Conectar-se une as diferentes áreas e movimenta centena de estudantes

Evento da Escola de Ciências da Saúde e da Vida movimentou o Campus com mais de 100 atividades

08/11/2019 - 17h01
abertura, conectar-se

Coordenador do Conectar-se Prof. Lúcio Brandt. Foto: Camila Cunha

Nos dias 30 e 31 de outubro, a Escola de Ciências da Saúde e da Vida realizou o primeiro Conectar-se, evento que reuniu atividades interprofissionais envolvendo todos os cursos da área da saúde e da vida na PUCRS. Desenvolvido simultaneamente em quatro espaços da Universidade, mobilizou centenas de pessoas, estudantes, alumni (diplomados), professores, técnicos administrativos e comunidade externa nas 100 ações promovidas de maneira gratuita.

Com palestras, workshops, mesas-redondas e apresentações artísticas, o Conectar-se propôs uma nova modalidade de evento institucional, buscando reunir todos os cursos de graduação (Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Odontologia e Psicologia) e os Programas de Pós-Graduação (Biologia Celular e Molecular, Ecologia e Evolução da Biodiversidade, Odontologia e Psicologia) da Escola em uma grande união do conhecimento interdisciplinar.

Além dos conteúdos específicos, o Conectar-se trouxe também atividades da área de comunicação, empreendedorismo, negócios e entretenimento. Meditação, dança, meio ambiente, saúde de crianças e idosos, redes sociais e mobilidade acadêmica foram alguns dos temas das palestras que movimentaram os últimos dias de outubro.

Com palestrantes externos, professores, alunos e alumni da PUCRS, o evento buscou trazer as últimas atualizações nas diferentes áreas do conhecimento, de maneira interligada com diversos parceiros como Sebrae-RS, Projeto Rondon, Tecnopuc, Hospital São Lucas, Instituto de Cultura, Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, Instituto do Cérebro do RS e Diretório Acadêmico da Psicologia.

abertura, conectar-se

Decano da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Prof. Luciano Castro. Foto: Camila Cunha

O coordenador do Conectar-se, professor Lúcio Brandt, ressalta que “o maior desafio do foi criar algo novo, que fosse significativo para as dez diferentes áreas de conhecimento que compõem a Escola”, destaca o docente. Já o decano da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Luciano Castro, afirma que o Conectar-se representou uma ação extremamente importante na consolidação da identidade da Unidade Acadêmica.

“Foi o reconhecimento da transversalidade das diferentes áreas que compõem a nossa Escola, da nossa capacidade de interação, de compartilhamento, de complementaridade, de interdisciplinaridade. Estamos aprendendo a deixarmos de sermos ‘ilhas’, com a mente voltada somente para nossas próprias áreas, e entendendo o quanto podemos ganhar quando interagimos uns com os outros”, completa o decano.

Para o estudante do 8º semestre do curso de Farmácia, Everton Paz, o Conectar-se foi “um ponto chave dentro da trajetória acadêmica na PUCRS”. Deixou claro que “todas as áreas profissionais contempladas no evento podem e devem conectar-se para, então, juntas, solucionarem grandes questões na forma de problemas que surgem no âmbito profissional de cada indivíduo”, destaca.

Para a próxima edição, o coordenador Lúcio Brandt, afirma que o trabalho pretende proporcionar mais discussões interprofissionais e integrar um número maior de participantes. “Nosso evento tem três pilares: conectar pessoas, conhecimento e a comunidade com a PUCRS. Vamos continuar trabalhando para cada vez mais fortalecê-los”, assevera.

De acordo com o decano, “tivemos muitas convergências e divergências, mas entendo que acima de tudo, tivemos inteligência em busca de um caminho comum, e sabedoria para mantermos as características e peculiaridades de cada área”, celebra Luciano Castro.

Confira mais fotos do Conectar-se na página da Escola de Ciências da Saúde e da Vida no Facebook.