Pesquisa sobre nanotecnologia vence Nobel de Química: conheça as iniciativas da PUCRS nesta área

O NanoPUCRS atua como hub de pesquisas e iniciativas na área de nanociência na Universidade

30/11/2023 - 17h10
nanotecnologia

A nanotecnologia explora estruturas extremamente pequenas, na escala dos nanômetros, equivalentes a um bilionésimo de metro. / Foto: Unsplash

Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexey Ekimov, cientistas de universidades americanas, ganharam o Prêmio Nobel de Química neste ano por sua notável contribuição para a descoberta e síntese dos pontos quânticos, minúsculas partículas que estão transformando a nanotecnologia. Trazendo para uma realidade mais próxima, esses pequenos componentes têm uso na área de eletrônica, como TVs e lâmpadas LED, na computação, e na Medicina avançada, como em cirurgias de remoção de tecidos tumorais.   

Para o professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais da Escola Politécnica e também coordenador do Centro Interdisciplinar de Nanociência e Micro-Nanotecnologia (NanoPUCRS), Ricardo Papaleo, esse prêmio representa um grande reconhecimento para a área, já que a descoberta desses pesquisadores está baseada na percepção de que quando os pontos quânticos são reduzidos a uma escala nanométrica, as suas propriedades mudam.  

“Em princípio, as propriedades dos materiais não dependem de seu tamanho, mas na escala nano, esses efeitos são misturados com os processos quânticos e as matérias começam a depender de sua escala”, explica o docente sobre a descoberta premiada.  

A nanotecnologia explora estruturas extremamente pequenas, na escala dos nanômetros, equivalentes a um bilionésimo de metro. Por exemplo, um fio de cabelo humano tem cerca de 80.000 a 100.000 nanômetros de largura – ou seja, a nanotecnologia trabalha com coisas muito menores do que é possível enxergar a olho nu. 

Neste minúsculo mundo, os materiais têm propriedades únicas. Com isso, pesquisadores vem criando tecnologias nessa escala para revolucionar a sociedade, podendo fabricar remédios mais precisos, dispositivos eletrônicos menores e mais potentes, e até mesmo aprimorar cosméticos e tecidos. Segundo Papaleo, essa tecnologia já se faz presente há muitos anos em nosso cotidiano.  

“A nanotecnologia é superampla. Na área da ciência, está dentro do mercado. Nos celulares tem muita nanotecnologia. Os pontos quânticos já são usados na indústria, nos monitores de televisão, são usados também em sensores. Podem ser usados até mesmo na produção e também conservação de alimentos”, destaca.  

NanoPUCRS: Pesquisa e inovação em nanotecnologia 

nanotecnologia

Para o professor da PUCRS Ricardo Palapeo, o prêmio representa um grande reconhecimento para a área. / Foto: Unsplash

Na Universidade, o NanoPUCRS estuda projetos interdisciplinares, fomentando o desenvolvimento de processos e dispositivos inovadores relacionados às propriedades da matéria em nanoescala. No centro, uma das pesquisas desenvolvidas explora as nanopartículas como sensibilizadores no tratamento oncológico, realçando os efeitos dos tratamentos radioterápicos, fazendo com que o paciente seja tratado com doses menores de radiação.  

Este projeto surge da parceria entre a Escola de Ciências da Saúde e da Vida e do Hospital Sâo Lucas com o centro de estudos. O projeto já vem sendo desenvolvido nos últimos cinco anos e envolve a cooperação transcontinental através do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) com a University of Groningen, uma das universidades holandesas de maior prestígio na Europa. Além disso, o centro fica localizado dentro do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o que possibilita maior interface com as necessidades do mercado.  

“Temos uma interação com o Tecnopuc, fazemos projetos em conjunto com as empresas. Temos uma spin-off, a CleanNano, que está encubada dentro do parque. A proposta é de produzir enriquecimento de pós, fazendo com que seja incorporado outras substâncias, gerando polímeros magnéticos e catalisadores especiais”, destaca o professor.  

Para o futuro, as expectativas são de conseguir atingir mais pessoas através do impacto positivo e social da pesquisa. “Vamos estimular os projetos vinculados a saúde. Temos uma infraestrutura ótima na PUCRS que incentiva esse desenvolvimento, como o Instituto do Cérebro. Também pretendemos crescer mais na área de nanotecnologia ambiental. Gostaria de estarmos mais próximo da nossa sociedade e os seus problemas”, elenca Papaleo.   

Ingresse no Mestrado e Doutorado em 2024  

Estão abertas as inscrições para os 20 Programas de Pós-Graduação ao nível de mestrado e doutorado, entre eles o PPG em Engenharia e Tecnologia de Materiais. Os diferentes cursos possibilitam que você se torne referência na sua área de interesse, amplie suas oportunidades e transborde suas descobertas para a sociedade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro.   

 Leia também: Últimos dias: inscreva-se no mestrado e doutorado na PUCRS

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas