24º Salão de Iniciação Científica reúne mais de 500 estudantes na PUCRS

Palestra de abertura sobre inteligência artificial na pesquisa científica foi conduzida pelo professor da Escola Politécnica Rodrigo Barros

05/10/2023 - 14h44

O vice-reitor Ir. Manuir Mentges esteve presente na palestra de abertura. / Foto: Giordano Toldo

O 24° Salão de Iniciação Científica da PUCRS iniciou nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, com uma cerimônia de abertura no Teatro do prédio 40. Foram mais de 500 submissões de trabalhos científicos no evento que iniciou no dia 2 de outubro, com uma cerimônia de abertura no Teatro do prédio 40. Até o fim do evento, na sexta-feira, dia 6 de outubro, serão 91 bancas de avaliação nos turnos da manhã, tarde e noite.

Na palestra de abertura, o vice-reitor Ir. Manuir Mentges celebrou mais uma edição do evento, destacando a importância da iniciação científica durante a formação dos/as estudantes. Ele definiu este processo como uma jornada que nos leva à apropriação de metodologias, à descoberta de uma vasta literatura, ao desenvolvimento de uma disciplina que culminará no pensar científico. 

 “Não se trata apenas da pesquisa, o que em si já tem grande valor, mas pesquisa aplicada que pode gerar soluções para problemas concretos demandados pela sociedade”, complementou. 

Leia mais: Excelência em pesquisa faz da PUCRS uma instituição líder no campo da ciência no Brasil 

A diretora de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), professora Maria Martha Campos, destacou a importância da busca constante por conhecimento, aproveitando as chances de desenvolvimento ao longo da formação: 

“É uma ótima oportunidade para os/as estudantes trabalharem ao lado de professores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, contribuindo assim para um espaço de trocas e conexões.”  

Inteligência artificial na pesquisa 

O evento reuniu mais de 500 estudantes. / Foto: Giordano Toldo

A palestra de abertura do Salão foi conduzida pelo professor da Escola Politécnica Rodrigo Coelho Barros, que abordou a temática da inteligência artificial na pesquisa no século 21. O pesquisador, que é integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, destacou o avanço da inteligência artificial, do aprendizado de máquina e das redes neurais. O professor falou ainda sobre do desenvolvimento do ChatGPT, criado pela OpenIA, instituição focada em pesquisa em inteligência artificial. 

Para o pesquisador, a inteligência artificial já é uma realidade e está presente no nosso dia a dia, em um mundo cada vez mais orientado pela automatização. Alguns usos já conhecidos no dia a dia são traduções, criações de conteúdo, assistentes virtuais, transcrições, entre outros. Entretanto, juntamente com os novos usos, chegam alguns desafios éticos que precisam ser debatidos quando falamos de inteligência artificial, tais como propriedade, responsabilidade, parcialidade e justiça, privacidade e transparência.  

“Por outro lado, a inteligência artificial também pode servir para apoio a pesquisa científica, facilitando alguns passos do processo.  A automatização de tarefas repetitivas e a extração de informações com grandes volumes de dados são alguns exemplos de como utilizar a IA a favor da pesquisa”, destacou. 

O Salão de Iniciação Científica faz parte da Semana Acadêmica Integrada e segue até sexta-feira. No dia 26 de outubro acontece a cerimônia de premiação das pesquisas destaque desta edição do evento. 

Leia também: Currículo Lattes: passo a passo para aprender a utilizar a plataforma 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas