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Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos | Covid-19

Segurança do trabalho

 

Atualizado em 26/1/2022

plano_covid-19-00-setas_brancasO plano Institucional de prevenção e redução de riscos tem como objetivo estabelecer as condições de retomada das atividades no ritmo determinado pela Instituição, a partir das deliberações dos Governos do Estado e do Município, garantindo a segurança da Comunidade Universitária. O plano está organizado em 4 pilares:

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Adicionalmente, contamos com o PLANO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL e com o PROTOCOLO DE CONVIVÊNCIA no Campus, que são apresentados no final deste documento.

As atividades devem atender, na íntegra, às normas específicas estabelecidas pelos órgãos oficiais. Importante lembrar que os protocolos a seguir poderão sofrer atualizações conforme o anúncio de novas normas. A responsabilidade pela aplicação e o sucesso deste plano é de todos nós, e é essencial que sigamos o conceito de presença responsável e cuidadosa. Só assim será possível manter nosso Campus como um lugar seguro.

Orientações sobre o retorno gradual

O retorno das atividades presenciais está condicionado aos protocolos estipulados pelo poder público e pela Universidade. Além disso, para a retomada gradual das atividades, os/as gestores/as terão de estruturar planos específicos*, à luz deste plano global, para o retorno dos/as colaboradores/as ao trabalho presencial.

*Orientações detalhadas sobre a elaboração dos planos específicos, prazos e fluxos serão encaminhadas separadamente.

1. Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

plano_covid-19-01-equipamentos_de_protecao_individual-02Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) serão adequados para a atividade exercida e em quantidade suficiente para cada colaborador, conforme especificado nas Normas Regulamentadoras da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, nas normas e recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS), nas Normas Regulamentadoras da atividade e nas Normas ABNT.

A PUCRS adotou o uso de três tipos de barreiras mecânicas para seus/suas colaboradores/as, com indicações conforme as atividades: máscara facial de uso não profissional (tecido), escudo facial (face shield) e máscaras descartáveis.

O uso de máscara será obrigatório nas dependências da Universidade por todos/as os/as colaboradores/as. O uso de máscaras também passa a ser obrigatório no deslocamento – domicílio / Universidade/ domicílio, sempre que forem utilizados transportes públicos.

As máscaras cirúrgicas ou de tecido devem ser substituídas, no mínimo, a cada quatro horas de uso ou quando estiverem sujas ou úmidas.

O uso de protetor facial segue disponível para os/as colaboradores/as que fazem atendimento e contato com público. Queremos que todos sintam-se seguros/as no ambiente de trabalho.

Quando utilizado, o protetor facial deve ser usado em conjunto com a máscara.

É também de responsabilidade dos/as gestores/as garantir o uso correto dos EPIs por parte das suas equipes.

 

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Máscara facial de uso não profissional

O uso de máscaras é obrigatório na Universidade. Serão fornecidas 2 (duas) máscaras de tecido para todos/as os/os colaboradores/as, para uso exclusivo e pessoal, sendo vedado o seu compartilhamento.
Os/as colaboradores/as também poderão utilizar outras máscaras similares às da PUCRS. Para a saúde da Comunidade Universitária, todos/as devem respeitar as determinações oficiais sobre o uso de máscaras em qualquer espaço público.

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Protetor facial | Face Shield

São recomendados para as seguintes atividades e/ou locais:
• Atividades em locais com atendimento ao público interno e externo, tais como: recepção, vigilância e atendimento;
• Para professores/as durante a aula é recomendado o uso em conjunto com a máscara.
• Atividades específicas indicadas pelo Sesmt;
• Para atividades e locais especificados pelo Sesmt, o protetor facial deve ser utilizado em conjunto com a máscara.

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Máscaras faciais descartáveis

Serão fornecidas máscaras descartáveis em casos de necessidades especiais que garantam a utilização por todos dentro do Campus.
As máscaras descartáveis ficarão à disposição para serem ofertadas pelas equipes de recepção, secretarias da Escolas e unidades, áreas de atendimento ao público e outras identificadas pelo Sesmt.
É exigido o uso de máscaras a todos/as, enquanto permanecerem nos ambientes da Universidade.
As máscaras descartáveis servem para atender necessidades especiais, como por exemplo, a chegada de algum/a visitante ou colaborador/a que esteja sem máscara. Também poderá ser utilizado por necessidade especial de troca ou sobreposição de máscara de professores/as em aula presencial.

