Relação entre iniciação científica e neuropsicologia é tema de palestra

Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS avalia a participação dos bolsistas no projeto de pesquisa

02/06/2022 - 17h35
seminário iniciação científica

Foto: Matheus Gomes

A cerimônia de abertura do Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS iniciou nesta terça-feira, dia 31 de maio, e segue até sexta-feira, dia 3 de junho, com 247 trabalhos inscritos e 50 bancas avaliativas. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da sua Coordenadoria de Iniciação Científica, o evento constitui um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo os bolsistas de Iniciação Científica e seus professores/pesquisadores orientadores. 

O evento de abertura, que aconteceu no Auditório do Prédio 11, contou com a presença do vice-reitor Ir. Manuir Mentges, do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva, e com o diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Rafael Roesler. 

Em sua fala de acolhida, o vice-reitor Ir. Manuir Mentges destacou a importância da pesquisa para gerar soluções para os problemas concretos da sociedade e como a iniciação científica contribui para o desenvolvimento do pensar científico. Já o pró-reitor Carlos Eduardo Lobo e Silva falou sobre como a Iniciação Científica pode ser um diferencial para a formação do aluno, além de ser uma porta de entrada para quem busca seguir uma trajetória científica.  

“Todo ser humano nasce cientista” 

A conferência de abertura, intitulada A neuropsicologia e o papel da Iniciação Científica no desenvolvimento cognitivo e socioemocional do futuro profissional, foi conduzida pela professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Rochele Paz Fonseca. A pesquisadora abordou como o programa pode contribuir para a vida do estudante, baseando-se em conceitos da sua área de atuação, a neuropsicologia. 

Para a pesquisadora, todo ser humano nasce cientista e a curiosidade é a base da ciência. Rochele abordou sua trajetória acadêmica e como o dia a dia da pesquisa pode desenvolver competências importantes para a vida de um profissional. 

Saiba mais sobre a Iniciação Científica

A Iniciação Científica busca proporcionar aos estudantes de graduação, sob orientação de um professor/pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Saiba mais sobre o programa no site da Iniciação Científica. 

Leia também: Varíola dos macacos: saiba mais sobre a doença Monkeypox

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas