Escola de Negócios celebra 90 anos de tradição com nova proposta de educação em negócios

Comemoração reuniu corpo docente, alunos/as e ex-professores da Escola

14/03/2024 - 18h23

18 ex-professores da Escola de Negócios foram convidados para ministrar uma aula surpresa. / Foto: Giordano Toldo

As nove décadas de história da Escola de Negócios foram celebradas em uma noite cheia de emoção. Para conectar passado, presente e futuro, 18 ex-professores da Escola foram convidados para ministrar uma aula surpresa, lado a lado com os atuais docentes, aos alunos e alunas do Prédio 50. 

Professor da PUCRS entre 1982 e 2009, Luiz Antonio Slongo conta que iniciou sua trajetória na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) – atual Escola de Negócios – quando ainda não havia um prédio próprio. “É muito fácil falar da PUCRS e da Escola onde trabalhei durante 28 anos. Vivi momentos memoráveis aqui. Sempre me senti muito valorizado como profissional e como ser humano”, relembra Luiz Antonio. 

Suzana Matte Silveira Martins também viveu essa época no Campus da PUCRS. De 1988 a 2016, a docente viu a Escola de Negócios se expandir e conquistar um espaço de valor na Capital gaúcha e no Estado.  

“Tive a oportunidade de dar aulas no prédio 5 antes de nos transferirmos para o excelente prédio 50. Acompanhei o crescimento da Escola, que vem servindo à sociedade através do conhecimento, da cultura, dos valores cristãos. Hoje, dependemos das empresas e dos administradores para tudo, e sem dúvidas a Escola de Negócios desempenha um papel muito importante para desenvolvimento do nosso Estado”. 

Uma história marcada por inovação e impacto 

Suzana Matte Silveira Martins foi professora da PUCRS de 1988 a 2016. / Foto: Giordano Toldo

Os anos 1930 representaram o ponto de partida tanto da PUCRS quanto da Escola de Negócios. No prédio anexo ao Colégio Marista Rosário, no Centro de Porto Alegre, nascia o curso superior de Comércio, reconhecido oficialmente, em 1934, como Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas.  

Foi ela que, com outros três cursos, deu início à instituição universitária, com o Decreto nº 25.794, assinado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1948. Em 1934, a preocupação era suprir uma necessidade da sociedade, fornecendo uma formação superior, especialmente nas áreas de gestão, finanças e conhecimentos contábeis”, declara Éder Henriqson, decano da Escola de Negócios da PUCRS. Nove décadas depois, a Escola possui cursos de graduação, MBA, especialização, extensão e certificações, nos formatos presencial e online, e ainda mestrado e doutorado presencial.

“A preocupação sempre foi formar profissionais que pudessem atender às necessidades da sociedade, podemos dizer que, até hoje, isso é o que nos guia. Procuramos sempre contribuir com a melhor qualificação possível – estudos sobre gestão, mercado, inovação, desenvolvimento econômico e social são algumas das pesquisas que nascem na Escola de Negócios e têm o objetivo de contribuir para uma sociedade melhor”, ressalta. 

Uma Escola que olha para o futuro 

As estudantes Alexia Campos, Evelyn Rocha e Luiza Oliveira participaram do evento que comemorou os 90 anos da Escola de Negócios. Ainda nos primeiros semestres do curso, as estudantes já enxergam um futuro promissor na Universidade e no mercado. “Quero crescer e conseguir criar outras expectativas para a minha vida”, aspira Evelyn (23).  

As estudantes Evelyn Rocha, Luiza Oliveira e Alexia Campos. / Foto: Giordano Toldo

Estudante do curso de Administração: Liderança e Gestão em Pessoas, Alexia (22) conta que a PUCRS abriu uma série de oportunidades em pouco tempo – tanto para sua vida profissional quanto para a pessoal. “É incrível a qualidade dos professores. A PUCRS é muito mais que uma Universidade e abre portas em um nível que eu não esperava para o meu currículo”, reflete. 

Luiza (19), também aluna de Administração, conta que a possibilidade conhecer novos pontos de vista, fazer novas amizades e vivenciar os espaços do Campus – como o Living 360 e a Biblioteca, são as coisas que mais gosta aqui na Universidade,

“É ótimo quando a gente tem contato com outros alunos e pode ter essa troca de experiências. Eu ainda sinto muita falta de representatividade de outras pessoas negras, mas acho que aos poucos estamos construindo espaços mais seguros e diversos”.  

Olhando para os próximos anos, a Escola de Negócios já dá indícios do que está por vir com o lançamento do Tecnopuc Business, uma parceria da Escola com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), que tem o objetivo de ampliar o ecossistema de inovação e dar início a uma nova proposta de educação em negócios.  

“Nós temos um olhar sintonizado ao que nossa sociedade precisa e à forma como podemos nos manter relevantes, seja captando projetos, atraindo parceiros, formando líderes, empreendedores ou fazendo a economia crescer”, pontua. 

Impacto real na vida das pessoas 

Professor da PUCRS entre 1982 e 2009, Luiz Antonio Slongo conta sua trajetória com a Universidade. / Foto: Giordano Toldo

Professor referência na área da Administração, Luiz Antonio Slongo reúne uma série de histórias com a PUCRS. Ele conta que, quando iniciou os trabalhos no FACE, a Universidade planejava ter em seu corpo docente pelo menos mil professores com mestrado e doutorado até 2000.  

“A meta foi atingida antes do prazo. Nessa época, eu fui bastante beneficiado pela PUCRS em função desse projeto, pois recebi apoio para fazer o meu doutorado na USP, em São Paulo. A PUCRS me deu todo suporte, inclusive pagando muitas passagens aéreas para que eu concluísse o meu curso”.  

Luiz Antonio também conta que criou e coordenou os primeiros cursos de pós-graduação. Em 1987, participou da criação do primeiro curso de especialização em finanças; em 88, o curso de especialização em Recursos Humanos; e em 89 o curso de especialização em Marketing. “São coisas muito positivas que me lembram a PUCRS. Eu sempre me senti muito valorizado, muito prestigiado e sempre recebi muita confiança e liberdade para fazer meu trabalho”.   

Além do impacto na vida acadêmica e profissional, o professor Luiz também conta que viveu na PUCRS a chegada dos seus primeiros filhos, gêmeos prematuros, que nasceram com menos de sete meses.  

“Eu não teria condições de ter bancado a qualidade de serviço e de atendimento que recebi na época da então recém-inaugurada unidade neonatal do Hospital São Lucas. A reitoria fez todo o empenho para que eu fosse recebido no HSL e que os meus filhos tivessem todo o apoio”. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas