05/03/2020 - 16h15

Comunidade universitária celebra Missa de Abertura do Ano Letivo

Celebração eucarística contou com a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler

Missa de Abertura do Ano Letivo

Foto: Mateus Luís Schäffer

Na manhã desta quarta-feira (4), ocorreu na Igreja Universitária Cristo Mestre a Missa de Abertura do Ano Letivo, presidida por Dom Jaime Spengler, Chanceler da Universidade, e concelebrada pelo Capelão Pe. Carlos Gustavo Haas. A celebração, em tom de acolhida aos alunos, professores e colaboradores da PUCRS, marcou o início das atividades acadêmicas. Estavam presentes também o Reitor Ir. Evilázio Teixeira, comunidades dos irmãos maristas, formadores, religiosos e seminaristas.

Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, Dom Jaime ressaltou em sua homilia a importância do comprometimento com o cuidado e proteção da vida em suas diversas dimensões. O Arcebispo recordou também o lema da Campanha, inspirado na parábola do Bom Samaritano, que ao encontrar um semelhante caído no caminho, “viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Ao comentar a Liturgia da Palavra, que falava sobre a missão de Jonas, chamado a ‘levantar-se e colocar-se a caminho para anunciar a mensagem confiada pelo Senhor’, Dom Jaime instigou os estudantes a terem a mesma coragem, perseverança e convicção do profeta.

Ao final da Missa, Rafael Rossetto, o novo coordenador do Centro de Pastoral e Solidariedade acolheu calorosamente aos presentes, aproveitando para convidá-los a participarem das demais atividades, como a Meditação e o Programa de Voluntariado Educativo. A celebração foi concluída com a bênção, após todos entoarem juntos o Salve Regina, rogando a proteção da Boa Mãe neste novo recomeço.

Missas na Igreja Universitária

Semanalmente, celebram-se Missas na Igreja Universitária Cristo Mestre. Confira a programação e participe:
• Segundas-feiras às 18h30min
• Quartas-feiras às 7h20min
• Sextas-feiras, às 12h10min

A Igreja Universitária (Prédio 23) também fica aberta, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 20h e está à disposição da Comunidade para momentos de reflexão e oração pessoal.