2. Procedimentos de higienização

plano_covid-19-02-procedimentos_de_higienizacao-022.1. Higienização de ambientes

Durante o período de funcionamento, a Universidade reforça a higienização de todos os ambientes, garantindo a limpeza no início de todos os turnos. Uma atenção especial é dada às áreas de tráfego intenso, como banheiros, botões de elevadores, corrimão de escadas, maçanetas, telefones, bancadas etc. A periodicidade específica será estabelecida conforme as necessidades dos ambientes.

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Os banheiros contam com kit completo de higienização (álcool em gel 70% e/ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, sabonete líquido e toalhas de papel não reciclado).

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Além da higienização realizada pelas equipes da Universidade, para reforço da segurança de todos/as, a Universidade disponibiliza os materiais necessários para que os/as colaboradores/as possam fazer a higienização individual das suas estações de trabalho.

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Sempre que possível, manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, com ventilação adequada, exceto em locais não permitidos por questões sanitárias.

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A Universidade mantém suas rotinas e protocolos que garantem a limpeza de filtros e dutos dos sistemas de ar-condicionado do Campus, conforme cronograma estabelecido no PMOCC, sob responsabilidade da área de Infraestrutura.


plano_covid-19-02-higienizacao_das_maos2.2. Higienização individual

É fundamental que toda a comunidade mantenha hábitos individuais de higiene, conforme preconizado pelos órgãos de saúde. A partir das recomendações e protocolos estabelecidos, seguem orientações:

  • Higienização das mãos ao acessar e ao sair dos estabelecimentos. A Universidade garante a disponibilidade e o fácil acesso ao álcool em gel;
  • Adoção da etiqueta respiratória e de higienização, lavando as mãos com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos, pelo menos a cada 2 horas;
  • Para quem utiliza uniformes, não utilizar o uniforme no percurso até a Universidade, bem como não retornar às suas casas com o uniforme utilizado durante o trabalho;
  • Em refeitórios ou copas, dar preferência à utilização de talheres e copos descartáveis e, na impossibilidade, utilizar talheres higienizados e individualizados (sem contato).
  • A organização deve distribuir os/as trabalhadores/as em diferentes horários nos locais de refeição.

A Universidade inativou bebedouros de jatos inclinado, de modo que somente seja possível o consumo de água com o uso de copo descartável ou recipiente de uso individual e disponibilizará alternativas para o consumo de água.

Além desta medida, o registro de ponto biométrico nos relógios foi substituído pelo uso do crachá por tempo indeterminado. O registro do ponto segue sendo obrigatório para as atividades presenciais para aqueles/aquelas que têm o controle de jornada.


2.3. Cuidados com resíduos

Dispor de lixeiras que não exijam a utilização das mãos para abertura e fechamento. Os resíduos devem ser recolhidos e descartados com o máximo de frequência.

O descarte de objetos manipulados durante a limpeza, tais como luvas descartáveis, papel toalha, máscaras descartáveis e outros tem que ocorrer nas lixeiras de cor laranja (resíduos orgânicos). Reforçamos que esses resíduos não devem ser descartados nas lixeiras de cor azul (resíduos secos). Caso esses objetos tenham sido manipulados por pessoas testadas positivas ou suspeitas para a Covid-19, os objetos manipulados devem ser acondicionados em saco plástico, fechado com nó e descartado nas lixeiras de cor laranja (resíduos orgânicos).

ATENÇÃO! Após o descarte, não se deve tocar o rosto ou em superfície, lave imediatamente as mãos com água e sabão ou proceda com a higienização com álcool em gel.

3. Organização do trabalho

plano_covid-19-03-organizacao_do_trabalho-02Durante o modelo de trabalho híbrido, parte em teletrabalho e parte presencial, os/as colaboradores/as que assinaram contrato de teletrabalho ficam dispensados do registro de jornada. O registro de jornada deve ser retomado assim que o regime de trabalho for totalmente presencial.

Quanto à organização do trabalho, as medidas abaixo precisam ser adotadas pelos/as gestores/as e equipes:

• Manutenção que evite aglomerações entre as pessoas e, onde não for possível, utilizar barreira física.

