Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Curso de Química

1. Dados do Curso
Curso: Química Currículo Vigente: 4315
CARGA HORÁRIA 2830
CRÉDITOS 160
DURAÇÃO 8 Semestres
TURNO
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 420
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 3 Data 29/10/2009
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 286 D.O.U 27/12/2012
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 8 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

Perfil desejado do futuro professor de Química

O professor de Química formado no curso de Licenciatura Plena em Química apresenta algumas características que lhe permitem atuar nas atividades de ensino e aprendizagem dessa área, atendendo às necessidades dos alunos e da sociedade em geral, entre as quais destacam-se:

Área Sociocultural

a) Dimensão Cognitiva:

  • conhece as características do mundo contemporâneo;
  • situa a Química como ciência e como tecnologia no mundo contemporâneo;
  • reflete sobre a realidade local e global;
  • identifica problemas da comunidade;
  • reconhece necessidades da comunidade;
  • reconhece situações da comunidade em que a Química pode contribuir para a elucidação de aspectos problemáticos;
  • formula alternativas de solução dos problemas.

b) Dimensão Metodológica:

  •  utiliza formas adequadas de coleta de dados para diagnósticos da realidade.
  • identifica prioridades no planejamento do ensino em relação ao contexto social.

c) Dimensão Ético-profissional:

  • utiliza sua capacidade e esforço profissional em condutas coerentes de compromisso social frente aos desafios de sua realidade contemporânea;
  • relaciona-se satisfatoriamente com os alunos, colegas, subordinados e chefes.

Área Específica do Conhecimento

a) Dimensão Cognitiva:

  • domina a linguagem química;
  • identifica e interpreta processos químicos;
  • inova técnicas e processos através da pesquisa e do conhecimento de fontes de referência;
  • tem consciência da sua incompletude em relação ao domínio do conhecimento;
  • atualiza-se em relação às novas descobertas científicas.

b) Dimensão Metodológica:

  • seleciona, executa e avalia processos químicos;
  • usa a pesquisa como estratégia de aprendizagem pessoal.

c) Dimensão Ético-profissional:

  • reconhece a importância da investigação científica na produção de conhecimento específico na área;
  • usa o conhecimento químico em benefício da comunidade;
  • respeita as leis do equilíbrio natural;
  • respeita as idéias e o posicionamento dos demais colegas não ferindo o código de ética;
  • é receptivo e crítico frente às novas idéias;
  • participa ativamente na valorização de sua profissão.

d) Dimensão da Educação Continuada

  • tem consciência da sua incompletude, o que o levará a buscar permanente aperfeiçoamento por meio de leituras, cursos, participação em grupos de estudos e de pesquisas.

Área Pedagógica

a) Dimensão Cognitiva:

  • conhece e compreende os processos de ensino e de aprendizagem;
  • domina os princípios básicos do planejamento;
  • conhece as características organizacionais e curriculares da escola de Ensino Fundamental e Médio;
  • identifica competências do professor;
  • reflete sobre o papel do professor na escola e na comunidade;
  • reconhece a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes para a reconstrução do conhecimento químico;
  • identifica características, interesses e necessidades dos alunos;
  • conhece os processos básicos para interagir com alunos com necessidades especiais.

b) Dimensão Metodológica:

  • elabora planos de trabalho (de curso, de ensino, projetos e unidades de aprendizagem);
  • seleciona e utiliza métodos e recursos didáticos adequados às competências a serem desenvolvidas;
  • coleta dados e informações que lhe permitem avaliar os processos de ensino e de aprendizagem;
  • utiliza dados da avaliação no planejamento.

c) Dimensão Ético-profissional:

  • participa ativamente na valorização de sua profissão;
  • age segundo valores e princípios éticos e pedagógicos relevantes;
  • trata os alunos com justiça, compreensão e firmeza;
  • é comprometido com a verdade e com sua profissão;
  • considera o aluno como pessoa, respeitando sua individualidade e liberdade;
  • dedica-se à formação da consciência crítica e da autonomia;
  • estimula o espírito de iniciativa e de participação;
  • estimula a criatividade;
  • mostra-se sensível aos problemas e dificuldades que se apresentam, buscando a solução no diálogo.

d) Dimensão da Educação Continuada

  • tem consciência da sua incompletude, o que o levará a buscar permanente aperfeiçoamento por meio de leituras, cursos, participação em grupos de estudos e de pesquisas.
3. Forma de Acesso ao Curso

FORMA DE ACESSO AO CURSO

O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo.

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido.

O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos:

As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido.

O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado.

Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1.

Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados.

Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos.

No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação.

O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação.

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo:

Art. 68.  O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1.
§ 1o  A forma de obtenção do grau G1 é definida no projeto pedagógico do curso e no plano de ensino de cada disciplina.
§ 2o  O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
§ 3o  O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre, os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
§ 4o  Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

5. Estágio Curricular

Estágio Curricular e Prática Profissional

O estágio curricular poderá ser obrigatório e não obrigatório e deverá ser desenvolvido em atividades compatíveis com a profissão.

