Curso de Letras: Língua Inglesa

1. Dados do Curso
Curso: Letras: Língua Inglesa Currículo Vigente: 9110
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO
TURNO noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 62 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 2 D.O.U 02/07/2015
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano.

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo  os  mais variados  conhecimentos,  habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa  da liberdade,  da inclusão, dos  direitos, do respeito à vida em  todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, na qual os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Documentação Prograd, 2018).

   Neste sentido, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base  numa  formação dialogada com todas  as   áreas  da  Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento.

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada  aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de  Humanidades   como  referência, o Curso de Letras – Língua Inglesa busca desenvolver múltiplas competências e habilidades junto a seus estudantes, adquiridas durante sua formação acadêmica.

   As competências e habilidades exigidas do profissional de Letras – Inglês formado pela PUCRS:

  • Domínio de métodos, técnicas pedagógicas e tecnologias que permitam a transposição de conhecimentos de língua inglesa e literatura inglesa e norte-americana para os diferentes níveis de ensino e para os mais diversos contextos de aprendizagem.
  • Domínio da expressão oral e escrita em diferentes situações de comunicação, especialmente nas que requerem o uso do padrão culto da língua materna (Língua Portuguesa) e da língua estrangeira (Língua Inglesa), em termos de produção e recepção de textos.
  • Capacidade de julgar, no(s) idioma(s) de sua habilitação, a adequação comunicativa de produções linguísticas alheias e de apontar soluções práticas para os problemas de expressão que se colocam.
  • Compreensão crítica das principais perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional.
  • Capacidade de conceber a linguagem como um fenômeno complexo, entendido nas suas várias dimensões – psíquica, histórica, social, política, filosófica e literária.
  • Capacidade de perceber os diferentes contextos interculturais, ampliando o senso crítico para entender a necessidade de busca permanente de formação.
  • Capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multiplicidade dos saberes que compõem a formação superior em Letras.
  • Compromisso de colocar suas capacidades intelectuais e seu esforço profissional a serviço do progresso, da justiça social e da ética.
3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Fundamentos dos Estudos Linguísticos
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO PRIMO DELANOY 6 anos e 7 meses Link
Fundamentos dos Estudos Literários
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ARTHUR BELTRAO TELLO 7 anos e 7 meses Link
CARLOS ALEXANDRE BAUMGARTEN 9 anos e 6 meses Link
História, Tempo e Memória
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIA MUSA FAY 33 anos e 2 meses Link
LUCIANO ARONNE DE ABREU 27 anos e 1 mês Link
LUIS ROSENFIELD 3 anos e 7 meses Link
Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90)
90
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 10 anos e 7 meses Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 9 anos e 7 meses Link
Língua Inglesa I
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE FAY DE AZEVEDO 10 anos e 7 meses Link
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 11 anos e 6 meses Link
Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BETTINA STEREN DOS SANTOS 25 anos e 7 meses Link
Reading And Text Production
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE PACHECO 22 anos e 6 meses Link
Educação em Ambientes Não - Formais
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 9 anos e 7 meses Link
Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90)
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 1 mês Link
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 8 anos e 7 meses Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 10 anos e 7 meses Link
MARCIA ANDREA SCHMIDT DA SILVA 23 anos e 4 meses Link
Lingua Inglesa II
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 1 mês Link
CRISTINA BECKER LOPES PERNA 38 anos e 6 meses Link
Literatura e Cultura: Estudos Norte - Americanos
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 11 anos e 6 meses Link
Psic. da Educação: Aprendizagem
60
2

