Professor da PUCRS realiza missão na Università Degli Studi di Milano

As universidades possuem convênio de cooperação internacional desde 2018

Por: PUCRS Internacional

12/12/2022 - 16h25

Rafael Reimann Baptista (ao centro) esteve na Università Degli Studi di Milano onde conheceu estruturas de pesquisa da instituição nas áreas de educação física, odontologia e inovação. Foto: Arquivo pessoal

O professor e pesquisador da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Rafael Reimann Baptista esteve em novembro na Università Degli Studi di Milano (UniMi), na Itália, realizando missão de trabalho no exterior pelo Programa CAPES-PrInt na PUCRS. Com a oportunidade, o docente pode conhecer as estruturas de pesquisa da instituição italiana parceira nas áreas de educação física, odontologia, inovação e estreitar relações para futuros projetos.

Baptista desenvolveu projetos em colaboração com a professora Chiarella Sforza, da UniMi, reconhecida internacionalmente pelos estudos sobre eletromiografia. Foram realizados artigos, aulas em conjunto e a organização de uma edição especial da revista científica Frontiers in Physiology. Esta parceria proporcionou sua missão em novembro, onde pode participar de reuniões com laboratório que investiga o movimento humano (biomecânica) e ministrar um workshop sobre Motion Capture.

A PUCRS e a Università Degli Studi di Milano possuem um convênio de cooperação internacional, desde 2018, mas ações em parceria acontecem desde 2014. Com a atuação do pesquisador Baptista na Itália, o docente da PUCRS também prospectou novos projetos em parceria e iniciativas de mobilidade discente e de doutorado-sanduíche. Em outro momento, também se reuniu com os representantes do setor de Open Innovation da UniMi.

“O contato entre os cientistas, estar dentro do laboratório, a troca de experiências sobre como um grupo coleta ou análise os dados, é muito enriquecedora para fomentar a colaboração científica. A parceria com a professora Chiarella Sforza será muito produtiva e irá trazer múltiplas oportunidades de desenvolver estudos em diferentes áreas do conhecimento e assim, beneficiar diversos pesquisadores e alunos de pós-graduação da nossa Universidade”, finaliza o professor.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas