Curso de Geografia Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: Geografia Licenciatura Currículo Vigente: 9109
CARGA HORÁRIA
CRÉDITOS
DURAÇÃO
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 58 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 14 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentem a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade de valores e princípios que defendam a condição humana pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes e postura ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos e do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para a construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para a construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico da PUCRS 2016-2022).

   Deste modo, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõe a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com toda as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento.

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral.

Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades, como referência, o Curso de Licenciatura em Geografia considera que o seu LICENCIADO está apto a lecionar a disciplina nas quatro séries finais do ensino fundamental e em todas as séries do ensino médio, devendo dominar o saber geográfico que é constituído por fatos, princípios, conceitos e categorias próprios da Ciência Geográfica. O espaço é o objeto de estudo do conhecimento geográfico e deve ser compreendido enquanto espaço local (locacionalidade), espaço nacional e espaço mundial.

   O norteador básico da formação e preparo profissional em Geografia (do ensino da Geografia) deve ser: pensar o espaço como totalidade, analisando os acontecimentos da atualidade numa perspectiva contemporânea e contextualizada. Portanto, o saber geográfico direciona-se para a formação de alguns conceitos básicos: localização, orientação, proporção, representação, região, regionalização, organização espacial, natureza e tecnologia, atendendo ao contexto de complexidade que, cada vez mais rapidamente, caracteriza a sociedade contemporânea. Novas demandas de habilidades e competências profissionais são exigidas para exercer o ensino na área da Geografia. O mercado de trabalho tem exigido profissionais mais completos e participativos no exercício de sua área de conhecimento.

   O professor de Geografia deve ter a compreensão das possibilidades e leituras cartográficas espaço-temporais; da divisão territorial do trabalho; do processo de industrialização e urbanização e as decorrentes desigualdades sócio espaciais; das relações campo e cidade e dos movimentos migratórios; do processo de regionalização; das novas organizações e configurações sócio espaciais; dos processos de formação  e apropriação da natureza; da formação  e atuação das instituições políticas administrativas; da existência e valorização de novas tecnologias.

   O professor deve possuir um referencial teórico-pedagógico para que possa lidar com instrumentais cognitivos e realizar leituras didático-pedagógicas sempre contextualizadas. Para favorecer este processo nas disciplinas de Iniciação à Docência e nas disciplinas de Metodologias, os alunos aplicarão de modo interdisciplinar e específico os referenciais teóricos e construirão material didático pedagógico, experienciando diferentes possibilidades para aprimorar nos Estágios subsequentes. O Licenciado deve saber teorizar as diferenças, valorizando as singularidades, tanto dos atores humanos como dos lugares, preocupando-se  com a construção de uma sociedade justa, onde as ações integradas têm  prioridade, sabendo avaliar com respeitabilidade as interações homem-natureza.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Não existe conteúdo cadastrado
..Dados atualizados até 03/10/2023