GRADE E CORPO DOCENTE

Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de História Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: História Licenciatura Currículo Vigente: 9103
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO
TURNO Manhã / Tarde
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 60 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) portaria n°919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 13 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O perfil de estudantes formados pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • humanitas como compreensão de ser humano integral;
  • conceito de diálogo/e empatia como possibilidade de mediação;
  • concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • fundamentos do cuidado do ser humano e do meio ambiente;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e dos princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Esses pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a  ser  buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico PUCRS 2016/2022).

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   O profissional de História formado no curso de Licenciatura deve apresentar, especificamente, competências e habilidades que lhe permitam atuar nas atividades de ensino-aprendizagem, bem como no trabalho de historiador – enquanto produtor de conhecimento histórico, em todas as suas dimensões, atendendo as demandas de produção, prática e difusão deste conhecimento e as necessidades de discussão da sociedade em geral sobre o seu trajeto histórico, suas memórias, sua relação com o passado-presente e seu patrimônio histórico-cultural. A Licenciatura em História habilita o profissional para atuar nos níveis de ensino fundamental e médio, cursos de extensão, cursos livres e em outros espaços de ensino não formal.

   Neste sentido, defende-se que ser competente não é saber fazer; ser competente é utilizar-se do saber para resolver situações novas. Executar muitas vezes a mesma tarefa e assim dar conta dessa tarefa em outras situações não garante a competência. O que garante a competência é a possibilidade de desenvolvimento dos saberes através de práticas dialógicas, de práticas existenciais e do aprender a aprender. Conforme Zabala (2010, p. 11), “A competência e os conhecimentos não são antagônicos, pois qualquer atuação competente sempre representa a utilização de conhecimentos inter-relacionados às habilidades e às atitudes”.

   A Licenciatura em História, a partir dos fundamentos formativos, conhecimento científico, formação docente e práticas complementares, perscruta um perfil específico para o egresso. O curso ocupa-se do desenvolvimento de habilidades para tornar competente o egresso da licenciatura em História:

  • Compreender conceitos e diferentes concepções teórico metodológicas que fazem referência à investigação e a prática docente.
  • Identificar e qualificar bibliografias e documentos para uso na atividade docente.
  • Propor diferentes técnicas para a abordagem dos conceitos e fatos trabalhados na disciplina de História, no ensino fundamental e médio, bem como, avaliar a importância do Ensino da História, promover a elaboração de projetos que  intervirão na proposta institucional ou na realidade escolar.
  • Perceber as diferentes dimensões e construções do sujeito histórico, bem como, sua inserção social.
  • Conhecer e utilizar múltiplos recursos para a atividade docente – metodologias ativas e novas tecnologias.
  • Participar da elaboração, da gestão e da avaliação dos processos educativos.
  • Contribuir para o desenvolvimento das potencialidades e habilidades dos alunos, a partir da prática docente.
  • Trabalhar com diferentes linguagens nas diversas dimensões da prática docente.
  • Dominar os objetos de conhecimento na perspectiva do ensino-aprendizagem, específicos da História.
  • Ler e interpretar a complexidade que o mundo apresenta, utilizando-se dos conhecimentos acadêmicos, transformando-os em possibilidade para a resolução de situações-problema, a comunicação oral e escrita com poder de argumentação e a ação sobre os acontecimentos, elaborando propostas e experienciando situações e contextos para modificar as diferentes relações espaço-temporais.
  • Compreender, através de todos os percursos formativos, o papel social do docente.
3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 9 anos e 8 meses Link
HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 8 anos e 1 m¿s Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 m¿s Link
LUCIANA MURARI 9 anos e 1 m¿s Link
LUCIANO ARONNE DE ABREU 27 anos e 8 meses Link
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 8 meses Link
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 13 anos e 1 m¿s Link
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 9 anos e 1 m¿s Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 11 anos e 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 13 anos e 1 m¿s Link
LEITURAS DE BRASIL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 26 anos e 8 meses Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 14 anos e 4 meses Link
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BETTINA STEREN DOS SANTOS 26 anos e 1 m¿s Link
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS DOS PASSOS MARTINS 11 anos e 8 meses Link
HISTÓRIA MEDIEVAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 8 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 3 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 1 m¿s Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 8 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 1 m¿s Link
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 11 anos e 1 m¿s Link
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANI BELFER CARDON 33 anos e 8 meses Link
DIDÁTICA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IARA TATIANA BONIN 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
SANI BELFER CARDON 33 anos e 8 meses Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 m¿s Link
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANA MURARI 9 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA IBERO-AMERICANA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS ROSENFIELD 4 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA MODERNA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CHARLES MONTEIRO 30 anos e 1 m¿s Link
INIC. À DOC. III: CIÊNCIAS HUMANAS - ENS. FUND. E EJA
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 m¿s Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 9 anos e 8 meses Link
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 8 anos e 1 m¿s Link
PATRICIA KRIEGER GROSSI 24 anos e 1 m¿s Link
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 9 anos e 1 m¿s Link
HIST. CONTEMPORÂNEA (ERA DAS REVOLUÇÕES)
60
4

