Como será o funcionamento da Universidade conforme as bandeiras do Modelo de Distanciamento Controlado pelo Governo do Estado?

Todas as atividades de aulas e no Campus dependem da bandeira vigente no referido período. Veja como acontecerá o funcionamento em cada uma delas:

PRETA: aulas teóricas e teórico-práticas online, continuidade de atividades de estágios obrigatórios e práticas para conclusão de cursos na área da Saúde em regime especial (Decreto Municipal nº 20.625) além de restrição de atividades de ensino, pesquisa e serviços presenciais no Campus.

VERMELHA: aulas teóricas e teórico-práticas online, continuidade de atividades de estágios obrigatórios e práticas para conclusão de cursos na área da Saúde em regime especial (Decreto Municipal nº 20.625), de pesquisas relacionadas à Covid-19 e as daqueles estudantes que precisam concluir seus cursos e tenham atividades inviabilizadas de maneira remota. Retomada das demais práticas assistidas e de laboratório dos diversos níveis de cursos na área da Saúde, estágios e práticas individuais ou em pequenos grupos, essenciais para progressão nos demais cursos. Serviços de atendimento em regime de plantão.

LARANJA e AMARELA: disciplinas online, ampliação e retomada gradual das atividades no Campus por meio de disciplinas que possuem encontros presenciais recomendados ao longo do semestre, ampliação da oferta de serviços e reabertura dos espaços de aprendizagem. Continuidade de estágios e retomada de práticas presenciais essenciais e recomendadas para todos os semestres e áreas do conhecimento.

Graduação

Quando iniciará o primeiro semestre de 2021?

As aulas do primeiro semestre de 2021 iniciam no dia 03 de março.

Até quando posso decidir me matricular ou rematricular?

O período de matrículas para novos alunos vai até o dia 19 de março.
Rematrículas podem ser feitas até o dia 19 de março.
Após o início das aulas, o Portal de Matrículas permanecerá aberto para ajustes até o dia 19 de março.

Como está previsto o início do próximo semestre?

As aulas iniciam em 3 de março, com aulas online, e o semestre será composto de quatro cenários, conforme especificidades e diretrizes curriculares do curso e a bandeira de distanciamento vigente:

1. Disciplinas Online: com aulas preferencialmente síncronas, ministradas pelo Zoom ou Teams, além de recursos disponíveis no Moodle, nas quais os alunos permanecerão em ensino remoto por todo o semestre.

2. Disciplinas Presenciais: integralmente presenciais, como os estágios e certas práticas em campo das áreas de Saúde e Medicina. A definição de aulas que devem acontecer presencialmente está relacionada às Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso.

3. Disciplinas Online com encontros presenciais essenciais: são de natureza teórico-prática com parte da carga horária em atividades online e parte da carga horária em atividades presenciais que são essenciais para a formação, conforme o Projeto Pedagógico do Curso e suas Diretrizes Curriculares Nacionais. Em caso de suspensão por condições sanitárias, essas aulas ficarão pendentes até que seja possível retornar presencialmente.

4. Disciplinas Online com encontros presenciais recomendados: formato com parte da carga horária em atividades online e alguns encontros presenciais que, embora importantes e recomendados, são optativos. Neste caso, sempre que houver mudanças de acordo com o cenário da pandemia, as disciplinas mantêm-se integralmente no modelo remoto.
Para definir o modelo de aulas, a Universidade respeitou a realidade de mais de 50 cursos, levando em conta as especificidades de cada área e as necessidades previstas na legislação, além da bandeira vigente no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado.

Entre as premissas institucionais, para quando for seguro, está a oferta de um conjunto mínimo de atividades presenciais em todos os cursos, além das práticas obrigatórias que já são realidade desde 2020 e a manutenção de aulas online nas disciplinas teóricas.

Quando retornaremos às atividades presenciais?