• Não aglomerar.Obs.: Normas específicas de atividades podem definir outras medidas de distanciamento.

• Afastamento das gestantes do trabalho presencial. Devem permanecer em home office ou dispensadas do trabalho presencial, conforme lei 14.151. Após consulta com o/a Médico/a do Trabalho, caso o trabalho não possa ser desempenhado no formato remoto, a gestante será encaminhada ao INSS para afastamento legal por antecipação de licença maternidade.

• Utilização de salas ou espaços de convivência. Caso as áreas comuns precisem ser mantidas, devem ser especificados protocolos de uso, incluindo pré-reserva de espaços e limpeza antes e depois do uso.

• Limitação da capacidade dos elevadores: capacidade máxima de 4 pessoas, respeitando o distanciamento mínimo de 1m entre as pessoas.

plano_covid-19-00-marcas-02A responsabilidade pela sinalização de ambientes é de cada área, mas é importante que ela siga os modelos institucionais desenvolvidos para esta finalidade. Consulte o Sesmt e Ascom para apoio e orientações sobre as sinalizações.

• Cuidados no atendimento ao público (interno ou externo): disponibilizar álcool em gel 70% e/ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar para o público e os/as colaboradores/as de atendimento, em locais de fácil acesso (entrada, saída, corredores, elevadores, mesas, etc.). Respeitar o distanciamento mínimo de 1 metro nas filas em frente a balcões de atendimento ou no lado externo do ambiente, sinalizando no chão a posição a ser ocupada por cada pessoa. Fazer a utilização, se necessário, do uso de agendamentos, senhas ou outro sistema eficaz para evitar filas ou aglomeração de pessoas. Ampliar espaço entre atendimentos agendados, para preservar distanciamento entre pessoas e ter tempo de realizar a higienização de instrumentos de contato, quando aplicável.

• Atendimento de pessoa com 60+: estabelecer horários ou setores exclusivos de atendimento, conferir atendimento preferencial, garantindo fluxo ágil para que permaneçam o mínimo possível no estabelecimento.


plano_covid-19-00-ondulacao-02Outras medidas podem ser avaliadas pelos/as gestores/as para a garantia do distanciamento e a realização das atividades de responsabilidade da área. São as alternativas:

• Revisar layouts e métodos de trabalho, ajustando-os para atender às necessidades de segurança mínima entre pessoas – por exemplo, através do uso de barreiras físicas, quando possível, marcando a posição de cada trabalhador no chão no caso de trabalhos em pé. Caso a mudança de posição das mesas ou estações de trabalho para atendimento seguro não seja possível, reforçar o uso de EPIs (ver item específico) e/ou utilizar barreiras físicas entre trabalhadores, de material liso, resistente, impermeável e que permita fácil higienização a cada troca de posto. Caso precise de suporte para avaliar ou realizar adaptações nos postos de trabalho, entre em contato com a Geinfra.

• Transações de documentos digitalmente: adotar, sempre que possível, transações de documentos digitalmente, gerando menos papéis sobre as mesas de trabalho e evitando circulação de papéis.

• Sentar em posições fixas: orientar para que colaboradores/as sentem sempre em posições fixas, para possibilitar a identificação de quem teve contato próximo em caso de testagem positiva de algum/a colaborador/a para Covid-19.

plano_covid-19-00-ondulacao-01• Priorizar a realização das reuniões por teleconferência, mesmo que estejam todos trabalhando presencialmente no Campus. A mesma orientação vale para reuniões com público externo. Quando reuniões presenciais forem necessárias, seguir estritamente as orientações de segurança e higienização.

• Escalonar os horários e intervalos de início e término do turno.