Disciplina em implantação

HISTÓRIA DO BRASIL MONÁRQUICO
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 8 anos e 1 m¿s Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO MÉDIO OU EJA
90
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 2 anos e 8 meses Link
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 13 anos e 1 m¿s Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PATRICIA KRIEGER GROSSI 24 anos e 1 m¿s Link
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR I (EF+EJA)
100
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 13 anos e 1 m¿s Link
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos e 1 m¿s Link
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 8 meses Link
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA (SÉCULO XX)
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 8 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 m¿s Link
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREIA GULIELMIN DIDO 6 anos e 1 m¿s Link
JANAINA PEREIRA CLAUDIO 16 anos e 7 meses Link
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 22 anos Link
KARINA BENATO 13 anos Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 41 anos e 1 m¿s Link
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 m¿s Link
IARA TATIANA BONIN 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 8 meses Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 m¿s Link
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos e 1 m¿s Link
REBECA JESSICA SILVA MARTINEZ AMERICO 2 anos e 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 m¿s Link
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR II (EM)
100
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos e 1 m¿s Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 8 meses Link
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO (1890-1970)
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ARONNE DE ABREU 27 anos e 8 meses Link
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS ROSENFIELD 4 anos e 1 m¿s Link
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HISTÓRIA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 8 meses Link
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LILIAN CRISTINE HUBNER 14 anos Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FILOSOFIA, DIR. HUMANOS E SOCIEDADE
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FRANCISCO ARSELI KERN 27 anos e 6 meses Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 8 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: TEMAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 8 anos e 1 m¿s Link
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA 6 anos e 9 meses Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 9 anos e 8 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 3 anos e 1 m¿s Link
CLAUDIO PRIMO DELANOY 7 anos e 1 m¿s Link
MOEMA VILELA PEREIRA 6 anos e 1 m¿s Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
7

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
100
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 8 meses Link
HISTÓRIA DA ÁFRICA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCAL DE MENEZES PAREDES 12 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA DO BRASIL NA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA (1980-2010)
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ARONNE DE ABREU 27 anos e 8 meses Link
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANI BELFER CARDON 33 anos e 8 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 26 anos e 8 meses Link
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 22 anos e 1 m¿s Link
MARIA ISABEL BARROS BELLINI 35 anos e 1 m¿s Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 8 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 m¿s Link
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 22 anos e 1 m¿s Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 9 anos e 8 meses Link
LUIS ROSENFIELD 4 anos e 1 m¿s Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 14 anos e 4 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARIA COELHO SILVA WERTHEIMER 30 anos e 1 m¿s Link
ARTHUR BELTRAO TELLO 8 anos e 1 m¿s Link
CRISTIANO ORDOVAS BALDI 7 anos e 8 meses Link
DISCIPLINA ELETIVA
180
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO
100
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 35 anos e 8 meses Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 13 anos e 1 m¿s Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 23 anos e 1 m¿s Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 27 anos e 8 meses Link
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 10 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA DA ÁSIA
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCAL DE MENEZES PAREDES 12 anos e 1 m¿s Link
..Dados atualizados até 19/04/2024