Estudantes da Politécnica vencem competição e irão representar a América do Sul e América Central em Mundial

Competição Internacional voltada para engenharias sobre sistemas e circuitos terá sua fase final em maio de 2023

30/03/2023 - 16h55

Os alunos Vitor Zanini, Lucas Luza e Bernardo Farinon do curso de Engenharia de Computação da Escola Politécnica, venceram a etapa da região 9, que engloba a América do Sul e América Central, na competição internacional da IEEE Circuits and Systems Society (CASS).  Ao longo do ano de 2022, os estudantes e professores desenvolveram, um projeto para competirem no evento CASS Student Design Competition, onde estudantes de graduação devem desenvolver projetos de circuitos e sistemas para encontrar soluções para problemas da vida real.

O projeto

O projeto desenvolvido foi baseado na Lei Lucas (13722/18), criada após um acidente onde uma criança morreu engasgada em um passeio escolar. A lei prevê a capacitação em noções básicas de primeiros socorros a professores e funcionários de estabelecimentos públicos e privados de educação básica e de recreação infantil.

“A lei ainda é pouco aplicada no Brasil e não se verifica sua aplicação por órgãos reguladores, o projeto veio com o intuito de criar um protótipo de circuito elétrico de baixo custo para ajudar/auxiliar uma pessoa leiga a realizar a manobra de Heimlich (mais popularmente conhecida como manobra de desengasgo).” Explica o professor Rafael Garibotti, um dos orientadores do projeto.

A competição

A competição possui 3 fases. A primeira foi realizada em dezembro de 2022 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde os alunos apresentaram uma demonstração do protótipo para uma banca, na qual foram aprovados e seguiram para a 2ª fase, representando o Rio Grande do Sul em fevereiro deste ano. Para participar da 2ª fase da competição, os alunos precisavam enviar um artigo e produzir um vídeo de até 10 minutos apresentando o projeto e sua aplicabilidade e, para isso, contaram com o apoio e suporte da Assessoria de Comunicação da PUCRS – ASCOM para a produção fílmica, além dos espaços do campus para as gravações. A produção contou também com a participação da professora e enfermeira Ana Figueiredo da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS que, demonstrou como a manobra de Heimlich é aplicada tradicionalmente.

Nesta fase da competição, estavam correspondidas a América Latina, com equipes do Brasil (RS, RJ e Brasília), México (Guadalajara e Puebla), Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Colômbia, Porto Rico, Peru, Uruguai e Venezuela.

Próximos passos

Os alunos seguem para a última fase da competição, acompanhados do professor Fernando Moraes, da Escola Politécnica, representando a América do Sul e América Central no mundial que será realizada dentro da ISCAS 2023, principal conferência da IEEE Circuits and Systems (CAS) Society, de 21 a 25 de maio de 2023 em Monterrey, Califórnia – CA, enfrentado os campeões da América do Norte; Europa/África; e Ásia/Oceania.