Curso: Relações Públicas | Currículo Vigente: 234E | ||
CARGA HORÁRIA | 3220 | ||
CRÉDITOS | 181 | ||
DURAÇÃO | |||
TURNO | Manhã e Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 40 | |
Vagas 2° semestre | 40 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 200 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 73 | Data | 16/12/2015 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 744 | D.O.U | 28/11/2016 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES Nº 2 | D.O.U | 01/10/2013 |
É necessário que o graduado em Relações Públicas tenha sólido conhecimento humanístico e domínio das novas técnicas e especializações do campo comunicacional. Com a globalização e a ampliação da esfera da sociedade civil, a formação de públicos exige mediações que vão, gradativamente, assumindo uma importância política e social. As organizações deixam de ser fontes de informação e passam a ser geradoras de processos comunicacionais, o que implica mudanças e revisões nas suas estruturas como um todo. A perspectiva para uma formação de qualidade é de fomentar práticas que possibilitem ao profissional egresso condições de analisar o ambiente interno e externo das organizações, além de esclarecer a relação de suas ações com os movimentos da sociedade. Para tanto, o egresso do curso de Relações Públicas da PUCRS deve ser:
O curso de Relações Públicas pretende preparar o profissional para:
Há um alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais, em vigor desde 2013, segundo as quais, o perfil do egresso de curso de Relações Públicas caracteriza-se por ser um “profissional ético, humanista, crítico e reflexivo”, com a indicação de (Art. 4º): “I – capacidade acurada de análise conjuntural, de forma que se lide quantitativa e qualitativamente com dados estatísticos, econômicos e sociais, transformando-os em indicadores para a elaboração de políticas de comunicação; II – percepção das dinâmicas socioculturais, tendo em vista interpretar as demandas dos diversos tipos de organizações e dos públicos; III – compreensão das problemáticas contemporâneas, decorrentes da globalização, das tecnologias de informação e da comunicação e do desenvolvimento sustentável, necessária ao planejamento de relações públicas; IV – entendimento do campo técnico-científico da comunicação, capaz de estabelecer visão sistêmica das políticas e estratégias de relacionamentos públicos; V – capacidade de liderança, negociação, tomada de decisão e visão empreendedora.” Igualmente, o curso possibilitará uma formação profissional com competências e habilidades gerais e específicas de acordo com o conjunto de atividades acadêmicas previstas para garantir ao egresso uma atuação qualificada no mercado de trabalho. A proposta do curso de Relações Públicas da PUCRS está em sintonia com as orientações do MEC, com a legislação e normatização do exercício profissional, observando a inserção do egresso no mercado de trabalho regional com possibilidade de atuação em nível nacional. O diplomado poderá atuar em: organizações públicas, privadas e do terceiro setor; assessorias de comunicação; agências de comunicação digital; institutos de pesquisa de opinião; empresas de organização de eventos científicos e culturais. De acordo com as DCNs, de 2013, as competências e habilidades a serem reveladas pelos egressos são (Art. 5°): “I – Gerais:
II – Específicas: a) interesse em desenvolver pesquisas, estratégias e políticas que favoreçam a interpretação qualificada da conjuntura sócio-organizacional; A proposta do curso de Relações Públicas da PUCRS está ancorada em atividades acadêmicas que garantem o fortalecimento do “ser” e do “fazer” profissional para uma atuação diferenciada no mercado de trabalho e na sociedade. Uma formação generalista e interdisciplinar, baseada em princípios de interesse social e humano, visando ao estudo da comunicação e sua interface com as organizações mediante relacionamentos institucionais e midiáticos com os diversos públicos, rege o presente projeto pedagógico. |
O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo. Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido. O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos: As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido. O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado. Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1. Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados. Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos. No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação. O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação. |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo: Art. 68. – O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1. § 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no projeto pedagógico do curso e no plano de ensino de cada disciplina. § 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina. § 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre, os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina. § 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre. |
NORMA PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I Artigo 1º – As atividades são desenvolvidas sob orientação de docentes, de forma planejada, para atingir determinados objetivos relacionados ao exercício profissional. O Estágio Supervisionado ocorre mediante um conjunto de Práticas Profissionais programadas: a) dentro das dependências da Faculdade, com o planejamento e a execução de ações em contato pessoal com os docentes, totalizando 60 horas – nas Práticas Profissionais em Relações Públicas nas áreas de Memória Institucional (15h), de Produção Audiovisual (15h), de Gestão de Mídias Digitais (15h), de Ação Empreendedora (15h); Artigo 2º – No caso da realização de um estágio externo sem a supervisão de um docente da Faculdade, em alguma unidade da própria universidade, ou em alguma organização do primeiro, segundo ou terceiro setores da sociedade, o discente apenas poderá solicitar horas como Atividade Complementar, conforme sua norma. Artigo 3º – O curso de Relações Públicas está vinculado diretamente aos núcleos do Espaço Experiência para uma aprendizagem prática de determinadas atividades, conforme as recomendações das DCNs. Tais espaços de realização de estágio são supervisionados por professores vinculados aos respectivos núcleos, conforme abaixo explicitados:
