Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Curso de História Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: História Licenciatura Currículo Vigente: 9103
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 60 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) portaria n°919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 13 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O perfil de estudantes formados pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • humanitas como compreensão de ser humano integral;
  • conceito de diálogo/e empatia como possibilidade de mediação;
  • concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • fundamentos do cuidado do ser humano e do meio ambiente;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e dos princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Esses pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a  ser  buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico PUCRS 2016/2022).

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   O profissional de História formado no curso de Licenciatura deve apresentar, especificamente, competências e habilidades que lhe permitam atuar nas atividades de ensino-aprendizagem, bem como no trabalho de historiador – enquanto produtor de conhecimento histórico, em todas as suas dimensões, atendendo as demandas de produção, prática e difusão deste conhecimento e as necessidades de discussão da sociedade em geral sobre o seu trajeto histórico, suas memórias, sua relação com o passado-presente e seu patrimônio histórico-cultural. A Licenciatura em História habilita o profissional para atuar nos níveis de ensino fundamental e médio, cursos de extensão, cursos livres e em outros espaços de ensino não formal.

   Neste sentido, defende-se que ser competente não é saber fazer; ser competente é utilizar-se do saber para resolver situações novas. Executar muitas vezes a mesma tarefa e assim dar conta dessa tarefa em outras situações não garante a competência. O que garante a competência é a possibilidade de desenvolvimento dos saberes através de práticas dialógicas, de práticas existenciais e do aprender a aprender. Conforme Zabala (2010, p. 11), “A competência e os conhecimentos não são antagônicos, pois qualquer atuação competente sempre representa a utilização de conhecimentos inter-relacionados às habilidades e às atitudes”.

   A Licenciatura em História, a partir dos fundamentos formativos, conhecimento científico, formação docente e práticas complementares, perscruta um perfil específico para o egresso. O curso ocupa-se do desenvolvimento de habilidades para tornar competente o egresso da licenciatura em História:

  • Compreender conceitos e diferentes concepções teórico metodológicas que fazem referência à investigação e a prática docente.
  • Identificar e qualificar bibliografias e documentos para uso na atividade docente.
  • Propor diferentes técnicas para a abordagem dos conceitos e fatos trabalhados na disciplina de História, no ensino fundamental e médio, bem como, avaliar a importância do Ensino da História, promover a elaboração de projetos que  intervirão na proposta institucional ou na realidade escolar.
  • Perceber as diferentes dimensões e construções do sujeito histórico, bem como, sua inserção social.
  • Conhecer e utilizar múltiplos recursos para a atividade docente – metodologias ativas e novas tecnologias.
  • Participar da elaboração, da gestão e da avaliação dos processos educativos.
  • Contribuir para o desenvolvimento das potencialidades e habilidades dos alunos, a partir da prática docente.
  • Trabalhar com diferentes linguagens nas diversas dimensões da prática docente.
  • Dominar os objetos de conhecimento na perspectiva do ensino-aprendizagem, específicos da História.
  • Ler e interpretar a complexidade que o mundo apresenta, utilizando-se dos conhecimentos acadêmicos, transformando-os em possibilidade para a resolução de situações-problema, a comunicação oral e escrita com poder de argumentação e a ação sobre os acontecimentos, elaborando propostas e experienciando situações e contextos para modificar as diferentes relações espaço-temporais.
  • Compreender, através de todos os percursos formativos, o papel social do docente.
3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Demografia e Sustentabilidade
60
1

Disciplina em implantação

História, Tempo e Memória
60
1

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90)
90
1

Disciplina em implantação

Leitura e Produção Textual
60
1

Disciplina em implantação

Leituras de Brasil
60
1

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1

Disciplina em implantação

Educação em Ambientes Não - Formais
30
2

Disciplina em implantação

História Medieval
60
2

Disciplina em implantação

História da Antiguidade
60
2

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
2

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90)
90
2

Disciplina em implantação

Psicologia da Educação: Aprendizagem
60
2

Disciplina em implantação

Educação Especial e Processos Inclusivos
60
3

Disciplina em implantação

História Ibero-Americana
60
3

Disciplina em implantação

História Moderna
60
3

Disciplina em implantação

História do Brasil Colonial
60
3

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência Iii: Séries Finais e Eja Ou Eja/ Mmédio (90h)
90
3

Disciplina em implantação

Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas
30
3

Disciplina em implantação

Didática
60
4

Disciplina em implantação

Hist. Contemporânea (Era das Revoluções)
60
4

Disciplina em implantação

História do Brasil Monárquico
60
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência Iv: Ensino Médio Ou Eja (90h)
90
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h)
80
4

Disciplina em implantação

Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens
30
4

Disciplina em implantação

Estágio Docente Interdisciplinar I (100h) (EF+EJA)
100
5

Disciplina em implantação

História Contemporânea (Século xx)
60
5

Disciplina em implantação

História da América Contemporânea
60
5

Disciplina em implantação

Língua Brasileira de Sinais
60
5

Disciplina em implantação

Metodologias de Ensino em Humanidades
60
5

Disciplina em implantação

Tecnologias Digitais na Formação de Professores
30
5

Disciplina em implantação

Estágio Docente Interdisciplinar II (100h) (EM)
100
6

Disciplina em implantação

História do Brasil Republicano (1890 - 1970)
60
6

Disciplina em implantação

História e Historiografia
60
6

Disciplina em implantação

Metodologias de Ensino em História
60
6

Disciplina em implantação

Neurociências e Aprendizagem
30
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Filosofia, Direitos Humanos e Sociedade
90
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Produção de Textos Acadêmicos
90
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Temas do Brasil Contemporâneo
90
6

Disciplina em implantação

Atividades Complementares
200
7

Disciplina em implantação

Estágio em História no Ensino Fundamental (100h)
100
7

Disciplina em implantação

Historia da Africa
60
7

Disciplina em implantação

História do Brasil na Transição Democrática (1980 - 2010)
30
7

Disciplina em implantação

Organização e Politicas da Educ. Básica
60
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Clássicos da Literatura Universal
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Leituras Críticas Interseccionais
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Temas de Mundo Contemporâneo
90
7

Disciplina em implantação

Disciplina Eletiva
180
8

Disciplina eletiva: o horário da disciplina e o docente que a lecionará, dependera da escolha feita pelo aluno no momento de sua matrícula.

Estágio em História no Ensino Médio (100h)
100
8

Disciplina em implantação

Filosofia e Ética Geral
60
8

Disciplina em implantação

Gestão do Espaço Educativo
60
8

Disciplina em implantação

História da Ásia
30
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 23/09/2020