Dúvidas frequentes

Como funciona o programa de intercâmbio da PUCRS?

A PUCRS oferece aos alunos de graduação, através do Programa de Mobilidade Acadêmica – PMA, a oportunidade de estudar em uma Universidade Estrangeira Conveniada, por, no mínimo, um (1) semestre acadêmico e podendo solicitar prorrogação de mais um (1) semestre (a ser aprovado ou não pela PUCRS e instituição parceira), com a possibilidade de aproveitamento dos créditos, no retorno à PUCRS, além da valiosa experiência cultural.

Posso escolher qualquer universidade no exterior?

O estudante deverá escolher a Universidade de destino de acordo com a compatibilidade de curso e  a oferta disponibilizada na relação de vagas quando e edital estiver aberto.

O que devo fazer para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica da PUCRS?

Quando os editais de pré-seleção estiverem abertos, o que geralmente ocorre em janeiro e julho, o aluno interessado deve acessar o edital em https://www.pucrs.br/internacional/mobilidade-academica/estude-no-exterior/editais/ e verificar se cumpre os requisitos para inscrição, verificar se há o curso de interesse nas instituição com vagas (deve ser verificado pelo aluno)e em caso positivo, marcar horário com a coordenação de curso na PUCRS para a elaboração do plano de estudos, após deverá enviar para [email protected],br a documentação para inscrição (conforme consta no edital).

Como fica a minha matrícula na PUCRS durante o Programa de Mobilidade Acadêmica Acordos Bilaterais?

O aluno continuará pagando na PUCRS normalmente as mensalidades durante o (s) semestre (s) de intercâmbio (mínimo de 12 créditos), ficando, dessa forma isento do pagamento da matrícula e mensalidades na Universidade de destino. É importante lembrar que quando você estiver realizando o intercâmbio, não “tranca” a matrícula na PUCRS, mas passa para a condição de “ALUNO EM MOBILIDADE”.

Que outras despesas terei para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Acordos Bilaterais?

Gastos como hospedagem, alimentação, aquisição de bibliografia, materiais didáticos, passagem aérea, taxas de visto, seguro saúde e demais gastos pessoais são de responsabilidade do aluno.

Estou com a matrícula trancada, posso me inscrever no Programa de Mobilidade Acadêmica Acordos Bilaterais?

Não, no momento da inscrição  o aluno deve estar matriculado na PUCRS e permanecer matriculado durante todo o período de intercâmbio.

Quantas vagas estão disponíveis por Universidade no Programa de Mobilidade Acadêmica Acordos Bilaterais?

As vagas são limitadas e dependem de cada área e da Universidade de destino, existem Universidades muito concorridas. É importante saber que todos os candidatos deverão participar de processo seletivo.

O conhecimento do idioma do país de destino é obrigatório no Programa de Mobilidade Acadêmica Acordos Bilaterais?

Na maioria dos casos, o aluno brasileiro deve ter conhecimento intermediário da língua do país de destino. Algumas universidades exigem a aprovação em exame internacional, como, por exemplo, o TOEFL ou IELTS, para a língua inglesa e outras instituições aceitam a prova de proficiência da PUCRS (a ser aplicada no edital para alunos inscritos).

Posso optar pelo tipo de acomodação para participar de programas de mobilidade?

Algumas universidades oferecem dormitório no Campus, A pós a aprovação pela instituição de destino, o International Office da universidade estrangeira irá enviar informações para a inscrição nos dormitórios, Para instituições que não ofertam dormitório na universidade, podemos, entrar em contato com outros estudantes que já tenham ido para a Instituição de interesse ou contatar a instituição para solicitar dicas de moradia fora do Campus.

Quando posso comprar a minha passagem, contratar o seguro saúde e encaminhar o pedido de visto de estudante?

Somente quando tiver sido aceito e tenha recebido a carta de aceite da Instituição de destino. O aceite ou não fica a carga da instituição parceira.

A PUCRS oferece bolsas de estudos para participar de programas de mobilidade?

Não, mas existem outros programas de mobilidade com bolsas, como o ELAP, ,BRAFITEC, entre outros.

Posso fazer estágio ou trabalhar no exterior?

As normas referentes a trabalho têm que ser verificadas diretamente com o Consulado do país de destino.

Quando iniciam as aulas?

Para edital que abre o processo de seleção na PUCRS em janeiro:

América do Sul: 2º Semestre, em agosto.América do Norte e Asia: 1º Semestre, agosto
Europa (exceto Alemanha): 1º Semestre, em setembro e Alemanha:  1º Semestre outubro

Para edital que abre o processo de seleção na PUCRS em julho:

América do Sul: 1º Semestre, em fevereiro

América do Norte e Asia: 2º Semestre, janeiro ou fevereiro

Europa (exceto Alemanha): 2º Semestre, em fevereiro

Alemanha: 2º Semestre, em abril