Apenas quando o Modelo de Distanciamento Controlado do Estado permitir.
E quando retornarem, não há uma data única, uma vez que as atividades presenciais respeitam o plano de ensino de cada disciplina e as especificidades de cada curso. Na primeira semana de aula, os docentes irão apresentar o cronograma detalhado e você saberá com antecedência quais encontros ocorrerão na modalidade presencial de acordo com as condições sanitárias possíveis.

Posso decidir, de acordo com minhas necessidades e particularidades, em qual modelo quero cursar o semestre?

Em um cenário possível de acordo com a bandeira de distanciamento vigente e respeitando as diretrizes curriculares do seu curso de Graduação, sim. Neste cenário, você poderá consultar junto ao seu curso quais disciplinas terão atividades presenciais e se a presença é obrigatória. Na primeira semana de aula, em diálogo com cada professor(a) você conhecerá em detalhes o cronograma dos encontros presenciais, caso sejam possíveis, e se a presença será obrigatória ou facultativa.

Para mais informações sobre o modelo remoto de aulas não deixe de falar com a sua Escola.

Em que consiste o modelo de ensino flexível criado pela PUCRS e como posso saber mais sobre ele ou experimentar para tomar decisões?

A base do modelo é a ampliação de atividades presenciais em disciplinas práticas e algumas teóricas para todos os cursos. A intenção é que aconteçam alguns encontros presenciais durante o semestre, desde que autorizados pelos órgãos públicos. O modelo também prevê a ampliação das possibilidades de uso da infraestrutura do campus, seguindo todos os protocolos de prevenção e cuidado. Você poderá consultar as informações detalhadas sobre a oferta de atividades na Secretaria da sua Escola. No início das aulas os/as professores/as de cada disciplina explicarão o cronograma e será possível, caso não se ajuste às suas necessidades e objetivos para o semestre, fazer ajustes no Portal de Matrículas até 19 de março.

O Calendário Acadêmico se mantém ou terá modificações? Onde acompanho?

O calendário acadêmico se mantém e está disponível para consultas neste link. Qualquer mudança será amplamente comunicada.

Como serão os horários e formatos de aula no modelo de ensino flexível para o meu curso de Graduação?

O cronograma de aulas será detalhado pelo professor ou professora responsável no início das aulas. A coordenação do seu curso e/ou Escola informará também em quais disciplinas a presença será facultativa ou obrigatória para que seja possível, caso não se adapte aos seus objetivos e rotina, fazer ajuste pelo Portal de Matrículas até o dia 19 de março.

Quando for possível aderir ao formato flexível, quantas vezes por semana precisarei ir ao Campus?

A definição será de acordo com a especificidade de cada disciplina e da estrutura necessária. Todas as definições buscam evitar aglomerações e seguem também as limitações de quantidade de pessoas para cada espaço de aprendizagem. A recomendação é que os encontros ocorram de maneira alternada, evitando grandes concentrações de pessoas nos mesmos ambientes

Todas as disciplinas serão ofertadas presencialmente?

Não. Serão ofertadas de maneira presencial apenas algumas disciplinas de caráter teórico-prático, ou seja, que requerem atividades práticas para que a aprendizagem seja completa. De forma especial, serão ofertadas presencialmente aquelas disciplinas que necessitem da estrutura de laboratórios e outros espaços de aprendizagem, bem como algumas teóricas no modelo híbrido, em que a presença pode potencializar a aprendizagem dos temas em estudo.

Sou aluno/a do grupo de risco, como fica meu caso?

No caso de práticas essenciais que excedam 25% da carga horária da disciplina e de estágios que requerem atividades presenciais, o/a aluno/a pode pedir afastamento junto à CRA, para cursar as atividades em semestre posterior. No caso de retorno presencial de aulas teóricas ou teórico-práticas optativas, serão oferecidas atividades remotas compatíveis para os/as alunos/as em grupo de risco.

Estudantes do grupo de risco, que não possam cumprir agora a carga horária presencial obrigatória, podem perder bolsas por ter que prolongar o período de formação?

