Professora da PUCRS é convidada em encontro internacional diálise, na Alemanha

13/05/2022 - 10h23

A professora Ana Elizabeth Figueiredo, do curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, participou, na última semana, do simpósio Complicações Baseadas em Sintomas na Conferência de Diálise, em Berlim (Alemanha). O evento, que abordou sintomas e complicações em diálise, reuniu 60 especialistas da área da nefrologia de todo o mundo.

No simpósio foram discutidos os principais sintomas físicos e psicológicos e os seus impactos na vida das pessoas portadoras de doença renal crônica em diálise. “O encontro oportunizou para os experts da área discutir pontos controversos sobre manejo de sintomas físicos e psicológicos nesta população. Os resultados destas discussões serão publicados em periódicos da área. O principal objetivo é a troca de ideias baseado na experiência pessoal e na prática baseada em evidências que elencam ações norteadoras para futuras diretrizes para o cuidado das pessoas com doença renal garantido a segurança da população”, explica.

A professora da PUCRS foi uma das seis profissionais de enfermagem convidadas do evento, onde teve a oportunidade de trocar conhecimento com profissionais de diversas nacionalidades e de diferentes hospitais e centros de diálise do mundo. “Gosto de pensar que eles se beneficiaram da convivência comigo tanto quanto eu com a deles”, salienta.

Profissional com experiência de 35 anos na área de Enfermagem em nefrologia e em diálise (hemodiálise e diálise peritoneal), ela ressalta a importância de trocas de experiências com especialistas internacionais. “Esse encontro proporcionou para mim um aprendizado e uma nova visão de problemas antigos. É um privilégio poder participar destas reuniões junto com médicos, pacientes e outros profissionais da área da saúde de vários países e com experiência na área para discutir às melhores práticas para as pessoas portadoras de doença renal crônica”, avalia Ana Elizabeth.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas