Os bairros próximos da Capela Santo Cura D’ars, em Paiçandu, receberam visitas dos voluntários, que puderam conhecer melhor o território e as pessoas que nele vivem, compartilhando experiências e histórias com a população local.
Jovens da Província Marista Brasil Centro-Sul em ação na Missão Solidária Marista em Paiçandu, Paraná
Durantes os dias 22 a 28 de janeiro, jovens de toda a Província Marista Brasil Centro-Sul participaram da Missão Solidária Marista (MSM). Os participantes tiveram atividades em que puderam conhecer a comunidade em Paiçandu, no noroeste do Paraná, onde viveram experiências únicas de muito aprendizado e solidariedade. São jovens que já tiveram vivencias solidarias maristas anteriormente e desejam seguir o itinerário de educação para o voluntariado e solidariedade.
Nossa colaboradora Paula Di Domenico, que faz parte da equipe de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, estava entre os jovens embarcados na Missão, e nos conta sua experiência nesses sete dias:
“Para mim, foi um momento de entrega pessoal à vivência do carisma Marista durante uma semana cheia de significado e aprendizado. Durante esse período, ao estar nos espaços de missão, pude aprofundar o olhar sobre as questões sociais presentes naquele território, colocando em evidência desde os desafios até as potencialidades e conquistas daquelas comunidades. Ao estar junto às pessoas, pude observar as dificuldades e os sonhos que permeiam essas vidas. Isso fez passar novamente pelo coração a importância de dar visibilidade e voz a essas realidades, em prol de um mundo com menos desigualdade.”
Seguindo a tradição da MSM, todos os voluntários foram hospedados em casas de famílias em Paiçandu. Dessa forma, existe a oportunidade de contato maior entre os jovens e a comunidade, podendo ao longo da semana realizar as atividades voluntárias e também passar momentos com as famílias, conhecendo melhor suas realidades.
“A vivência proporcionou ao grupo de voluntários e voluntárias olhar, sensibilizar-se, colocar-se a serviço, compreender e comprometer-se na perspectiva de uma cultura da solidariedade, como uma forma de levar esse aprendizado e essa vivência para a vida. Me fez refletir sobre uma necessária disposição e despojamento para o trabalho e vida partilhada, assim como para a solidariedade no dia a dia e a importância da quebra de barreiras internas como virtudes essenciais para a construção da Civilização do Amor.”, pontua Paula.
Sobre as atividades nos espaços de missão, Paula nos conta quais foram estes espaços e o impacto gerado através desta ação voluntária:
“Foram realizadas atividades e visitas em diversos espaços de missão: na Associação de Reciclagem, realizando a separação de resíduos; na visita à penitenciária; nas atividades com as crianças, próximo à Capela do Monte Carmelo; na Associação Projeto Estrela Mãe, limpando e plantando na horta comunitária da Ocupação Dom Helder Câmara; e na visita à comunidade, conversando com as famílias do bairro. Cada espaço de missão foi muito significativo e teve impacto por me dar um novo ponto de vista sobre cada realidade, fazendo-me questionar e analisar cada contexto de maneira diferente, podendo, a partir de agora, levar meu testemunho e essa vivência para outros espaços, sendo o primeiro deles a PUCRS.”
Essa experiência também poderá ser vivenciada em breve, em Porto Alegre! Entre os dias 10 e 13 de julho, na Lomba do Pinheiro, teremos a nossa Missão Solidária Marista!
Fique atento(a) para mais informações que, em breve, auxiliarão você para também viver esse momento de solidariedade e voluntariado conosco!
Vamos juntos?
Um Momento de Fé e Comunhão na Igreja Universitária Cristo Mestre
Jovens calouros dão início à jornada de Planejamento Acadêmico e Pessoal
Uma Celebração ao Dia do Marista