Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Curso de Geografia Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: Geografia Licenciatura Currículo Vigente: 9109
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 200
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 58 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 14 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentem a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade de valores e princípios que defendam a condição humana pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes e postura ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos e do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para a construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para a construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico da PUCRS 2016-2022).

   Deste modo, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõe a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com toda as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento.

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral.

Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades, como referência, o Curso de Licenciatura em Geografia considera que o seu LICENCIADO está apto a lecionar a disciplina nas quatro séries finais do ensino fundamental e em todas as séries do ensino médio, devendo dominar o saber geográfico que é constituído por fatos, princípios, conceitos e categorias próprios da Ciência Geográfica. O espaço é o objeto de estudo do conhecimento geográfico e deve ser compreendido enquanto espaço local (locacionalidade), espaço nacional e espaço mundial.

   O norteador básico da formação e preparo profissional em Geografia (do ensino da Geografia) deve ser: pensar o espaço como totalidade, analisando os acontecimentos da atualidade numa perspectiva contemporânea e contextualizada. Portanto, o saber geográfico direciona-se para a formação de alguns conceitos básicos: localização, orientação, proporção, representação, região, regionalização, organização espacial, natureza e tecnologia, atendendo ao contexto de complexidade que, cada vez mais rapidamente, caracteriza a sociedade contemporânea. Novas demandas de habilidades e competências profissionais são exigidas para exercer o ensino na área da Geografia. O mercado de trabalho tem exigido profissionais mais completos e participativos no exercício de sua área de conhecimento.

   O professor de Geografia deve ter a compreensão das possibilidades e leituras cartográficas espaço-temporais; da divisão territorial do trabalho; do processo de industrialização e urbanização e as decorrentes desigualdades sócio espaciais; das relações campo e cidade e dos movimentos migratórios; do processo de regionalização; das novas organizações e configurações sócio espaciais; dos processos de formação  e apropriação da natureza; da formação  e atuação das instituições políticas administrativas; da existência e valorização de novas tecnologias.

   O professor deve possuir um referencial teórico-pedagógico para que possa lidar com instrumentais cognitivos e realizar leituras didático-pedagógicas sempre contextualizadas. Para favorecer este processo nas disciplinas de Iniciação à Docência e nas disciplinas de Metodologias, os alunos aplicarão de modo interdisciplinar e específico os referenciais teóricos e construirão material didático pedagógico, experienciando diferentes possibilidades para aprimorar nos Estágios subsequentes. O Licenciado deve saber teorizar as diferenças, valorizando as singularidades, tanto dos atores humanos como dos lugares, preocupando-se  com a construção de uma sociedade justa, onde as ações integradas têm  prioridade, sabendo avaliar com respeitabilidade as interações homem-natureza.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Demografia e Sustentabilidade
60
1

Disciplina em implantação

História, Tempo e Memória
60
1

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90)
90
1

Disciplina em implantação

Leitura e Produção Textual
60
1

Disciplina em implantação

Leituras de Brasil
60
1

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1

Disciplina em implantação

Cartografia
60
2

Disciplina em implantação

Estrutura e Dinâmica da Terra
60
2

Disciplina em implantação

Geografia Física
60
2

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90)
90
2

Disciplina em implantação

Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens
30
2

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Aprendizagem
60
2

Disciplina em implantação

Cartografia Temática
30
3

Disciplina em implantação

Climatologia
60
3

Disciplina em implantação

Educação Especial e Processos Inclusivos
60
3

Disciplina em implantação

Epistemologia da Geografia
30
3

Disciplina em implantação

Geografia Regional
30
3

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência III: Ensino Fundamental I, II e Eja (90)
90
3

Disciplina em implantação

Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas
30
3

Disciplina em implantação

Ética e Cidadania
60
3

Disciplina em implantação

Didática
60
4

Disciplina em implantação

Educação em Ambientes Não - Formais
30
4

Disciplina em implantação

Geografia Cultural
30
4

Disciplina em implantação

Geomorfologia e Modelagem Hídrica
60
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência Iv: Ensino Médio e Eja Ou Eja/ Médio (90)
90
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h)
80
4

Disciplina em implantação

Trabalho de Campo I
30
4

Disciplina em implantação

Configurações do Espaço Urbano e Rural
60
5

Disciplina em implantação

Estágio Docente Interdisciplinar I (100h) (EF+EJA)
100
5

Disciplina em implantação

Geografia das Águas Oceânicas
30
5

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
5

Disciplina em implantação

Língua Brasileira de Sinais
60
5

Disciplina em implantação

Metodologias de Ensino em Humanidades
60
5

Disciplina em implantação

Tecnologias Digitais na Formação de Professores
30
5

Disciplina em implantação

Trabalho de Campo II
30
5

Disciplina em implantação

Cidade e Organização Territorial
60
6

Disciplina em implantação

Estágio Docente Interdisciplinar II (100h) (EM)
100
6

Disciplina em implantação

Geografia do Brasil
30
6

Disciplina em implantação

Metodologias de Ensino em Geografia
60
6

Disciplina em implantação

Neurociências e Aprendizagem
30
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Filosofia, Direitos Humanos e Sociedade
90
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Produção de Textos Acadêmicos
90
6

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Temas do Brasil Contemporâneo
90
6

Disciplina em implantação

Estágio em Geografia no Ensino Fundamental (100h)
100
7

Disciplina em implantação

Geografia Ambiental
60
7

Disciplina em implantação

Organização e Políticas da Educ. Básica
60
7

Disciplina em implantação

Paisagens Territoriais
60
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Clássicos da Literatura Universal
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Leituras Críticas Interseccionais
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Temas de Mundo Contemporâneo
90
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares
200
8

Disciplina em implantação

Disciplina Eletiva
180
8

Disciplina eletiva: o horário da disciplina e o docente que a lecionará, dependera da escolha feita pelo aluno no momento de sua matrícula.

Estágio em Geografia no Ensino Médio (100h)
100
8

Disciplina em implantação

Gestão do Espaço Educativo
60
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 23/09/2020