Saiba mais sobre o modelo de aulas do segundo semestre

Retomada de atividades em todos os níveis de ensino, a partir de 2/8, é pautada em modelo de atuação consciente, seguro e flexível

19/07/2021 - 17h17

volta às aulas, rematrículas, segundo semestre.A Universidade preparou para o segundo semestre de 2021 um modelo de retomada das aulas, em todos os níveis de ensino, que segue tendo como premissa o cuidado com a vida, a saúde e segurança da comunidade universitária. A oferta de atividades presenciais será ampliada de maneira gradual e controlada a partir do dia 2/8, com premissas e dinâmicas personalizadas por cada Escola e curso, e atendendo as diretrizes do Governo do Estado para o monitoramento, prevenção e enfrentamento à pandemia de Covid-19 previstas no Decreto 55.882, que institui o Sistema de Avisos, Alertas e Ações. 

Independente do formato, todas as atividades serão estruturadas mantendo um fluxo reduzido de pessoas e o cumprimento de todos os protocolos sanitários. O modelo de atuação em vigor a partir de agosto também prevê a abertura de espaços e ambientes de suporte ao ensino, serviços e laboratórios para uso dos estudantes. Saiba quais são as diretrizes adotadas para definição do modelo:  

  • Consciente: A Universidade seguirá novamente o princípio de fazer escolhas responsáveis que considerem o cenário vigente;
  • Seguro: Seguirá colocando a proteção da saúde em primeiro lugar, garantindo a redução do fluxo de pessoas, oferecendo salas maiores e atendendo a todos os protocolos sanitários;  
  • Flexível: O modelo se adapta às particularidades de cada Escola e permite que os alunos escolham participar das atividades presenciais ou não*.  

*Exceto as de prática obrigatória 

Vale ressaltar que a PUCRS oferece um grande volume de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e um conjunto amplo de serviços e espaços de aprendizagem, o que demanda uma estratégia segmentada que leve em conta as características e necessidades de cada área e nível de ensino. 

Por dentro do modelo da sua Escola  

Após checar as informações e orientações recebidas por e-mail, caso tenha dúvidas, o estudante tem ainda à disposição o atendimento da coordenação de seu curso e/ou o atendimento da Secretaria de sua Escola. Confira aqui os contatos! Também é possível tirar dúvidas por meio do site, constantemente atualizado, que detalha o modelo de atuação da Universidade no contexto da pandemia: pucrs.br/coronavirus/. Nele estão informações sobre como serão as aulas na Graduação, Pós-graduação Lato e Stricto Sensu, cursos de extensão e demais serviços 

Rematrículas da graduação de 27 a 30 de julho 

Fique atento/a à sua escala! O período de rematrículas para 2021/2 acontece entre os dias 27 e 30 de julho para os estudantes de graduação. Confira no Portal de Rematrículas os benefícios exclusivos para o semestre e o período de validade ampliado para os que ainda não utilizou.

FAÇA SUA REMATRÍCULA

Esclareça suas dúvidas

Sabemos que esse momento pode envolver muitas incertezas então preparamos algumas dicas gerais: 

  • Na hora de organizar as disciplinas, você pode conversar com o/a coordenador/a do seu curso, que estará preparado/a para te auxiliar. Conte também com o apoio da secretaria da sua Escola para tirar dúvidas.
  • Em boa parte das disciplinas, as aulas presenciais serão gravadas e você terá autonomia para definir sobre sua participação.
  • Ao longo das primeiras semanas de aula, cada docente detalhará o plano de ensino e como será a dinâmica das aulas ao longo do semestre. 
  • Os diversos ambientes de aprendizagem, estudo, laboratórios, além dos serviços do Campus, também estarão abertos para acolher você durante o semestre. 

Tudo será feito de forma segura e com o cumprimento de todos os protocolos de segurança e cuidado.  

Desde o começo da pandemia, a PUCRS esteve atenta às necessidades impostas pelo contexto, construindo respostas ágeis e alinhadas aos protocolos sanitários, às determinações do poder público e aos critérios no modelo de distanciamento controlado. Também realizou escutas, em diferentes momentos, para buscar compreender as necessidades específicas existentes entre todas e todos que compõem a comunidade universitária. Em consonância a isso, cada decisão é fruto de muitas análises, buscando sempre assegurar a excelência da proposta acadêmica. Esperamos você! 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas