Os programas que preveem bolsa de estudo são financiados por instituições governamentais ou privadas. A decisão final sobre a concessão das bolsas cabe a cada instituição, conforme edital em vigor. O setor de Mobilidade Acadêmica fica responsável pelo processo seletivo e indicação dos candidatos que melhor atendem aos critérios de seleção.
O Programa Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades é uma iniciativa do Santander Universidades, com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de países da região da Ibero-América. Cada bolsa corresponde a €3.000,00 (três mil Euros), em um pagamento único, que deverá ser utilizado para custear despesas como deslocamento, moradia e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.
O programa Futuros Líderes nas Américas (Emerging Leaders in The Americas Program) tem o objetivo de favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses. O ELAP contempla bolsas de curta duração (4 a 6 meses) para estudantes que tenham interesse em estudar ou realizar pesquisa no Canadá.
O Programa BRAFITEC visa a mobilidade acadêmica em universidades francesas. Estudantes brasileiros são financiados (bolsa, seguro-saúde e passagem áreas) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa prevê projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação. O objetivo é fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.