Disciplina em implantação

Demografia e Sustentabilidade
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 9 anos e 1 mês Link
Didática
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BETTINA STEREN DOS SANTOS 25 anos e 7 meses Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 9 anos e 7 meses Link
SANI BELFER CARDON 33 anos e 2 meses Link
SONIA MARIA DE SOUZA BONELLI 24 anos e 7 meses Link
Iniciação À Docência III: Ensino Fundamental I, II e Eja (90)
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 1 mês Link
Leituras de Brasil
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 26 anos e 2 meses Link
Lingua Inglesa III
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE FAY DE AZEVEDO 10 anos e 7 meses Link
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 11 anos e 6 meses Link
Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 7 anos e 7 meses Link
PATRICIA KRIEGER GROSSI 23 anos e 7 meses Link
Educação Especial e Processos Inclusivos
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 7 anos e 7 meses Link
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 8 anos e 7 meses Link
Iniciação À Docência Iv: Ensino Médio Ou Eja (90h)
90
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 1 mês Link
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 12 anos e 7 meses Link
MARCIA ANDREA SCHMIDT DA SILVA 23 anos e 4 meses Link
Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h)
80
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 12 anos e 7 meses Link
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 15 anos e 5 meses Link
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 8 anos e 7 meses Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 10 anos e 7 meses Link
MARCIA ANDREA SCHMIDT DA SILVA 23 anos e 4 meses Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 9 anos e 7 meses Link
Literatura e Cultura: Estudos Britanicos
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 11 anos e 6 meses Link
Língua Inglesa IV
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIA REGINA BRESCANCINI 18 anos e 5 meses Link
JULIO CARLOS MORANDI 18 anos e 6 meses Link
Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PATRICIA KRIEGER GROSSI 23 anos e 7 meses Link
Estágio Docente Interdisciplinar I (100h) (EF+EJA)
100
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 12 anos e 7 meses Link
MARCIA ANDREA SCHMIDT DA SILVA 23 anos e 4 meses Link
Lingua Inglesa V
90
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 2 anos e 7 meses Link
CRISTINA BECKER LOPES PERNA 38 anos e 6 meses Link
Língua Brasileira de Sinais
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JANAINA PEREIRA CLAUDIO 16 anos e 1 mês Link
Matemática Instrumental
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 21 anos e 6 meses Link
Metodologias de Ensino em Humanidades
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 1 mês Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 1 mês Link
Tecnologias Digitais na Formação de Professores
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 2 anos e 7 meses Link
Estágio Docente Interdisciplinar II (100h) (EM)
100
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 2 anos e 7 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 1 mês Link
Lingua Inglesa VI
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 2 anos e 7 meses Link
JULIO CARLOS MORANDI 18 anos e 6 meses Link
Metodologias de Ensino em Letras
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 1 mês Link
ARTHUR BELTRAO TELLO 7 anos e 7 meses Link
Neurociências e Aprendizagem
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LILIAN CRISTINE HUBNER 13 anos e 5 meses Link
Seminário Integrador I: Produção de Textos Acadêmicos
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 2 anos e 7 meses Link
CLAUDIO PRIMO DELANOY 6 anos e 7 meses Link
MOEMA VILELA PEREIRA 5 anos e 7 meses Link
Disciplina Eletiva
180
7

Disciplina eletiva: o horário da disciplina e o docente que a lecionará, dependera da escolha feita pelo aluno no momento de sua matrícula.

Estágio em Letras Inglês no Ensino Fundamental III (100h)
100
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 15 anos e 5 meses Link
Humanismo e Cultura Religiosa
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO ODELIO BIRCK 37 anos e 1 mês Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 1 mês Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 13 anos e 7 meses Link
Organização e Políticas da Educ. Básica
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANI BELFER CARDON 33 anos e 2 meses Link
Reading An Text Production II
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA AMORIM GARCIA ARDAIS 11 anos e 6 meses Link
Seminário Integrador Ii: Clássicos da Literatura Universal
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARIA COELHO SILVA WERTHEIMER 29 anos e 6 meses Link
ARTHUR BELTRAO TELLO 7 anos e 7 meses Link
JANAINA DE AZEVEDO BALADAO 11 anos e 2 meses Link
Seminário Integrador Ii: Leituras Críticas Interseccionais
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA BITTENCOURT RIBEIRO 27 anos e 6 meses Link
MARIA ISABEL BARROS BELLINI 34 anos e 6 meses Link
Seminário Integrador Ii: Temas de Mundo Contemporâneo
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA 6 anos e 2 meses Link
DRAITON GONZAGA DE SOUZA 25 anos e 1 mês Link
LUCIANO ARONNE DE ABREU 27 anos e 1 mês Link
Atividades Complementares (200h)
200
8

Disciplina em implantação

Estágio em Letras Inglês no Ensino Médio IV (100h)
100
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 15 anos e 5 meses Link
Filosofia e Ética Geral
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 12 anos e 7 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 13 anos e 7 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 1 mês Link
Gestão do Espaço Educativo
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 9 anos e 7 meses Link
Tópicos de Pesquisa em Língua Inglesa
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 1 mês Link
ALINE PACHECO 22 anos e 6 meses Link
..Dados atualizados até 03/10/2023