Startup Garage abre inscrições: conheça as histórias de quem já faz parte

Inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de abril para o evento que acontece de forma híbrida, entre os dias 18 abril e 21 de junho

16/03/2022 - 15h39

startup garageHá oito anos o Programa de Modelagem de Negócios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) vem impactando a vida de quem sonha em ter o próprio negócio. Em 11 edições, o Startup Garage ajudou a desenvolver 342 startups, e mais de 800 empreendedores passaram pelo Programa 

Neste ano, o evento acontece entre os dias 18 abril e 21 de junho, pela primeira vez em formato híbrido, com encontros presenciais e online. A participação é aberta para toda a comunidade acadêmica da PUCRS (estudantes de graduação e pós-graduação, colaboradores/as e alumni) e para demais empreendedores do público externo (desde que possuam na equipe ao menos um/a participante que tenha vínculo com a PUCRS). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 1º de abril. 

Durante dois meses os participantes recebem mentorias, workshops, palestras e trocam experiências com profissionais do mercado de empreendedorismo e inovação. Entre os 300 negócios que já passaram pelo Garage, muitos continuam no Tecnopuc, ampliando ainda mais as conexões e se desenvolvendo no mercado. Esse é o caso das startups Mais Bonita Todo Dia, OvinoPro, Nutrório, How.ai e Sort-e, que hoje contam sobre a trajetória inspiradora no Programa e dos benefícios de ser membro do ecossistema da PUCRS. 

mais bonita todo dia

Airton Soares, formado pela Escola de Comunicação de Artes e Design – Famecos, é cofundador da Mais Bonita Todo Dia / Foto: Divulgação

Mais Bonita Todo dia venceu a última edição 

A Mais Bonita Todo Dia nasceu com o objetivo de conectar os melhores profissionais de beleza e saúde às interessadas pelo serviço. Voltado para o público feminino, o negócio identificou a dificuldade das mulheres na busca por profissionais que oferecem um trabalho de qualidade.  

Atualmente, a equipe é formada por quatro pessoas. Airton Soares, formado pela Escola de Comunicação de Artes e Design – Famecos, é cofundador e diretor de marketing; Patricia Lucero, também é formada pela Escola, é a cofundadora e diretora de digital; Juliano Renz, diretor de criação e web designer; e Elias da Rosa, responsável pelo setor financeiro e de expansão.  

Para o time, participar do Garage garantiu que a equipe revisitasse alguns pontos do negócio, que já estava no mercado.  

“O Programa possibilitou o acesso a pessoas dispostas a ajudar e a contribuir na solução dos problemas. Ganhamos acesso a um ambiente que transborda inovação e negócios. Conhecemos melhor nossos clientes, suas dores e o que devemos fazer para atender as expectativas dos diferentes públicos. Sem dúvida, nos fez ter ainda mais confiança, coragem e motivação para fazer o negócio acontecer. Ter acesso a tanto conhecimento e a tantas pessoas especiais, com certeza, é fundamental para qualquer startup”, destaca Airton. 

OvinoPro foi a campeã em 2019 

ovinopro

Carlos Eduardo Thiesen, membro da equipe da OvinoPro, apresentou o pitch do negócio na Pitch Week / Foto: Divulgação

Um software de gestão de rebanho e controle financeiro, a OvinoPro já atende cerca de 120 clientes, espalhados em 15 estados do Brasil, por meio de uma plataforma e aplicativo. Fora do País, a startup já conquistou clientes no Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia e Portugal. Hoje o time é formado por três pessoas: Adriano Pereira, formado pela Escola Politécnica e CEO da OvinoPro, Carlos Eduardo Thiesen e Silas Greca. 

Adriano conta que a experiência familiar na fazenda o fez buscar por consultorias em controle de rebanhos de ovinos. “Cheguei na consultoria para saber como fazia para produzir cordeiros e saí de lá com ideia de como produzir um software que ajudasse nesse controle”, lembra. 

Para o CEO, participar do Garage foi o pontapé para que a ideia se tornasse um negócio. “O Programa é importante para colocar a ideia em prática. Ali saímos de dentro do escritório e vamos conversar com as pessoas, é um impulso para o negócio. E agora estamos aqui, dentro de um dos maiores polos tecnológicos do Brasil, fazendo conexão e conhecendo muitas pessoas”, ressalta Adriano. 

Conheça mais histórias  

Leia o conteúdo completo no site do Tecnopuc e conheça a trajetória das startups Nutrório, How.ai e Sort-e. 


Leia Mais Veja todas