José Luís Peixoto debate diferentes perspectivas das artes

Em evento no Delfos escritor português falou sobre processo de criação com estudantes de Escrita Criativa

24/11/2017 - 10h37
José Luís Peixoto

Foto: Bruno Todeschini

Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS recebeu o escritor português José Luís Peixoto para um bate-papo em 20 de novembro. Peixoto foi o vencedor de Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2016, com o livro Galveias.

O processo de criação, a jornada como escritor e os temas que instigam Peixoto a escrever, como os traumas contemporâneos, fizeram parte do bate-papo com professores, estudantes e o público presente. Peixoto abordou diferentes perspectivas das artes. Teatro, conto, poesia e romance foram tratados pelo escritor, que trouxe uma visão contemporânea da literatura portuguesa. “Ele também discutiu questões memorialísticas e intimistas na produção literária a partir da obra Morreste-me, na qual ele relata a morte de seu pai”, destaca o diretor do Instituto de Cultura e coordenador executivo do Delfos, professor Ricardo Barberena.

Outro ponto importante na avaliação do gestor do Delfos foi a oportunidade que os alunos dos cursos Graduação e de Pós-Graduação em Escrita Criativa tiveram de conversar com Peixoto. “Foi muito positivo para os estudantes ter esse diálogo com um escritor português consagrado, que conseguiu mostrar diferenças entre a literatura brasileira e a portuguesa e as peculiaridades de linguagens nos dois países”, afirmou.

Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de estudos ingleses e alemães pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, foi o mais jovem vencedor do Prêmio Literário José Saramago, aos 27 anos. Seus livros estão traduzidos e publicados em 26 idiomas. O romance Uma Casa na Escuridão foi incluído na edição europeia de 1001 Livros para Ler Antes de Morrer – Um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos. Para conhecer a bibliografia completa do autor, é possível acessar o site www.joseluispeixoto.net.