É compromisso da Universidade oferecer alternativas ao estudante que esteja impedido de frequentar as aulas. Assim, recomendamos que você consulte seu coordenador e a CRA para identificar as alternativas, como a realização da matrícula e a solicitação de ausência excepcional autorizada, se aplicável, logo no início do semestre letivo.

Quais as diretrizes para decidir quais atividades são presenciais e quais não são?

Constantemente são avaliados pela PUCRS, além dos decretos estaduais e municipais que determinam as condições sanitárias, as diretrizes curriculares de cada curso, se o processo de ensino e de aprendizagem é potencializado pela presença física e se necessita da estrutura de laboratórios e outros espaços de aprendizagem.

Esses critérios se aplicam a estudantes de todos os cursos de graduação?

A partir deste semestre sim. A universidade ampliará a oferta de atividades presenciais para todos os cursos quando a bandeira de distanciamento controlado do Estado permitir.

Haverá a opção de fazer o semestre 100% online?

Sim. Há cursos que não contam com encontros presenciais obrigatórios. Nos cursos em que há atividades presenciais obrigatórias, é possível ajustar a matrícula para não fazer essas disciplinas neste semestre ou solicitar ausência excepcional autorizada, ficando a carga horária pendente para ser realizada em semestre posterior.

Quando for possível, como serão ministradas as aulas presenciais?

Todas as aulas presenciais, incluindo as atividades práticas em laboratório, seguem protocolos sanitários rigorosos, com uso de EPIs, controle de temperatura, higienização, distanciamento entre as pessoas e taxa de ocupação dos espaços, conforme as indicações dos órgãos de saúde e orientações governamentais. Nas novas disciplinas que serão retomadas, os protocolos seguirão sendo observados. As turmas com um número de estudantes que excede a capacidade dos espaços serão desdobradas em grupos menores, com orientações específicas de funcionamento para cada caso, conforme a natureza das atividades a serem desenvolvidas.

Haverá alguma mudança no formato das avaliações?

As avaliações acompanharão as características das modalidades de oferta das disciplinas. Mas a recomendação da Universidade é que para as disciplinas que seguem com maior parte das aulas online, as avaliações sejam mantidas nesse formato também. De modo geral, os/as professores/as orientarão sobre esse tema na primeira semana de aula.

Como serão tratadas as faltas às aulas?

O percentual permitido de faltas às aulas presenciais que forem obrigatórias segue sendo o mesmo, ou seja, não pode exceder 25% do total da carga horária prevista para a disciplina. Fique atento e em caso de dificuldades consulte a coordenação do seu curso. As atividades remotas não terão atribuição de faltas.

Como serão as aulas?

Mantemos o modelo emergencial adotado ao longo de 2020, com contínuas melhorias. Estamos trabalhando com diferentes plataformas para garantir que, por meio de ferramentas diversificadas, como o Moodle e o Zoom, o/a estudante tenha o melhor suporte possível e possa aproximar a experiência da sala de aula da vivência em sua casa. Além disso, criamos uma Equipe de Mediação Online dedicada para acompanhar e orientar os/as professores/as sobre o uso dos diferentes recursos disponíveis.

Quais são as diferenças entre EaD e o modelo de aulas online proposto pela PUCRS?

Na metodologia EaD os/as estudantes normalmente têm acesso a vídeos, textos e outros materiais. Mas, em geral, não há atividades síncronas que envolvam os/as estudantes e os/as professores/as. As interações habitualmente ocorrem por meio de fóruns de discussão em ambiente virtual próprio. Há um tutor para todos os estudantes.

Já no modelo pedagógico da PUCRS utiliza-se prioritariamente o Moodle, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) mais populares em todo o mundo, que permite a flexibilidade e a customização necessárias a diferentes modelos pedagógicos. Além disso, as disciplinas são organizadas em sintonia com os objetivos de aprendizagem, tendo seu processo pedagógico mediado por professores/as mestres/as e doutores/as para a mobilização cognitiva dos/das estudantes. Há no mínimo 50% de aulas ao vivo (síncronas), nos mesmos dias e horários em que seriam se estivessem sendo ministradas presencialmente. Outro diferencial é a presença ativa dos/das professores/as para a condução de uma prática educativa, reconhecendo o perfil do estudante contemporâneo e, por isso, acompanhando de forma personalizada a turma e cada um/uma individualmente.

