Curso: Pedagogia | Currículo Vigente: 9113 | ||
CARGA HORÁRIA | 3200 | ||
CRÉDITOS | 164 | ||
DURAÇÃO | |||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | ||
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 400 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 065 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 919 | D.O.U | 27/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 1 | D.O.U | 15/05/2006 |
O perfil de estudantes formados pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:
Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e dos princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos. Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:
Esses pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico PUCRS 2016/2022). A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral. Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o egresso do Curso de Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve apresentar domínio de conhecimentos teóricos e instrumentais para o exercício da docência e a gestão do espaço educativo, em consonância com a Resolução CNE nº 1, de 15/05/2006 (Diretrizes Curriculares para a Pedagogia – DCN), sendo capaz de aplicar esses conhecimentos com uma postura profissional coerente com as exigências da sua área de atuação, comprometido com os fundamentos da educação nacional e com sua formação continuada. O profissional egresso do Curso de Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental terá seu perfil norteado por um conjunto de conhecimentos pertinentes à formação crítica de professores centrados na docência e na pesquisa, pautado pelo domínio teórico-prático dos conteúdos específicos dos diferentes campos de conhecimento que perfazem a sua área de atuação e das abordagens didático-metodológicas da docência orientada pela compreensão reflexiva do contexto socioeducacional. O perfil deste profissional caracteriza-se, portanto, pelas seguintes competências, presentes nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia: I – atuação com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; II – compreensão do cuidado e da educação de crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, física, psicológica, intelectual e social entre outras; III – fortalecimento do desenvolvimento e das aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; IV – promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo em espaços escolares e não escolares; V – reconhecimento e respeito diante das manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; VI – ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; VII – domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, relacionando as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos. VIII – promoção das relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; IX – postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; X – respeito às diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; XI – promoção de trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; XII – participação da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; XIII – participação da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares; XIV – realização de pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre estudantes e a realidade sociocultural em que estes desenvolvam suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental, ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas; XV – utilização com propriedade, de instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos; XVI – estudo e aplicação crítica das diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caibam implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
Veja aqui mais informações sobre as formas de acesso ao curso
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O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.
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Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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Artes na Educação Infantil e Anos Iniciais
30
1
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Educação da Infância de 0 - 5 Anos
30
1
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Leitura e Produção Textual
60
1
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Leituras de Brasil
60
1
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Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1
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Currículo: Teorias e Práticas
30
2
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Educação da Infância de 6 - 10 Anos
30
2
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Educação em Ambientes Não - Formais
30
2
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Fundamentos da Educação
60
2
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Literatura Infantil e Juvenil
30
2
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Psicopedagogia e Contextos de Aprendizagem
30
2
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Demografia e Sustentabilidade
60
3
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Educação e Música
30
3
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Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h)
80
4
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Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens
30
4
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Princípios e Propostas Metodológicas de Alfabetização II
30
4
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Estágio de Docência I: Práticas Pedagógicas na Creche (100h)
100
5
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Língua Brasileira de Sinais
60
5
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Matemática Instrumental
30
5
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Princípios e Propostas Metodológicas de Ciências
60
5
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Princípios e Propostas Metodológicas de Matemática
60
5
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Tecnologias Digitais na Formação de Professores
30
5
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Didática II
30
6
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Estágio de Docência Ii: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (100)
100
6
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Métodos e Práticas Pedagógicas na Pedagogia
60
6
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Neurociências e Aprendizagem
30
6
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Princípios e Prop. Metodol. de Ed. Física e Recreação
60
6
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Disciplina Eletiva
180
7
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Educação de Jovens e Adultos
30
7
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Estágio de Docência Iii: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (200)
200
7
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Organização e Políticas da Educ. Básica
60
7
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Proj. de Trabalho de Conclusão de Curso
30
7
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Atividades Complementares (200h)
200
8
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Gestão do Espaço Educativo
60
8
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Trabalho de Conclusão de Curso
30
8
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Ética e Cidadania
60
8
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