Estágio Curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Química O estágio curricular para o curso de Licenciatura em Química compreende atividades desenvolvidas nas escolas de educação básica da região, tanto no ensino fundamental (anos finais) quanto no ensino médio. Essas atividades proporcionam ao aluno uma vinculação entre teoria e prática e uma articulação com a sala de aula, para possibilitar o desenvolvimento de saberes profissionais, proporcionando uma visão mais abrangente da atuação do Licenciado em Química.

De acordo com a Resolução CNE/CP no 02, de 19 de fevereiro de 2002, o estágio curricular da Licenciatura em Química é obrigatório, com uma carga horária mínima de 400 horas, em cinco momentos distintos, com o seu início no terceiro nível do curso. No curso de Licenciatura em Química da PUCRS propõe-se, por meio deste Projeto Pedagógico, a constituição de um conjunto de cinco disciplinas, realizadas sob a supervisão e orientação de um professor da Faculdade de Química, totalizando 420 horas, por meio das seguintes disciplinas: Tutoramento em Prática Docente de Química I (60 h), Tutoramento em Prática Docente de Química II (60h), Tutoramento em Prática Docente de Química III (60h), Prática Docente de Química I (120h) e Prática Docente de Química II (120H). As três primeiras disciplinas constam na matriz curricular com 02 (dois) créditos cada uma e as duas últimas com 04 (quatro) créditos cada uma, sendo valorizadas, neste caso, as cargas horárias de trabalho realizadas na escola, sem ônus para os alunos.

A Faculdade de Química utilizará do convênio que a PUCRS mantém com a Secretaria de Educação para a realização dos estágios em escolas estaduais. As atividades de estágio também poderão ser realizadas em escolas municipais, federais e particulares. No entanto, a escolha da escola e a realização das atividades pertinentes do estágio são da responsabilidade do aluno.

O aluno pode matricular-se nas disciplinas de Tutoramento em Prática Docente de Química I, a partir do terceiro nível do curso. Para tanto deve ter sido cursada, com aprovação, as disciplinas de Química Geral e Inorgânica I e Química Orgânica I, que são pré-requisitos.

O horário e o período de realização do estágio nas disciplinas pertinentes deverão ser estabelecidos em acordo entre o estagiário e a escola com o conhecimento do professor responsável da Faculdade de Química da PUCRS.
Para a supervisão e orientação do estágio, serão designados professores, responsáveis pelas disciplinas que integram o estágio do curso de Licenciatura em Química, os quais terão as atribuições de: orientar os alunos-estagiários em relação à elaboração do plano de estágio e em relação às dificuldades que surgirem ao longo do trabalho; estabelecer contato com as escolas com a finalidade de acompanhar o trabalho desenvolvido pelo aluno-estagiário; orientar os alunos-estagiários em relação ao conteúdo do estágio e aos relatórios; e conduzir o processo de avaliação final do aluno estagiário.

Para essas atividades, poderão ser utilizadas as ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas da Educação a Distância, tais como o chat, o e-mail, bem como as ferramentas do ambiente virtual utilizado nas disciplinas. Para a supervisão e orientação do estágio, serão designados professores, responsáveis pelas disciplinas que integram o estágio do curso de Licenciatura em Química, os quais terão as atribuições de: orientar os alunos-estagiários em relação à elaboração do plano de estágio e em relação às dificuldades que surgirem ao longo do trabalho; estabelecer contato com as escolas com a finalidade de acompanhar o trabalho desenvolvido pelo aluno-estagiário; orientar os alunos-estagiários em relação ao conteúdo do estágio e aos relatórios; e conduzir o processo de avaliação final do aluno estagiário.

Cabe também referir neste tópico a denominada prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso, exigida por força da Resolução CNE/CES 02/2002, de 19 de fevereiro de 20024, com fundamento no art. 12 da Resolução CNE/CP 1/20025. e no Parecer CNE/CP 28/2001, homologado em 17 de janeiro de 2002. Neste Parecer, a prática como componente curricular é entendida como:

[…] uma atividade tão flexível quanto outros pontos de apoio do processo formativo, a fim de dar conta dos múltiplos modos de ser da atividade acadêmico-científica. Assim, ela deve ser planejada quando da elaboração do projeto pedagógico e seu acontecer deve se dar desde o início da duração do processo formativo e se estender ao longo de todo o seu processo. Em articulação intrínseca com o estágio supervisionado e com as atividades de trabalho acadêmico, ela concorre conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador. (BRASIL, 2002)6.

