Mais de 600 estudantes participam da 23ª edição do Salão de Iniciação Científica

Evento acontece ao longo de toda a semana com a apresentação de projetos de bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa

04/10/2022 - 10h50
abertura salão de iniciação científica

Foto: Matheus Gomes

Nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, estudantes e pesquisadores se reuniram para a 23ª edição do Salão de Iniciação Científica teve início. Neste ano, 628 alunos/as participam da semana de socialização de atividades de pesquisa que segue até a próxima sexta-feira (7), de forma presencial. O evento visa proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas por bolsistas e voluntários/as de Iniciação Científica em projetos orientados por pesquisadores/as da Universidade e de outras instituições.

O Salão de Iniciação Científica também faz parte da programação da Semana Acadêmica Integrada, que conta com atividades transversais voltadas para temas como produção científica, extensão universitária, inovação, empreendedorismo e mercado de trabalho. Saiba mais.

A cerimônia de abertura foi conduzida pela coordenadora de Iniciação Científica, Laura Utz, no Teatro do Prédio 40. O momento também contou com a palestra Aviação, plataformas de petróleo e hospitais: a pesquisa interdisciplinar em sistemas sociotécnicos complexos, apresentada pelo decano da Escola de Negócios Éder Henriqson.

Durante a cerimônia de abertura o vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, afirmou que não há desenvolvimento sem ciência. “A Universidade está aqui para nos recordar que este é um grande laboratório para as ciências. Universidade é lugar para estudar, produzir, gerar, difundir a ciência e transformar conhecimento em impacto social, econômico, cultural e tecnológico. Neste aspecto, o Salão de Iniciação Científica proporciona um grande encontro que ratifica nossa paixão pela ciência e pelo saber”, afirmou.

Em sua fala de acolhida, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva, celebrou a conexão da pesquisa com a graduação por meio do Programa de Iniciação Científica e a importância das experiências que vão além da sala de aula. O Pró-Reitor destacou ainda o Programa G+1, que possibilita que estudantes da gradação antecipem disciplinas da pós-graduação e finalizem o mestrado em um ano após a graduação. “Essa conexão entre pesquisa, pós-graduação e graduação é essencial para continuarmos avançando e formando profissionais engajados em buscar soluções para as grandes questões da atualidade”, adicionou.

23ª edição do SIC

Estudantes de diferentes áreas do conhecimento da PUCRS e de outras instituições de Ensino Superior participarão de, ao todo, 105 bancas, envolvendo 277 avaliadores e 270 orientadores. Com isso, a programação busca promover a divulgação da pesquisa no âmbito da Graduação da Universidade e da comunidade científica e acadêmica em geral e incentivar a participação dos alunos de Graduação em Programas de Iniciação Científica.

Confira a programação completa no site do evento.