10/03/2022 - 13h56

Primeiro episódio do Fé & Cultura debate sobre a Economia de Francisco e Clara

Em 1º de maio de 2019, o Papa Francisco divulgou uma carta-convite para um grande encontro que ocorreria em Assis, na Itália, em março de 2020, com o objetivo de, nas palavras do próprio Papa Francisco, ‘reanimar a Economia’; uma iniciativa que ele desejava muito e por meio da qual queria ‘estabelecer um “pacto” para mudar a economia atual e atribuir uma alma à economia de amanhã.’* A iniciativa chamava-se Economia de Francisco. Porém, entre maio de 2019 e março de 2020, o mundo inteiro foi pego de surpresa pela pandemia de Covid-19. A iniciativa, no entanto, não foi posta de lado. O encontro global ocorreu (ainda que virtualmente), a reflexão foi posta, grupos de estudos se formaram e lideranças foram criadas para que o apelo do papa fosse ouvido por todos.

Mas do que se trata esse desejo de reanimar a economia? O que se pretende com a Economia de Francisco? Por que São Francisco de Assis inspirou a iniciativa? Por que esse tema é uma preocupação do papa, da Igreja, e da universidade católica?

O Fé & Cultura conversou com Andrei Thomaz Oss-Emer, que é Mestre em Filosofia pela UFPel, docente na Escola São Francisco de Assis (Rede Franciscana de Educação SCALIFRA-ZN), membro da Cáritas Arquidiocesana de Pelotas, da Pastoral da Educação e da Comissão Pastoral da Terra. Compõe também a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, enquanto jovem selecionado ao encontro de Assis.

Andrei contou-nos como se aproximou do tema; por que o Papa Francisco está preocupado com a Economia; qual a sua ligação com as preocupações com a ecologia, com o humanismo, e com a fraternidade entre as nações; que impacto essa iniciativa teve na experiência Brasileira; quais seriam as possibilidades para a universidade nesse horizonte; entre outras questões.

A partir da próxima semana confira essa conversa no PastoralCast – o podcast da Pastoral da PUCRS – acessível via Spotify.

* CARTA DO PAPA FRANCISCO PARA O EVENTO “ECONOMY OF FRANCESCO”. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/letters/2019/documents/papa-francesco_20190501_giovani-imprenditori.html