PUCRS reforça parceria com MP-RS e amplia qualificação a casas de acolhimento de pessoas com transtornos mentais

Por: ECSV

09/05/2023 - 09h27

Dando sequencia ao belo resultado obtido em 2022, a parceria entre Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) que busca melhorias em locais que de acolhimento a pessoas com transtornos mentais em Porto Alegre está sendo ampliada.

No ano passado, foi assinado entre a PUCRS e o Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Mediar-MP) um termo de cooperação. Esta parceria tem o objeto de capacitar proprietários e colaboradores de moradias fiscalizadas pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos de Porto Alegre. Esses profissionais participam de atividades desenvolvidas pela universidade por professores e estudantes de diversos cursos de graduação.

Com o sucesso do projeto-piloto, em 2023, as atividades foram ampliadas para os cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Teologia, Letras, Fisioterapia, Direito e Escrita Criativa, além da participação da Biblioteca. Também serão retomadas atividades com as graduações de Nutrição, Psicologia e Farmácia. Os estudantes incluirão nas atividades visitas às casas, enquanto no piloto todas as atividades aconteceram somente nas dependências da PUCRS. Serão acompanhadas pelo projeto diversas moradias protegidas privadas, dentre as quais o Lar Emanuel, Lar Emanuel Restinga, Centro de Reabilitação Vita, Residencial Equilíbrio e a casa Marta Maria, além das três iniciais, que seguem também participando das capacitações.

O projeto-piloto, realizado ainda em 2022, abrangeu três residenciais: a Casa Minho/Marlene, a Associação Lar Santa Rita e o Atelier Terapêutico e Residencial. Nesta primeira etapa foram capacitadas seis pessoas, com a participação dos cursos de Farmácia, Psicologia e Nutrição da PUCRS.

“Entendemos que esse projeto está em consonância com o que a PUCRS prioriza no que diz respeito à questão social, ao propósito da universidade. Nós preparamos profissionais que serão atuantes dentro de uma sociedade. Envolve um espírito humano e traz um impacto social bem importante”, avalia a decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) da PUCRS, professora Andrea Gonçalves Bandeira.

O objetivo do projeto é qualificar a atenção em saúde e proporcionar melhorias nos atendimentos aos acolhidos por meio de informações sobre cuidados gerais sobre medicamentos, seu uso seguro e descarte correto; elaboração de plano de gerenciamento de resíduos em serviço de saúde; incentivo à adoção das boas práticas de higiene e de manipulação de alimentos; desenvolvimento de ações de educação em saúde para trabalhadores de serviços que compõe a Rede de Atenção Psicossocial.

“Essas casas apresentavam irregularidades, mas percebemos a disposição dos proprietários em acertar, fazer o melhor possível. Assim surgiu a ideia dessa parceria com a universidade, que acabou trazendo um resultado muito positivo para todos, qualificando o atendimento prestado aos acolhidos. A acolhida aos selecionados para a capacitação é ímpar. Eles são recebidos no ambiente da universidade, que disponibiliza toda a sua estrutura. O conhecimento é compartilhado pelos professores, proporcionando experiências transformadoras”, explica a promotora Liliane Dreyer da Silva Pastoriz, do Núcleo da Saúde da Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos de Porto Alegre.

“Somos reconhecidos pelas magníficas parcerias que temos estreitadas com os promotores de Justiça, incansáveis na defesa de direitos e humanização do cuidado. Hoje, a PUCRS tem mais de sete projetos ativos com o MPRS. Está no DNA da universidade uma visão ‘além-muros’”, aponta o diretor de Relações Institucionais da PUCRS, Solimar Amaro.