Se eu iniciar 100% online, posso mudar de opção ao longo do semestre? E se optar por realizar alguma disciplina presencial quando for possível e não me adaptar ou não me sentir seguro para seguir?

Sim. Será possível fazer ajustes no Portal de Matrículas até 19 de março. Após esse período cada disciplina terá diretrizes que definirão a possibilidade de adaptação para o online ou a possibilidade de acompanhar as aulas de maneira assíncrona.

Que ferramentas vou precisar para acessar as aulas remotas?

Para acessar as aulas é preciso um computador e acesso à internet. Se tiver alguma dificuldade neste sentido, será possível agendar e usar os Laboratórios de Informática da Universidade.
O/a professor/a de cada disciplina divulgará os critérios de participação nas aulas presenciais. Mas caso você não consiga participar de todos os encontros das disciplinas presenciais obrigatórias, basta que observe o percentual de faltas para que não prejudique a conclusão do semestre.

Há limite para o número de estudantes que pode frequentar cada aula presencial? Se sim, qual critério será utilizado para definir quais alunos frequentarão as aulas presenciais quando superar o número de alunos permitidos?

Sim. Todas as aulas presenciais, incluindo as atividades práticas em laboratório, seguem protocolos sanitários rigorosos, com uso de EPIs, controle de temperatura, higienização, distanciamento entre as pessoas e taxa de ocupação dos espaços, conforme as indicações dos órgãos de saúde e orientações governamentais. As turmas com um número de estudantes que excede a capacidade dos espaços serão desdobradas em grupos menores, com orientações específicas de funcionamento fornecidas pelo professor para cada caso, conforme a natureza das atividades a serem desenvolvidas.

Quais serão as diretrizes de bem-estar e segurança para uso de espaços comuns no Campus como Biblioteca, laboratórios, Living 360 e outros? Vou poder fazer uso deles?

Sim. Cada ambiente do Campus está amplamente sinalizado com as orientações de prevenção e segurança. A Universidade atua baseada em seu Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos, com informações e orientações sobre a responsabilidade compartilhada em manter o bem-estar de toda a comunidade acadêmica.
Será possível fazer uso dos espaços sempre que houver condições sanitárias e estiver de acordo com as definições dos decretos municipais e estaduais para a área da Educação.

Como a PUCRS cuidará da saúde e do bem-estar dos estudantes quando eles retornarem às aulas?

Além das orientações disponibilizadas no Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos a Universidade disponibiliza álcool gel em todos os ambientes, define o uso de máscara como obrigatório, mede a temperatura de todos nas entradas dos prédios, preza pelo distanciamento com sinalização nos ambientes e higienização constante dos espaços.

A Universidade oferece algum tipo de aconselhamento para quem está em dúvidas sobre que decisão tomar?

Para qualquer dúvida neste sentido, consulte a Secretaria da sua Escola ou o Coordenador do seu curso.

Vão ser exigidos exames RT-PCR ou de sangue para os alunos que desejarem ir às aulas presenciais?

Não serão exigidos. A Universidade orienta para a presença responsável dos estudantes em estar alerta para identificar situações sintomáticas, bem como em seguir e respeitar os protocolos da universidade como uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e higienização com álcool, por exemplo.

Quais serviços de suporte da universidade estão funcionando online?

A maioria de nossos serviços está atendendo de forma online.

A Central do Aluno está atendendo pelos seguintes contatos: [email protected] e WhatsApp (51) 98443-0788 (Coordenadoria de Registro Acadêmico).

O financeiro pelo e-mail [email protected] e telefone (51) 3320-3588.
Atendimentos relacionados ao ProUni pelo e-mail [email protected] e telefone (51) 3353-7974.

A Biblioteca está atendendo remotamente e agendando horário para empréstimo e devolução de materiais. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] e pelo WhatsApp (51) 98348-0161.

O PUCRS Carreiras também está oferecendo atendimento online, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Assuntos relacionados a estágios, acesso ao Portal, troca de senha do e-mail acadêmico ou consultoria de carreira podem ser atendidos pelo WhatsApp (51) 99984-1653.

O Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação – também está à disposição dos estudantes, para se informar sobre mentorias e outras atividades, o/a aluno/a pode escrever para [email protected]

No Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva, os estudantes que necessitam de orientações e acompanhamento podem contatar diretamente a equipe de atendimento educacional especializada e o psicopedagogo do núcleo pelo e-mail: [email protected]

O Núcleo de Apoio à Aprendizagem e Programa de Monitorias criaram áreas virtuais no Moodle, onde todos/as os/as alunos/as das monitorias, assim com os próprios monitores, estão inseridos. Cada monitor/a fará atendimento semanal através de fóruns, encontros na ferramenta Zoom, além de postagens complementes para auxiliar nos estudos. Esse atendimento está sendo feito por professores/as e bolsistas, inicialmente para alunos/as matriculados nas disciplinas de Matemática, Estatística, Física, Química, Letras e Desenho. Para mais informações sobre as disciplinas que possuem monitoria online, o/a aluno/a deve acessar a página do núcleo ou entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

O Núcleo de Apoio Psicossocial atende de forma gratuitas estudantes que estejam com dificuldades, orientando sobre cuidados com a saúde mental e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 98300-3778 e (51) 98334-6418.

Estou com dificuldades para organizar minha rotina de estudos e trabalho. Onde posso buscar ajuda?

O/a aluno/a pode buscar ajuda junto ao Núcleo de Apoio Psicossocial, que atende de forma gratuita estudantes que estejam com dificuldades, orientando sobre cuidados com a saúde mental e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 98300-3778 e (51) 98334-6418.

Qual a orientação caso eu esteja em tratamento, ou cuidando de familiar diagnosticado com Covid-19, e não tenha conseguido acompanhar as aulas para concluir o semestre?

O/a aluno/a precisará enviar a documentação de comprovação médica para a secretaria da sua Escola solicitando a Ausência Autorizada (AA), por se tratar de uma doença infectocontagiosa. O sistema de saúde permite que familiares recebam atestado médico de isolamento e, portanto, também é válido para obter a autorização.

Se houver alguma falha no Moodle e me sentir prejudicado na realização de alguma atividade, como devo proceder?

No caso de indisponibilidade do Moodle que impeça a realização de alguma atividade ou entrega, o/a aluno/a deve falar diretamente com o professor, contatar o Coordenador do Curso, ou, ainda, utilizar os canais de atendimento ([email protected]) para que possamos compreender melhor e endereçar os encaminhamentos.

Como faço para solicitar a validação de horas complementares?

O/a aluno/a deve enviar um e-mail para a secretaria da sua Escola solicitando as instruções para validação das horas complementares.

Sou estudante de Mestrado ou Doutorado

Quando iniciará o primeiro semestre de 2021?

As aulas começam online na semana de 08 a 12 de março, conforme o cronograma de cada Programa de Pós-Graduação.
Confira neste link as orientações para a realização de atividades de Pesquisa.

Haverá disciplinas presenciais no meu PPG?

Nos cursos de Mestrado e Doutorado será adotado – sempre que as condições sanitárias e as regulamentações do poder público permitirem –, um modelo flexível para o semestre de 2021/1 composto por:

Disciplinas potencialmente presenciais, que terão seus cronogramas e modalidade definidos até o dia 26 de fevereiro, considerando as condições e os decretos vigentes naquele momento. Mesmo no caso do retorno à modalidade presencial, os estudantes matriculados, que desejarem acompanhar as disciplinas de forma remota, poderão assistir às aulas gravadas, de forma assíncrona, e contarão, ainda, com horários semanais para interação com os professores.

Disciplinas Online, compostas por aulas preferencialmente síncronas, nas quais os alunos permanecerão em ensino remoto por todo o semestre.

Em função de possíveis mudanças de cenário ao longo do semestre, as decisões relativas às disciplinas potencialmente presenciais estarão permanentemente sujeitas à revisão.

Quais as diretrizes para decidir quais atividades são presenciais e quais não são?

Foram avaliados pela PUCRS, além dos decretos municipais que determinam as condições sanitárias, a diretriz curricular de cada curso e se o processo de ensino-aprendizagem é potencializado pela presença física e necessita da estrutura de laboratórios e outros espaços de aprendizagem.

Esses critérios se aplicam a estudantes de todos os PPGs?

A universidade ampliará a oferta de atividades presenciais e você pode consultar com a Secretaria do seu PPG mais detalhes sobre as atividades do semestre que irá participar.

Haverá a opção de fazer o semestre 100% online?

Sim. Há cursos que não contam com encontros presenciais obrigatórios. Nos cursos em que há atividades presenciais obrigatórias, é possível ajustar a matrícula para não fazer essas disciplinas neste semestre ou solicitar ausência excepcional autorizada, ficando a carga horária pendente para ser realizada em semestre posterior.

Posso optar por cursar todas as disciplinas à distância ou será obrigatório optar pelo modelo flexível?

Você pode optar de acordo com as diretrizes curriculares do seu PPG por:

Disciplinas potencialmente presenciais, que terão seus cronogramas e modalidade definidos até o dia 26 de fevereiro, considerando as condições e os decretos vigentes naquele momento. Mesmo no caso do retorno à modalidade presencial, os estudantes matriculados, que desejarem acompanhar as disciplinas de forma remota, poderão assistir às aulas gravadas, de forma assíncrona, e contarão, ainda, com horários semanais para interação com os professores.

Disciplinas Online, compostas por aulas preferencialmente síncronas, nas quais os alunos permanecerão em ensino remoto por todo o semestre.
Em função de possíveis mudanças de cenário ao longo do semestre, as decisões relativas às disciplinas potencialmente presenciais estarão permanentemente sujeitas à revisão.

Quando for possível, como serão ministradas as aulas presenciais?

Todas as aulas presenciais, incluindo as atividades práticas em laboratório, seguem protocolos sanitários rigorosos, com uso de EPIs, controle de temperatura, higienização, distanciamento entre as pessoas e taxa de ocupação dos espaços, conforme as indicações dos órgãos de saúde e orientações governamentais. Nas novas disciplinas que serão retomadas, os protocolos seguirão sendo observados. As turmas com um número de estudantes que excede a capacidade dos espaços serão desdobradas em grupos menores, com orientações específicas de funcionamento para cada caso, conforme a natureza das atividades a serem desenvolvidas.

Haverá alguma mudança na forma de avaliação?

As avaliações acompanharão as características das modalidades de oferta das disciplinas. Os professores orientarão sobre esse tema na primeira semana de aula.

Como serão tratadas as faltas às aulas?

O estudante que não comparecer aos encontros presenciais terá falta, por isso é preciso observar a carga horária presencial prevista, já que é necessário não exceder 25% de ausência. As atividades remotas não terão atribuição de faltas.

Como serão ministradas as aulas remotas?

Estamos trabalhando com diferentes plataformas para garantir que, por meio de ferramentas diversificadas, como o Moodle e o Zoom, o/a estudante tenha o melhor suporte possível e possa reproduzir a experiência da sala de aula em sua casa. Além disso, criamos uma Equipe de Mediação Online dedicada exclusivamente para acompanhar e orientar os/as professores/as sobre o uso dos diferentes recursos disponíveis.

Se eu decidir iniciar 100% online, posso mudar de opção ao longo do semestre? E se optar pelo modelo flexível e não me adaptar ou me sentir seguro para seguir?

