entre 200 e 250 atendimentos por mês”.  

A Unidade proporciona aos moradores do território serviços de qualidade nas áreas de saúde, educação e assistência, direito e desenvolvimento social, e oferece aos alunos espaços para vivências práticas a partir da realidade e das necessidades da população. Estas ações foram possíveis através de Emendas Parlamentares Municipais, as quais totalizaram uma verba de R$ 200.000,00. Deste montante, R$ 50.000,00 destinados pelo Deputado Estadual Leonel Radde, na época Vereador de Porto Alegre e atual Deputado Estadual.  

“É muito importante fazer entrega dessa emenda parlamentar. O parlamentar só tem a função de direcionar o recurso que já pertence à população. Nesse caso, as cadeiras e a reforma do espaço, contribuem para o aumento da autoestima da população aqui da Bom Jesus. Então me honra muito poder participar disso.” 

Centro de Extensão Universitária Vila Fátima 

  • Endereço: Rua Quatorze, 227 – Vila Nossa Sra. de Fátima, Porto Alegre – RS, 742 
  • Dias de funcionamento: segunda à sexta-feira 
  • Horário de atendimento: 8h às 17h 
  • Telefone: (51) 3320-3536 
  • E-mail: [email protected] 
Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas