Curso: Letras: Língua Inglesa | Currículo Vigente: 9110 | ||
CARGA HORÁRIA | 3200 | ||
CRÉDITOS | 164 | ||
DURAÇÃO | |||
TURNO | noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | ||
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 400 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 62 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 919 | D.O.U | 28/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 2 | D.O.U | 02/07/2015 |
O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:
Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos. Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:
Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, na qual os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Documentação Prograd, 2018). Neste sentido, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com todas as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento. A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral. Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o Curso de Letras – Língua Inglesa busca desenvolver múltiplas competências e habilidades junto a seus estudantes, adquiridas durante sua formação acadêmica. As competências e habilidades exigidas do profissional de Letras – Inglês formado pela PUCRS:
|
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido. VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Fundamentos dos Estudos Linguísticos
60
1
|
||||||||||||||||||||||
Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1
|
||||||||||||||||||||||
Reading And Text Production
60
1
|
||||||||||||||||||||||
Educação em Ambientes Não - Formais
30
2
|
||||||||||||||||||||||
Literatura e Cultura: Estudos Norte - Americanos
60
2
|
||||||||||||||||||||||
Psic. da Educação: Aprendizagem
60
2
|
||||||||||||||||||||||
Demografia e Sustentabilidade
60
3
|
||||||||||||||||||||||
Iniciação À Docência III: Ensino Fundamental I, II e Eja (90)
90
3
|
||||||||||||||||||||||
Leituras de Brasil
60
3
|
||||||||||||||||||||||
Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h)
80
4
|
||||||||||||||||||||||
Literatura e Cultura: Estudos Britanicos
60
4
|
||||||||||||||||||||||
Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens
30
4
|
||||||||||||||||||||||
Língua Brasileira de Sinais
60
5
|
||||||||||||||||||||||
Matemática Instrumental
30
5
|
||||||||||||||||||||||
Tecnologias Digitais na Formação de Professores
30
5
|
||||||||||||||||||||||
Neurociências e Aprendizagem
30
6
|
||||||||||||||||||||||
Disciplina Eletiva
180
7
|
||||||||||||||||||||||
Estágio em Letras Inglês no Ensino Fundamental III (100h)
100
7
|
||||||||||||||||||||||
Organização e Políticas da Educ. Básica
60
7
|
||||||||||||||||||||||
Reading An Text Production II
30
7
|
||||||||||||||||||||||
Atividades Complementares (200h)
200
8
|
||||||||||||||||||||||
Estágio em Letras Inglês no Ensino Médio IV (100h)
100
8
|
||||||||||||||||||||||
Gestão do Espaço Educativo
60
8
|
||||||||||||||||||||||