Curso: História Licenciatura | Currículo Vigente: 9103 | ||
CARGA HORÁRIA | 3200 | ||
CRÉDITOS | 164 | ||
DURAÇÃO | |||
TURNO | Manhã / Tarde | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | ||
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 400 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 60 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | portaria n°919 | D.O.U | 28/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 13 | D.O.U | 13/03/2002 |
O perfil de estudantes formados pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:
Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e dos princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos. Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:
Esses pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico PUCRS 2016/2022). A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral. O profissional de História formado no curso de Licenciatura deve apresentar, especificamente, competências e habilidades que lhe permitam atuar nas atividades de ensino-aprendizagem, bem como no trabalho de historiador – enquanto produtor de conhecimento histórico, em todas as suas dimensões, atendendo as demandas de produção, prática e difusão deste conhecimento e as necessidades de discussão da sociedade em geral sobre o seu trajeto histórico, suas memórias, sua relação com o passado-presente e seu patrimônio histórico-cultural. A Licenciatura em História habilita o profissional para atuar nos níveis de ensino fundamental e médio, cursos de extensão, cursos livres e em outros espaços de ensino não formal. Neste sentido, defende-se que ser competente não é saber fazer; ser competente é utilizar-se do saber para resolver situações novas. Executar muitas vezes a mesma tarefa e assim dar conta dessa tarefa em outras situações não garante a competência. O que garante a competência é a possibilidade de desenvolvimento dos saberes através de práticas dialógicas, de práticas existenciais e do aprender a aprender. Conforme Zabala (2010, p. 11), “A competência e os conhecimentos não são antagônicos, pois qualquer atuação competente sempre representa a utilização de conhecimentos inter-relacionados às habilidades e às atitudes”. A Licenciatura em História, a partir dos fundamentos formativos, conhecimento científico, formação docente e práticas complementares, perscruta um perfil específico para o egresso. O curso ocupa-se do desenvolvimento de habilidades para tornar competente o egresso da licenciatura em História:
|
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido. VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
1
|
|||||||
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
|
|||||||
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1
|
|||||||
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
|
|||||||
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
|
|||||||
HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE
60
2
|
|||||||
HISTÓRIA MEDIEVAL
60
2
|
|||||||
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
|
|||||||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
|
|||||||
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
60
3
|
|||||||
HISTÓRIA IBERO-AMERICANA
60
3
|
|||||||
HISTÓRIA MODERNA
60
3
|
|||||||
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
|
|||||||
HIST. CONTEMPORÂNEA (ERA DAS REVOLUÇÕES)
60
4
|
|||||||
HISTÓRIA DO BRASIL MONÁRQUICO
60
4
|
|||||||
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
|
|||||||
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
|
|||||||
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA (SÉCULO XX)
60
5
|
|||||||
HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
60
5
|
|||||||
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO (1890-1970)
60
6
|
|||||||
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
60
6
|
|||||||
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HISTÓRIA
60
6
|
|||||||
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
|
|||||||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
7
|
|||||||
ESTÁGIO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
100
7
|
|||||||
HISTÓRIA DA ÁFRICA
60
7
|
|||||||
HISTÓRIA DO BRASIL NA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA (1980-2010)
30
7
|
|||||||
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
|
|||||||
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
|
|||||||
DISCIPLINA ELETIVA
180
8
|
|||||||
ESTÁGIO EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO
100
8
|
|||||||
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
|
|||||||
HISTÓRIA DA ÁSIA
30
8
|