Funcionamento da PUCRS permanece no modelo vigente até o final do semestre

Pautada pelo novo Sistema de Avisos, Alertas e Ações decretado pelo Governo do Estado, Universidade anunciará em junho o planejamento do segundo semestre

21/05/2021 - 15h28

Foto: Camila Cunha/PUCRS

Ndia 15 de maio o Governo do Estado decretou novas diretrizes para monitoramento, prevenção e enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul. Substituindo o modelo de distanciamento controlado por bandeiras, o Decreto 55.882 institui o Sistema de Avisos, Alertas e Ações. No semestre em andamento os protocolos sanitários e funcionamento previsto pela PUCRS não serão alterados.  

Frente à mudança, mantendo como prioridade a saúde e segurança da comunidade acadêmica, Universidade está revisando o planejamento de retomada das aulas para o próximo semestre conforme as possibilidades apresentadas pelo poder público, tendo também como base seu Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos | Covid-19. O modelo de aulas planejado para 2021/2 será anunciado na segunda quinzena do mês de junho 

Com a mudança, a PUCRS segue com: 

  • Aulas teóricas online; 
  • Continuidade das atividades de estágios obrigatórios e práticas para a conclusão de cursos na área da Saúde em regime especial; 
  • Continuidade de pesquisas relacionadas à Covid-19 e as daqueles estudantes que precisam concluir seus cursos e tenham atividades inviabilizadas de maneira remota; 
  • Retomada das demais práticas assistidas e de laboratórios dos diversos níveis de cursos na área da Saúde, estágios e práticas individuais ou em pequenos grupos, essenciais para progressão nos demais cursos; 
  • Serviços de atendimento em regime de plantão. 

Para que toda a comunidade acadêmica possa estar a par do funcionamento da PUCRS com essa mudança, respondemos as cinco principais dúvidas que recebemos em nossos canais sobre a atuação vigente da Universidade: 

1. Posso ir estudar no Campus? É possível utilizar os computadores? 

Na biblioteca, o oitavo pavimento está funcionando com 35% de sua capacidade e são disponibilizados computadores para estudo. No entanto, apenas pode ser utilizado para estudos individuais e é necessário comunicar a biblioteca antes de se deslocar ao Campus para verificar a disponibilidade de espaço nos pavimentos pelos telefones (51) 3320-3684, (51) 3353-4370 e (51) 3353-8348.  

Algumas Escolas também permitem que seus computadores sejam utilizados. Para isso, é necessário entrar em contato com cada uma para verificar se as máquinas sendo disponibilizadas e qual é o protocolo para uso. Pode ser necessário realizar agendamento. 

2 . Onde posso imprimir meus materiais?  

totem de impressão do prédio 7 (Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos) fica no saguão e está funcionando normalmenteConfira as instruções de como enviar seus documentos para impressão. 

Além disso, as reprografias estão funcionando da seguinte forma:  

Reprografia (prédio 5): de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 14h às 17h. Contatos: (51) 3336-1269 / (51) 3384-2413 (Adalberto) 

Cópias Todeschini (prédio 16): de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Contatos: (51) 3339-2136 / 3384-6106 (Silvana) 

Foto: Camila Cunha/PUCRS

3 . Quais lojas e restaurantes estão abertos?  

As lojas e os restaurantes estão funcionando em diferentes formatos e horários. Para conferir o funcionamento de cada um, basta acessar a página de Serviços do Campus. 

4 . A Central do Aluno está aberta para a emissão de documentos?  

Tanto a Central do Aluno quanto a equipe do Prouni estão funcionando com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelos telefones (51) 3320-3588 (setor financeiro) e (51) 3353-7974  (Prouni). 

Contatos também podem ser feitos pelos e-mails [email protected], [email protected] e [email protected]r. 

Além disso, a Central do Aluno possui atendimento por WhatsApp. 

5. Como está o funcionamento da biblioteca?  

É possível retirar livros mediante agendamento. Para isso, o usuário deve enviar um e-mail para [email protected] contendo os dados da obra (autor, título e localização na estante) até as 21h do dia anterior à retirada do material (para retiradas às segundas-feiras, o e-mail deverá ser enviado até as 21h da sexta-feira anterior). Também é possível realizar devoluções durante o horário de funcionamento da biblioteca sem a necessidade de avisar previamente 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.  

Bônus: é possível conferir o funcionamento de cada serviço da PUCRS por meio do Serviços do Campus e esclarecer outras dúvidas na página de Perguntas e Respostas.  

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas