Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Curso de Pedagogia

1. Dados do Curso
Curso: Pedagogia Currículo Vigente: 9113
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre --
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 065 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 1 D.O.U 15/05/2006
2. Perfil do Egresso

   O perfil de estudantes formados pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • humanitas como compreensão de ser humano integral;
  • conceito de diálogo/e empatia como possibilidade de mediação;
  • concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • fundamentos do cuidado do ser humano e do meio ambiente;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e dos princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Esses pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a  ser  buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico PUCRS 2016/2022).

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de  Humanidades   como  referência, o egresso do Curso de Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve apresentar domínio de conhecimentos teóricos e instrumentais para o exercício da docência e a gestão do espaço educativo, em consonância com a Resolução CNE nº 1, de 15/05/2006 (Diretrizes Curriculares para a Pedagogia – DCN), sendo capaz de aplicar esses conhecimentos com uma postura profissional coerente com as exigências da sua área de atuação, comprometido com os fundamentos da educação nacional  e com sua formação continuada.

   O profissional egresso do Curso de Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental terá seu perfil norteado por um conjunto de conhecimentos pertinentes à formação crítica de professores centrados na docência e na pesquisa, pautado pelo domínio teórico-prático dos conteúdos específicos dos diferentes campos de conhecimento que perfazem a sua área de atuação e das abordagens didático-metodológicas da docência orientada pela compreensão reflexiva do contexto socioeducacional.

   O perfil deste profissional caracteriza-se, portanto, pelas seguintes competências, presentes nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia:

I  –  atuação com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

II – compreensão do cuidado e da educação de crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, física, psicológica, intelectual e social entre outras;

III – fortalecimento do desenvolvimento e das aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

IV – promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo em espaços escolares e não escolares;

 V – reconhecimento e respeito diante das manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

VI – ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

VII – domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, relacionando as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos.

VIII – promoção das relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

 IX – postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

X – respeito às diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

XI – promoção de trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

XII – participação da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

XIII – participação da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

XIV – realização de pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre estudantes e a realidade sociocultural em que estes desenvolvam suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental, ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

XV – utilização com propriedade, de instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

XVI – estudo e aplicação  crítica das diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caibam implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

Veja aqui mais informações sobre as formas de acesso ao curso

 

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

Estatuto e regimento Geral

 

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Artes na Educação Infantil e Anos Iniciais
30
1

Disciplina em implantação

Educação da Infância de 0 - 5 Anos
30
1

Disciplina em implantação

História, Tempo e Memória
60
1

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90)
90
1

Disciplina em implantação

Leitura e Produção Textual
60
1

Disciplina em implantação

Leituras de Brasil
60
1

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1

Disciplina em implantação

Currículo: Teorias e Práticas
30
2

Disciplina em implantação

Educação da Infância de 6 - 10 Anos
30
2

Disciplina em implantação

Educação em Ambientes Não - Formais
30
2

Disciplina em implantação

Fundamentos da Educação
60
2

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90)
90
2

Disciplina em implantação

Literatura Infantil e Juvenil
30
2

Disciplina em implantação

Psicologia da Educação: Aprendizagem
60
2

Disciplina em implantação

Psicopedagogia e Contextos de Aprendizagem
30
2

Disciplina em implantação

Demografia e Sustentabilidade
60
3

Disciplina em implantação

Educação Especial e Processos Inclusivos
60
3

Disciplina em implantação

Educação e Música
30
3

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência Iii: Educação Infantil (90h)
90
3

Disciplina em implantação

Princípios e Propostas Metodológicas de Alfabetização I
60
3

Disciplina em implantação

Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas
30
3

Disciplina em implantação

Teorias da Educação
30
3

Disciplina em implantação

Didática
60
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência Iv: Ensino Fundamental (90h)
90
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h)
80
4

Disciplina em implantação

Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens
30
4

Disciplina em implantação

Princípios e Prop. Metod. de Líng. Port.
60
4

Disciplina em implantação

Princípios e Propostas Metodológicas de Alfabetização II
30
4

Disciplina em implantação

Princípios e Propostas Metodológicas de Estudos Sociais
30
4

Disciplina em implantação

Estágio de Docência I: Práticas Pedagógicas na Creche (100h)
100
5

Disciplina em implantação

Língua Brasileira de Sinais
60
5

Disciplina em implantação

Metodologias de Ensino em Humanidades
60
5

Disciplina em implantação

Princípios e Propostas Metodológicas de Ciências
60
5

Disciplina em implantação

Princípios e Propostas Metodológicas de Matemática
60
5

Disciplina em implantação

Tecnologias Digitais na Formação de Professores
30
5

Disciplina em implantação

Didática II
30
6

Disciplina em implantação

Educação de Jovens e Adultos
30
6

Disciplina em implantação

Estágio de Docência Ii: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (100)
100
6

Disciplina em implantação

Métodos e Práticas Pedagógicas na Pedagogia
60
6

Disciplina em implantação

Neurociências e Aprendizagem
30
6

Disciplina em implantação

Princípios e Prop. Metodol. de Ed. Física e Recreação
60
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Filosofia, Direitos Humanos e Sociedade
90
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Produção de Textos Acadêmicos
90
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Temas do Brasil Contemporâneo
90
6

Disciplina em implantação

Disciplina Eletiva
180
7

Disciplina eletiva: o horário da disciplina e o docente que a lecionará, dependera da escolha feita pelo aluno no momento de sua matrícula.

Estágio de Docência Iii: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (200)
200
7

Disciplina em implantação

Organização e Politicas da Educ. Básica
60
7

Disciplina em implantação

Proj. de Trabalho de Conclusão de Curso
30
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Clássicos da Literatura Universal
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Leituras Críticas Interseccionais
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Temas de Mundo Contemporâneo
90
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (200h)
200
8

Disciplina em implantação

Gestão do Espaço Educativo
60
8

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
8

Disciplina em implantação

Trabalho de Conclusão de Curso
30
8

Disciplina em implantação

Ética e Cidadania
60
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 23/09/2020