Refere ainda o Parecer citado que:

Esta correlação teoria e prática é um movimento contínuo entre saber e fazer na busca de significados na gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar. A prática, como componente curricular, que terá necessariamente a marca dos projetos pedagógicos das instituições formadoras, ao transcender a sala de aula para o conjunto do ambiente escolar e da própria educação escolar, pode envolver uma articulação com os órgãos normativos e com os órgãos executivos dos sistemas. (ibid)

A partir dessas considerações, afirma-se que a prática como componente curricular do Curso de Licenciatura em Química concretiza-se tanto em disciplinas de conhecimento específico de Química, do núcleo comum, quanto em disciplinas pedagógicas, desde o primeiro nível do curso, conforme a explicitação a seguir:

Disciplinas Carga horária Atividades específicas

Química  Geral  e Inorgânica I

30 Reconhecimento  da atuação do professor em aulas experimentais.

Química  Geral  e Inorgânica II

20 Reconhecimento  da atuação do professor em aulas experimentais.
Química Analítica I 45 Reconhecimento  da atuação do professor em aulas experimentais.
Química Orgânica I 30 Reconhecimento  da atuação do professor em aulas experimentais.
Química Orgânica II 30 Reconhecimento  da atuação do professor em aulas experimentais.
Química Orgânica III 15 Reconhecimento  da atuação do professor em aulas experimentais.
Organização e Políticas da Educação Básica 30 Reconhecimento  no âmbito da escola dos aspectos legais pertinentes à profissão do professor.
Psicologia da Educação: desenvolvimento 30 Análise da prática escolar e sua relação com as teorias do desenvolvimento  humano.
Psicologia da Educação: aprendizagem 60 Análise da prática escolar e sua relação com as teorias de aprendizagem.
Didática Geral 60 Análise da prática escolar e sua relação com as teorias didático- metodológicas.

Metodologia do Ensino da Química

60 Análise da prática escolar e sua relação com os procedimentos específicos para o ensino de Química.

Projetos de Ensino de Química

60 Análise da prática escolar e sua relação com os projetos relevantes na área de química e com o livro didático.
Total 425h

Estágio Curricular Não-obrigatório

De acordo com a Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio não-obrigatório é desenvolvido como atividade opcional, que é acrescida à carga horária regular e obrigatória do currículo do aluno. Portanto, para realizar o Estágio Curricular Não-Obrigatório, o aluno deve estar regularmente matriculado no Curso de Química e desenvolver atividades compatíveis, previstas nas normatizações específicas da profissão.

4 BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. ResoluçãoCNE/CES 02/2002, que Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_2.pdf>. Acesso em: 02 julho 2009.
5 BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. ResoluçãoCNE/CES 01/2002, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena Disponível em:  <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf>. Acesso em 02 julho 2009.
6 BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP 28/2001, que dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://www.uems.br/proe/sec/Parecer%20CNE-CP%20028-2001.pdf. Acesso em: 02 julho 2009
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Cálculo I
60
1

Disciplina em implantação

Física Geral e Experimental I
90
1

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1

Disciplina em implantação

Química Geral e Inorgânica I
90
1

Disciplina em implantação

Química Orgânica I
90
1

Disciplina em implantação

Cálculo II
60
2

Disciplina em implantação

Organização e Políticas da Educ. Básica
60
2

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Aprendizagem
60
2

Disciplina em implantação

QuÍmica AnalÍtica I
90
2

Disciplina em implantação

Química Geral e Inorgânica II
60
2

Disciplina em implantação

Química Orgânica II
90
2

Disciplina em implantação

Cálculo Diferencial e Integral III
30
3

Disciplina em implantação

Didática
60
3

Disciplina em implantação

Física Geral e Experimental III
90
3

Disciplina em implantação

Físico - Química I
60
3

Disciplina em implantação

Química Analítica II
90
3

Disciplina em implantação

Química Orgânica III
60
3

Disciplina em implantação

Tutor. em Prát. Doc. de Química I (60hs)
60
3

Disciplina em implantação

Disciplinas Eletivas
180
4

Disciplina em implantação

Físico-Química II
60
4

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
4

Disciplina em implantação

Língua Brasileira de Sinais
60
4

Disciplina em implantação

Química Inorgânica I e Minerologia
90
4

Disciplina em implantação

Tutoram. em Prát. Docente de Quím. II (60hs)
60
4

Disciplina em implantação

Físico - Química III
90
5

Disciplina em implantação

História da Química
30
5

Disciplina em implantação

Metodologia do Ensino de Química
60
5

Disciplina em implantação

Química Inorgânica II e Mineralogia
90
5

Disciplina em implantação

Tutor. em Prát. Docente de Quím. III (60hs)
60
5

Disciplina em implantação

Projetos de Ensino de Química
80
6

Disciplina em implantação

Prática Docente de Química I (120 Hs)
120
6

Disciplina em implantação

Química Biologica
60
6

Disciplina em implantação

Química Inorgânica III e Mineralogia
60
6

Disciplina em implantação

Prática Docente em Química II (120 Hs)
120
7

Disciplina em implantação

Química Ambiental
60
7

Disciplina em implantação

Ética e Filosofia da Ciência
60
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (200 Horas)
200
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 27/09/2020