Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

O Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS é uma realização da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e constitui um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo os bolsistas de Iniciação Científica dos Programas de Bolsas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PQ/CNPq, PROBIC/FAPERGS e PROBITI/FAPERGS e os professores/pesquisadores orientadores.

A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/ pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. 

Devido às recomendações dos órgãos oficiais de saúde e determinações institucionais de isolamento social visando a prevenção ao SARS-CoV-2, o Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS ocorrerá, excepcionalmente, de maneira online e síncrona.

Objetivos:

  • Avaliar a participação dos bolsistas no projeto de pesquisa de Iniciação Científica no qual estão envolvidos.
  • Oportunizar aos bolsistas um momento de reflexão sobre sua contribuição para a qualificação do projeto de pesquisa de Iniciação Científica.
  • Acompanhar os Programas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PROBIC/FAPERGS e PROBITI/FAPERGS da Universidade.

Bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e da FAPERGS e pesquisadores responsáveis pelos projetos com bolsas das referidas Agências de Fomento.

Inscrições  26/4 a 7/5/2021 Até às 18h de  7/5/2021
Divulgação do Cronograma de Apresentações  Após 28/5/2021
Abertura  8/6/2021 10h30min às 11h30min
Apresentações  8/6/2021 Tarde: 14h às 17h30min
Noite: 19h30min às 22h30min
9 e 10/6/2021 Manhã: 8h30min às 12h
Tarde: 14h às 17h30min
Noite: 19h30min às 22h30min
11/6/2021 Manhã: 8h30min às 12h
Tarde: 14h às 17h30min

O Regulamento contém as informações necessárias para o processo de inscrição. Recomendamos a leitura integral do mesmo antes de realizar a inscrição.

Regulamento: Clique aqui

 

As inscrições estarão abertas no período de 26 de abril até às 18h do dia 7 de maio de 2021.

Ressaltamos que somente os alunos da PUCRS, bolsistas de Iniciação Científica dos Programas de Bolsas do CNPq e FAPERGS poderão inscrever-se nesse evento e que as instruções e regras para o processo de inscrição estão detalhadas no Regulamento Geral.

Para fazer sua inscrição, clique no botão “inscreva-se” e preencha corretamente os campos indicados no Formulário de Inscrição.

No momento da inscrição, preste muita atenção ao preencher os dados do seu trabalho, pois somente essas informações serão consideradas na emissão do certificado de participação.

Modelo de Resumo: Clique aqui

IMPORTANTE: Os resumos que não seguirem o padrão e as regras do modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.

IMPORTANTE: O agendamento das bancas avaliadoras é realizado de acordo com a disponibilidade dos avaliadores. A Comissão Organizadora se empenhará para atender a preferência de todos os inscritos da melhor forma possível, porém não garante o agendamento da apresentação no turno de preferência.

Tutorial – Inscrições: Clique aqui

Inscreva-se

Todos os resumos serão homologados em até 48h após a realização da inscrição, via envio de mensagem automática ao endereço de e-mail cadastrado.

Os resumos não homologados deverão ser substituídos até a data de encerramento das inscrições, conforme tutorial abaixo.

Caso encontre dificuldades no processo de substituição do arquivo do resumo, contate o Centro de Educação Continuada (EDUCON) pelo correio eletrônico [email protected].

Tutorial – Alteração de Resumo: Clique aqui

 

As apresentações deverão ser realizadas em formato PowerPoint ou similar. Ela será virtual e síncrona com compartilhamento de tela via plataforma a ser definida perante uma comissão de 2 (dois) ou 3 (três) avaliadores. A apresentação oral deve durar entre 10 e 12 min e será seguida por até 15 min de questionamentos pelos avaliadores.

Sugerimos que o estudante apresentador esteja disponível durante todo o turno de apresentação dos trabalhos na sessão para a qual será designado e instale a plataforma de apresentação selecionada em seu computador, tablet ou celular.

IMPORTANTE: Ao acessar a plataforma de apresentação, o aluno apresentador deve certificar-se de que o nome de exibição corresponde ao seu nome completo.

Cronograma de Apresentações: Em breve.

Modelo de Apresentações – Arquivo PPTX: Clique aqui

 

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ

Comissão Coordenadora
Prof. Dr. Carlos Eduardo Silva – Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Profª. Dr. Fernanda Bueno Morrone – Diretora de Pesquisa da PROPESQ
Prof. Dr. Júlio César Bicca-Marques – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Maria Ivete B. Rockenbach – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Rosane Souza da Silva – Coordenadoria de Iniciação Científica

Equipe Organizadora
Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
Isadora Azambuja Nobre Fernandes – Coordenadoria de Iniciação Científica
Cristiane Dornelles Cardoso – Coordenadoria de Iniciação Científica

Equipe de Apoio
PROAF

Perguntas Frequentes

Quem é obrigado a participar do evento?
R: A participação no Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica é obrigatória e exclusiva para os bolsistas dos Programas de Bolsas das Agências de Fomento CNPq e FAPERGS.

Quem poderá apresentar o trabalho?
R: O aluno/bolsista inscrito é o único APRESENTADOR.

Preciso fazer um pôster da minha apresentação?
R: Não. A apresentação é exclusivamente oral. O aluno apresentador deverá utilizar a plataforma PowerPoint ou similar para a apresentação.

Como recebo meu atestado de participação?
R: O atestado será encaminhado, via e-mail, após 30 dias úteis do encerramento do evento. Somente receberão Atestado os alunos que comparecerem às sessões e apresentarem os trabalhos.

Como saberei do resultado da avaliação do meu trabalho?
R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail em data a ser designada pela Comissão Organizadora.

Como os trabalhos são avaliados?
R: O processo de avaliação dos trabalhos obedece aos seguintes critérios: qualidade do resumo, domínio do conteúdo, contribuição para o desenvolvimento do projeto, clareza/ objetividade na exposição do trabalho, utilização adequada do tempo, adequação das respostas aos questionamentos.

O Orientador precisa estar presente na minha apresentação?
R: Sim. A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho do bolsista.

Clique aqui e acesse o histórico de anais do Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS.

Para sugestões, dúvidas ou informações entre em contato conosco via formulário eletrônico abaixo:

Preencha os campos abaixo e clique em enviar. Para confirmar que sua mensagem foi enviada, aguarde a atualização automática da página e verifique o menu contato.

Mídias Sociais

icone do facebook

Compartilhar