Sim. Mesmo no caso do retorno à modalidade presencial, os estudantes matriculados, que desejarem acompanhar as disciplinas de forma remota, poderão assistir às aulas gravadas, de forma assíncrona, e contarão, ainda, com horários semanais para interação com os professores.

Que ferramentas vou precisar para acessar as aulas remotas?

Para acessar as aulas é preciso um computador e acesso à internet. Se tiver alguma dificuldade neste sentido, será possível agendar e usar os Laboratórios de Informática da Universidade.

Como as aulas serão transmitidas? Vou poder acessar depois?

As aulas serão síncronas e transmitidas conforme combinado com cada professor no início do semestre. Mesmo no caso do retorno à modalidade presencial, os estudantes matriculados, que desejarem acompanhar as disciplinas de forma remota, poderão assistir às aulas gravadas, de forma assíncrona, e contarão, ainda, com horários semanais para interação com os professores.

Quais serão as diretrizes de bem-estar e segurança para uso de espaços comuns no Campus?

Orientações constarão em cada ambiente. A Universidade atua baseada em seu Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos, com informações e orientações sobre a responsabilidade compartilhada em manter o bem-estar de toda a comunidade acadêmica.

Como a PUCRS vai garantir que todos os estudantes, professores e colaboradores da universidade tomem as medidas sanitárias necessárias?

A Universidade atua baseada em seu Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos. Desde o início da pandemia acompanha e orienta a comunidade acadêmica realizando treinamentos constantes com as equipes e fornecendo equipamentos de proteção individual.

Vão ser exigidos exames RT-PCR ou de sangue para os alunos que desejarem ir às aulas presenciais?

Não serão exigidos. A Universidade orienta para a presença responsável dos estudantes em estar alerta para identificar situações sintomáticas, bem como em seguir e respeitar os protocolos da universidade como uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e higienização com álcool, por exemplo.

Sou estudante da pós-graduação Lato Sensu

Quando iniciará o primeiro semestre de 2021?

As aulas de Lato Sensu (especializações e MBAs) iniciarão conforme o cronograma de cada curso. Caso não seja possível o início totalmente presencial, as atividades teóricas ocorrerão por meio de mediação online, até que as condições sanitárias e legais possibilitem o retorno seguro ao Campus. As atividades práticas serão realizadas presencialmente, conforme protocolos institucionais de segurança e em conformidade com a legislação.

Quais as diretrizes para decidir quais atividades são presenciais e quais não são?

Foram avaliados pela PUCRS, além dos decretos municipais que determinam as condições sanitárias, a diretriz curricular de cada curso e se o processo de ensino-aprendizagem é potencializado pela presença física e necessita da estrutura de laboratórios e outros espaços de aprendizagem.

Posso decidir, de acordo com minhas necessidades e particularidades, em qual modelo quero cursar o semestre?

Em alguns cursos, os estudantes poderão optar por comparecer às aulas presencialmente ou acessar o conteúdo exclusivamente por meio da plataforma online.
Para os demais cursos, a modalidade do curso será única (online ou presencial) e de acordo com as condições sanitárias e legais em vigência.

Haverá a opção de fazer o semestre 100% online?

Sim. Todos os cursos poderão ser cursados exclusivamente na modalidade online enquanto as condições sanitárias e legais não permitirem o retorno seguro de todos ao campus – com exceção de cursos que contam com atividades práticas as quais serão realizadas presencialmente conforme protocolos institucionais de segurança e em conformidade com a legislação.

Como serão ministradas as aulas presenciais?

Todas as aulas presenciais, incluindo as atividades práticas em laboratório, seguem protocolos sanitários rigorosos, com uso de EPIs, controle de temperatura, higienização, distanciamento entre as pessoas e taxa de ocupação dos espaços, conforme as indicações dos órgãos de saúde e orientações governamentais.

Como serão tratadas as faltas às aulas?

Enquanto vigorar a oferta dos cursos na modalidade online, a participação nas aulas ao vivo é recomendada, porém não obrigatória. Os estudantes que não puderem participar de alguma das aulas ao vivo, poderão conferir à gravação da aula, no ambiente virtual da turma.

