Objetos do Delfos são o ponto de partida do livro Acervo de Ficções

Obra conta com 20 textos ficcionais de escritoras e escritores vinculados à PUCRS

21/12/2020 - 08h50

Capa do livro Acervo de FicçõesA partir desta segunda-feira, 21 de dezembro, a versão digital do livro de contos Acervo de Ficções, organizado pelo professor Ricardo Barberena e pela estudante Marina Nogara, pode ser adquirida por meio do site da Editora Zouk.  A Live de lançamento do livro ocorre no mês de janeiro de 2021 e será nas páginas oficiais da PUCRS Cultura (Instagram e Facebook).

Publicado pela Editora Zouk, o livro Acervo de Ficções nasce de um projeto de interface entre a Escrita Criativa e o patrimônio do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, tendo como fim a exploração criativa do acervo, a valorização e a difusão da memória de artistas e intelectuais sul-rio-grandenses e a interação com a comunidade acadêmica. O projeto conta com a participação de vinte escritoras e escritores vinculados à PUCRS (alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Letras e Escrita Criativa), que utilizaram dez objetos pertencentes ao Acervo do Delfos como gatilhos poéticos para suas produções: o divã de Cyro Martins, o chapéu de Patrícia Bins, o rádio de Ir. Elvo Clemente, a bengala de Dyonélio Machado, a máquina de escrever de João Otávio Nogueira Leiria, o colar de Maria Dinorah, a máscara mortuária de Benno Mentz, a carteirinha de músico de Luiz Antônio de Assis Brasil, a lança de Nico Fagundes e a casa em miniatura feita por Pedro Geraldo Escosteguy.

O resultado final reúne os textos ficcionais produzidos, além de fotografias dos objetos feitas pela fotógrafa da PUCRS Camila Cunha e ilustrações e capa assinadas pela artista Lu Rabello.

Saiba quem são os escritores e escritoras

Alice Elnecave Xavier, Alice Meira Moraes, Ana Carolina Schmidt Ferrão, Ángela Cuartas, Benjamin Brooks, Bernardo Spindola Mendes, Felipe Durli, Gabriel Fragoso, Jaqueline Puhl, Jeferson Tenório, Juca Böes, Juliana Maffeis, María Elena Morán, Maria Williane, Marina Soares Nogara, Renata Wolff, Ricieri Camatti, Stéfanie Sande, Tiago Germano e Valentina Ceolin Gindri.

Conheça os organizadores do livro Acervo de Ficções

Marina Soares Nogara nasceu em Porto Alegre, em 1998. É estudante de graduação em Escrita Criativa pela PUCRS e estagiária do Instituto de Cultura (PUCRS). Foi bolsista de Apoio Técnico do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural.

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui graduação (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, coordenador executivo do Delfos e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).