“O ecossistema da PUCRS possibilitou eu me tornar uma empreendedora”

Farmacêutica, pesquisadora e CEO da startup HOW.ai, Graciane Radaelli desenvolveu sua trajetória empreendedora na Universidade aliando a ciência e os negócios

22/03/2022 - 18h02

Natural de Nova Bréscia, município do interior do Rio Grande do Sul localizado a mais de 160 quilômetros de Porto Alegre, Graciane Radaelli empreendeu em sua jornada desde cedo. Aos 16 anos, saiu da cidade natal para estudar, ingressando no curso de Farmácia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS. Hoje, ela está à frente do próprio negócio – a startup HOW.ai, que conecta pacientes voluntários às pesquisas clínicas.

Em 2021, a How.ai foi finalista da 10ª edição do Programa de Modelagem de Negócios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o Startup Garage. Com o impulso do Programa, a empresa se conectou ao ecossistema de inovação da Universidade e criou parcerias. Atualmente, a iniciativa está em implementação na área oncológica da rede de hospitais da Santa Casa.

“Tudo que eu aprendi, durante os anos de pesquisa científica, contribuíram para gerar o meu negócio. Meu intuito sempre foi ajudar as pessoas de alguma forma e na Universidade tive a oportunidade de unir minha trajetória acadêmica e esse desejo de gerar uma solução para a sociedade”, conta Graciane.

Trajetória acadêmica com foco na pesquisa

Durante a graduação no curso de Farmácia, Graciane participou do programa de Iniciação Científica da PUCRS, despertando o interesse pela pesquisa. Após a experiência, ela teve certeza de que queria seguir na área. Também na PUCRS, realizou o mestrado em Medicina e Ciências da Saúde e o pós-doutorado em Neurologia na Escola de Medicina.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por PUCRS (@pucrs)

Na carreira profissional, Graciane coordenou pesquisas clínicas em Cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e em radiofarmácia no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), onde hoje é pesquisadora.

“Essas experiências proporcionaram a aproximação com o mercado, complementando a visão acadêmica. A partir disso, foram surgindo várias ideias de negócio. Por isso, costumo dizer que nada foi da noite para o dia. Fui bem conduzida dentro da Universidade, por pessoas que me guiaram por caminhos de boas escolhas”, comenta.