Como serão ministradas as aulas remotas?

Estamos trabalhando com diferentes plataformas para garantir que, por meio de ferramentas diversificadas, como o Moodle e o Zoom, o/a estudante tenha o melhor suporte possível e possa reproduzir a experiência da sala de aula em sua casa. Além disso, criamos uma Equipe de Mediação Online dedicada exclusivamente para acompanhar e orientar os/as professores/as sobre o uso dos diferentes recursos disponíveis.

Que ferramentas vou precisar para acessar as aulas remotas?

Para acessar as aulas é preciso um computador e acesso à internet. Se tiver alguma dificuldade neste sentido, será possível agendar e usar os Laboratórios de Informática da Universidade.

Como as aulas serão transmitidas? Vou poder acessar depois?

As aulas ao vivo são transmitidas por meio da plataforma Zoom. As aulas são gravadas e o conteúdo fica disponível para acesso posterior, no ambiente virtual da turma.

Como a PUCRS vai garantir que todos os estudantes, professores e colaboradores da universidade tomem as medidas sanitárias necessárias?

A Universidade atua baseada em seu Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos. Desde o início da pandemia acompanha e orienta a comunidade acadêmica realizando treinamentos constantes com as equipes e fornecendo equipamentos de proteção individual.

Vão ser exigidos exames RT-PCR ou de sangue para os alunos que desejarem ir às aulas presenciais?

Não serão exigidos. A Universidade orienta para a presença responsável dos estudantes em estar alerta para identificar situações sintomáticas, bem como em seguir e respeitar os protocolos da universidade como uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e higienização com álcool, por exemplo.

Quais serão as diretrizes de bem-estar e segurança para uso de espaços comuns no Campus?

Criamos uma comunidade exclusiva no Moodle com todas as orientações e medidas de segurança específicas para estudantes que estão envolvidos em atividades práticas essenciais. Os estudantes envolvidos com essas disciplinas são inseridos nessa comunidade automaticamente. Acesse e confira.

Sou estudante dos Cursos Extensão

No primeiro semestre de 2021, qual será o formato de aulas para os cursos de extensão?

Os cursos de extensão e de idiomas serão ofertados na modalidade online com interações em tempo real entre professores e estudantes.

Quais cursos estão com inscrições abertas?

Confira no site educon.pucrs.br/extensao.

Sou estudante do LEXIS

No primeiro semestre de 2021, qual será o formato de aulas para os cursos de idiomas?

Os cursos de extensão e de idiomas serão ofertados na modalidade online com interações em tempo real entre professores e estudantes.

Quais turmas estão com inscrições abertas?

Confira no site educon.pucrs.br/idiomas

Sou estudante de Mobilidade Acadêmica

Como irá funcionar o atendimento a estudantes de Mobilidade Acadêmica?

Atendimento do Escritório de Cooperação Internacional por e-mail e telefone (51) 3320-3656.
Contatos:
[email protected] (geral)
[email protected] (candidatos externos e representantes de outras instituições)
[email protected] (candidatos da PUCRS)
[email protected] (referente a eventos) (referente a eventos)

Haverá Mobilidade Acadêmica Presencial no semestre 2021/01?

Sim, alguns alunos selecionados estão planejando as saídas para o primeiro semestre dependendo das orientações de cada universidade de destino. Cada caso está sendo avaliado junto à equipe da Mobilidade e em contato constante com as universidades parceiras.

Como funcionará a Mobilidade Online no semestre 2021/01?

No Programa de Mobilidade Virtual, estudantes da PUCRS podem cursar disciplinas remotas em universidades do exterior e aproveitar os créditos cursados em sua grade regular. As aulas poderão ocorrer de maneira síncrona e assíncrona, dependendo da disciplina. Cada participante do programa deverá estar atento às orientações da universidade parceira, devendo entrar em contato com o Escritório de Cooperação Internacional para qualquer apoio ou dúvida.