Artigo 4º – Os professores do curso de Relações Públicas são os orientadores dos estágios ocorridos nos diversos núcleos do Espaço Experiência (EE), necessitando de 100 horas por semestre, destinadas a estas atividades acadêmicas laboratoriais, com base em rubrica específica. Artigo 5º – Os alunos de Relações Públicas podem realizar estágios em qualquer núcleo existente no EE. O estágio ocorrido no EE em um semestre letivo pode substituir apenas uma (1) das Práticas Profissionais – Estágio Supervisionado previstas para o curso. O estudante que realizar o estágio em um dos núcleos do EE poderá aproveitar 50 horas para uma das quatro Práticas Profissionais em Relações Públicas programadas, desde que esteja regularmente matriculado em uma das Práticas Profissionais naquele semestre. Quando o aluno for um estagiário do EE e não estiver matriculado em uma das quatro Práticas profissionais em Relações Públicas, somente poderá solicitar horas como Atividade Complementar. CAPÍTULO II Artigo 6º – O Espaço Experiência desenvolve pesquisas quantitativas e qualitativas de caráter institucional, sendo uma atividade recomendada no parecer CNE/CES, nº 85/2013. Destaca-se também o Núcleo Empreendedor (do INOVAPUCRS) que se configura como um ambiente possível para os alunos desenvolverem suas habilidades, promovendo conexões internas e externas à Universidade, além de atividades para garantir um espírito empreendedor. Os alunos poderão planejar seu futuro profissional, assim como uma cultura empreendedora para as demandas da profissão e da sociedade. Artigo 7º – Os casos omissos serão resolvidos pelos Professores vinculados à disciplina de Práticas Profissionais em Relações Públicas – Estágio Supervisionado e pela Coordenação dos Curso de Relações Públicas. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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Cultura Digital
30
1
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Estética e História da Arte
30
1
|
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Fundamentos da Pesquisa Científica em Comunicação
30
1
|
|||||||
Fundamentos de Relação Públicas
30
1
|
|||||||
História da Comunicação
30
1
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Introdução À Fotografia (60h)
60
1
|
|||||||
LÍngua Portuguesa I
60
1
|
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Relações Públicas, Tendências e Marketing
60
1
|
|||||||
Técnicas Digitais e Media Training
60
1
|
|||||||
Comunicação Comunitária
30
2
|
|||||||
Comunicação Digital nas Organizações
30
2
|
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Disciplina Eletiva
180
2
|
|||||||
Estudos de Opinião Pública
60
2
|
|||||||
Língua Portuguesa II
60
2
|
|||||||
Rel. Públ. na Área Pública e no Terc. Setor
30
2
|
|||||||
Relações Públicas e Estudos Organizacionais
30
2
|
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Teorias da Comunicação: Mídia e Informação
30
2
|
|||||||
Comunicação e Cultura no Brasil
30
3
|
|||||||
Pesquisa Qualitativa em Relações Públicas
60
3
|
|||||||
Planejamento Estratégico em Comunicação
60
3
|
|||||||
Produção de Mídia Impressa e Digital em RP
60
3
|
|||||||
Redação em Relações Públicas (90h)
90
3
|
|||||||
Teorias da Comunicação: Cultura e Sociedade
30
3
|
|||||||
Ética e Cidadania
60
3
|
|||||||
Estatística Aplicada em Relações Públicas
30
4
|
|||||||
Marketing Político e Eleitoral
30
4
|
|||||||
Pesquisa Quantitativa em Relações Públicas
60
4
|
|||||||
Planejamento Aplicado em Relações Públicas
30
4
|
|||||||
Produção Multimídia em Relações Públicas
60
4
|
|||||||
Práticas Profissionais em Relações Públicas - Estágio Supervisionado em Memória Institucional (50h)
50
4
|
|||||||
Sociologia da Comunicação
30
4
|
|||||||
Teorias Políticas
30
4
|
|||||||
Comunicação Interpessoal
60
5
|
|||||||
Comunicação Organizacional
60
5
|
|||||||
Planejamento e Produção de Eventos
60
5
|
|||||||
Práticas Profissionais em Relações Públicas - Estágio Supervisionado em Produção Audiovisual (50h)
50
5
|
|||||||
Relações Públicas e Contexto Econômico
30
5
|
|||||||
Relações Públicas e Negociação
60
5
|
|||||||
Assessoria de Comunicação
60
6
|
|||||||
Comunicação Interna e Administrativa
60
6
|
|||||||
Empreendedorismo em Relações Públicas
30
6
|
|||||||
Estudos de Públicos em Relações Públicas
30
6
|
|||||||
Legislação e Ética em Comunicação
30
6
|
|||||||
Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada em Relações Públicas
30
6
|
|||||||
Produção Cultural e Gestão de Projetos
30
6
|
|||||||
Práticas Profissionais em Relações Públicas - Estágio Supervisionado em Gestão de Mídias Digitais (50h)
50
6
|
|||||||
Comunicação Institucional e Reputação
30
7
|
|||||||
Comunicação Mercadológica
60
7
|
|||||||
Comunicação, Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade
30
7
|
|||||||
Monografia - Projeto de Pesquisa Científica
30
7
|
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Projeto de Comunicação - Pesquisa em Relações Públicas (90h)
90
7
|
|||||||
Práticas Profissionais em Relações Públicas - Estágio Supervisionado em Ação Empreendora (50h)
50
7
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Relações Públicas Internacionais
60
7
|
|||||||
Atividades Complementares (200 Horas)
200
8
|
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Gestão de Imagem e Comunicação para Crises
30
8
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Monografia - Trabalho de Conclusão de Curso (90h)
90
8
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Mídia e Cultura
30
8
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Projeto de Comunicação - Inovação em Relações Públicas (90h)
90
8
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Projeto de Comunicação - Área Empresarial (90h)
90
8
|
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Projeto de Comunicação - Área Pública e Terceiro Setor (90h)
90
8
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