4. Monitoramento de saúde de colaboradores/as

plano_covid-19-04-monitoramento_da_saude-02Recomendamos que os/as gestores/as e colaboradores/as estejam atentos/as para uma possível manifestação de sintomas gripais, como tosse, cansaço, congestão nasal, coriza, mialgia (dor do corpo), dor de cabeça, dor de garganta, dificuldade para respirar, febre ou calafrio. A seguir, detalhamos os procedimentos para o acompanhamento da saúde de colaboradores/as da Universidade:

4.1. Informações sobre vacina para a Covid-19

A Universidade promoveu ação institucional para vacinação de todos/as os/as seus/suas colaboradores/as. Para tanto, seguimos acompanhando a vacinação e conclusão do esquema de imunização de nossos/as profissionais.
Os/as colaboradores/as vacinados/as com a terceira dose fora da PUCRS ou que tenham iniciado e concluído sua imunização fora da PUCRS devem enviar a imagem de suas carteirinhas atualizadas, frente e verso, para [email protected].
Colaboradores/as que não iniciaram sua imunização devem informar aos/às gestores/as e registrar sua situação e o motivo para a medicina do trabalho ([email protected]).

4.2. Casos suspeitos e confirmados

O Sesmt deverá ser informado pelo/a gestor/a e/ou pelo/a colaborador/a de todas as ocorrências relacionados ao Covid-19. São consideradas, aqui, como ocorrências: identificação de casos suspeitos, confirmação de casos positivos, retorno ao trabalho após período de tratamento e existência de caso confirmado para Covid-19 na residência do colaborador/a.

plano_covid-19-00-marcas-01Vale ressaltar que é de responsabilidade da Medicina do Trabalho (Sesmt) manter registro atualizado do acompanhamento de todos os/as colaboradores/as afastados/as, bem como de notificações dos casos à Vigilância em Saúde do Município de Porto Alegre, bem como à Vigilância em Saúde do Município de residência do/a colaborador/a.

A equipe de Medicina do Trabalho fará os devidos encaminhamentos, orientações e acompanhamentos do/a colaborador/a conforme protocolos específicos da Universidade.


Colaborador/a com casos suspeitos:

A partir de sintomas de síndrome gripal*, o/a colaborador/a deverá ser afastado/a imediatamente do trabalho presencial. O Sesmt deverá ser informado sobre a situação para os devidos encaminhamentos.

*Sintomas de síndrome gripal: quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.

Colaborador/a com teste positivo para a Covid-19:

Após a confirmação com atestado médico, o/a colaborador/a deve permanecer afastado/a do trabalho e em isolamento até receber autorização médica para retornar à rotina normal. O Sesmt fará o acompanhamento do/a colaborador/a durante sua recuperação. Neste caso, o/a gestor/a deve informar e orientar os/as colaboradores/as da equipe para que fiquem atentos aos possíveis sintomas pelos próximos 10 dias.

Colaborador/a com casos positivos de Covid-19 na residência:

Colaborador/a que convive com pessoa que tenha testado positivo para a Covid-19 deverá contatar o Sesmt para avaliação e orientação baseado no estado de saúde do/a colaborador/a e status vacinal.

Retorno de colaborador/a afastado/a por Covid-19:

O/a colaborador/a diagnosticado/a com Covid-19 só poderá retornar após contato do Médico/a do Trabalho para avaliação do estado de saúde, a ser realizado no dia anterior previsto para seu retorno.

Plano de Comunicação Institucional

O plano de comunicação está estruturado em duas macro etapas, que contemplam desde necessidades prévias ao retorno, com foco no preparo das equipes, até iniciativas de atualização e sensibilização constantes, que mantenham a Comunidade Universitária ciente do andamento e de protocolos, das medidas preventivas e de outras informações relevantes, a fim de contribuir com a consciência da corresponsabilidade no combate à proliferação da doença. As etapas abaixo descritas estão estruturadas considerando as ações mínimas necessárias para os planos específicos para cada área/setor. Vale ressaltar que as estratégias poderão ser personalizadas, dependendo do público e do uso dos espaços/ambientes.

1ª etapa | Pré-retorno

Contempla todas as iniciativas prévias à retomada das atividades presenciais em cada área. É fundamental que todas as áreas da Universidade estruturem seus planos de retorno gradual, considerando três itens a seguir.

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Preparação da equipe para retomada das atividades:

Recomendamos a realização de diálogos preparatórios, nos quais as lideranças orientem as equipes sobre os procedimentos essenciais, assim como esclarecimento de eventuais dúvidas.

