Profissionais de várias áreas discutem Neuropsicologia

Jornada recebeu 400 participantes para abordar a relação entre desenvolvimento cerebral, memória e atenção

26/03/2018 - 15h30
Jornada de Neuropsicologia

Fotos: Camila Cunha

A 2ª Jornada Gaúcha de Neuropsicologia teve 400 participantes de diferentes profissões – Psicologia, Medicina, Educação, Psicopedagogia e Fonoaudiologia –, nos dias 22 e 23 de março, para discutir atualizações da área, relacionando desenvolvimento cerebral e funções cognitivas (como memória, funções executivas, atenção, percepção e linguagem oral e escrita). Organizado pelas professoras Rochele Paz Fonseca e Danielle Irigoyen da Costa, da Escola de Ciências da Saúde, e pela bolsista de pós-doutorado Renata Kochhann, o evento contou com palestrantes de diversos eixos teóricos e abordagens práticas de temas como neuropsicologia de bebês até superidosos (pessoas com mais de 80 anos sem problemas de saúde e sem declínio cognitivo).

Maximiliano Wilson, Universidade de Laval

A abertura da jornada foi feita pelo professor Maximiliano Wilson, da Universidade Laval (Canadá), que falou sobre Neuropsicologia da leitura: por que é tão importante ler?. Também houve discussões sobre neuropsicologia da aprendizagem com estimulação de funções executivas através de games, diagnóstico diferencial de comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer com avaliação neuropsicológica de ponta e neuroimagem, neuropsicologia de quadros de alteração do humor, entre outros.

Além de representantes dos cursos de Psicologia, Letras e Medicina da PUCRS, do Instituto do Cérebro e da universidade canadense, a Jornada contou com profissionais da UFRGS, Feevale, UFCSPA, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e UFRJ.

10 anos do GNCE

No evento, foram comemorados os 10 anos do Grupo Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, coordenado pela professora Rochele Paz Fonseca. Em torno de dez doutores e 20 mestres já se integraram ao grupo, além de cem alunos de graduação, que puderam obter experiência em iniciação científica nessa área tão promissora do mercado de trabalho por sua alta relevância clínica, educacional e social.