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Desdobramento de todas as necessidades de comunicação com os públicos e de ambientação/sinalização dos espaços:

Nossos espaços devem contribuir com a conscientização acerca das orientações de prevenção em geral, além de informar sobre as recomendações específicas para cada ambiente. A Universidade dispõe de modelos de sinalização a serem adotados em todos os ambientes. Para isso, basta mapear os espaços necessários e encaminhar para a Ascom e para o Sesmt para a elaboração da sinalização necessária. Além disso, estão contemplados neste item subsídios específicos de disseminação dos protocolos de prevenção e peças personalizadas para as necessidades de cada público/área.

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Informação aos/às usuários/as das estruturas que retomam as atividades:

A interlocução com os demais públicos de cada setor/área também precisa ser planejada. Nesse sentido, os planos específicos precisam contemplar estratégias para essa finalidade, e a Assessoria também se coloca à disposição para esta necessidade.

2ª etapa | Orientação e sensibilização

Reforço constante das orientações de prevenção e dos protocolos, com todos os públicos. Iniciativas que reforcem a valorização dos/das profissionais e o sentimento de segurança, conscientização e corresponsabilidade com o cuidado.

Além das estratégias globais de comunicação da Universidade, que incluem ações, canais e subsídios transversais, é possível desdobrar ações específicas que atendam aos públicos e necessidades de cada área/setor.

Em relação ao retorno gradual, recomendamos que as lideranças contemplem no seu planejamento os três itens a seguir.

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Acolhida orientativa

Ao retornar gradualmente, orientamos que, nos primeiros dias, a equipe seja reunida, respeitando-se os protocolos de segurança, para reiterar as recomendações, orientações práticas e fortalecer o compromisso com as medidas de segurança.

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Reforço periódico das recomendações

Após a primeira semana de funcionamento, avaliar os pontos que precisam ser reforçados e planejar ações específicas junto à Assessoria de Comunicação e Sesmt.

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Acompanhamento da saúde e do bem-estar

É importante que os/as gestores/as demonstrem preocupação com os/as integrantes da sua equipe, buscando saber como estão se sentindo e lembrando os protocolos em caso de qualquer sensação de desconforto.

Protocolo de convivência

São algumas das principais orientações aos/às colaboradores/as que devem ser comunicadas e reforçadas pelos/as gestores/as e pelo plano de comunicação:

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Para a saúde da Comunidade Universitária, todos/as devem respeitar as determinações sobre o uso de máscaras. É obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes fechados da Universidade. Como medida de autocuidado, incentivamos a utilização da máscara também em ambientes ao ar livre.

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Evitar a aglomeração de pessoas em rodas de conversa, nas pausas para as refeições, no registro do ponto ou em qualquer outra situação similar.

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Sempre procure uma lixeira cor de laranja (resíduos orgânicos) para descartar papéis ou outros objetos que você utilizou para higienização ou para tossir ou espirrar.

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Ao aguardar em uma fila de espera, evitar aglomerações e utilizar a devida proteção: máscara ou escudo facial (face shield) e máscara.

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Mesmo com máscara ou escudo facial (face shield), mantenha a etiqueta respiratória: cubra a boca com o antebraço ou use um lenço descartável ao tossir ou espirrar.

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Após utilizar a escada e o elevador, higienize as mãos.

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Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos não lavadas.

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Não compartilhar objetos de uso pessoal, incluindo o chimarrão, canetas e outros.

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Mantenha os locais ventilados, portas e janelas devem permanecer abertas para a renovação do ar.

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Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.

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Relate aos seus/suas gestores/as sobre situações que você entenda necessária a comunicação devido ao risco de contágio para que você seja orientado/a sobre a forma de trabalho, podendo o/a gestor/a estabelecer outro local para você desenvolver suas atividades.

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Informe ao/a seu/sua gestor/a e à equipe de medicina do trabalho do Sesmt caso você venha a sentir sintomas de síndrome gripal e/ou tenha resultados positivos para a Covid-19. Enfatizamos a responsabilidade de cada um sobre a sua saúde e a da comunidade universitária, tendo uma atitude responsável de autorrelatar sintomas da doença.

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Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, com duração não inferior a 20 segundos e/ou higienize-as com álcool em gel (cubra todas as superfícies de suas mãos com álcool em gel e esfregue-as juntas até secar).

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Sempre que possível, utilize o elevador individualmente, caso contrário, atente para o número de passageiros para evitar aglomeração, aguarde o próximo ou utilize as escadas.